segunda-feira, 12 de agosto de 2013

A Tribuna de Surf Colegial - Marcos Corrêa vence na Júnior


Com uma apresentação de “gala”, o surfista Marcos Corrêa deu um verdadeiro show nas ondas da Praia do Tombo, em Guarujá, neste domingo (11), para faturar o título da categoria júnior do 18º A Tribuna de Surf Colegial.

O aluno da Escola Pastor Joaquim Lopes Leão, de São Vicente, não deu chances aos rivais na final, somando incríveis 19,57 pontos de 20 possíveis.

A atuação foi tão forte, que ele se deu ao “luxo” de descartar uma nota 9,37 (depois do 9,57 e do dez unânime). Entre os rivais que superou estava Victor Bernardo, novo campeão brasileiro pro júnior e que tinha a vantagem de competir “em casa”.

Com o resultado, ele garantiu a sua quinta vitória seguida, o segundo título consecutivo no campeonato – foi campeão mirim no ano passado, ganhando as três etapas e também levou a abertura deste ano.

“Estou muito feliz. Só tenho que agradecer a Deus pelas ótimas ondas que me mandou”, festejou. “Agora é seguir buscando apoio para continuar fazendo o que mais gosto”, revelou o surfista de 17 anos, que mesmo com grandes desempenhos continua sem um patrocinador no bico de sua prancha.

Entre os colégios, o Adélia Camargo Corrêa, de Guarujá, repetiu a dose da primeira etapa e garantiu o 11º troféu da competição, deixando para trás o Don Domênico, também do Guarujá, que ficou com a segunda colocação.

A disputa foi acirrada e premiando as duas escolas que investem em bolsas de estudos para surfistas que se destacam na Cidade. Já a Benedicto Calixto, de Itanhaém, sagrou-se a melhor escola pública no evento.

Dos quatro títulos individuais do colegial, a equipe campeã levou dois canecos, com Vitor Mendes, na mirim, e Giovanni Pontes, na mirim. Também ergueram as taças Júlia dos Santos, do Primo Ferreira, de Santos, comemorando o tricampeonato da categoria, e o experiente Magno Pacheco, da Faculdade Don Domênico, levando o título do Desafio Tri FM/AntiQueda Universitário, disputa criada no final do ano passado.

Junto com Marcos Corrêa, o 18º A Tribuna de Surf Colegial coroou Júlia dos Santos, com seu terceiro título seguido. Em uma disputa muito acirrada com Iara Stella, do Don Domênico, a surfista do Primo Ferreira superou a guarujaense apenas na última onda, somando um 4,5 e um 6,77, garantindo 11,27 pontos, contra 11,17 da adversaria.

“Virei na última onda. Comecei liderando, mas acabei voltando para traz da Iara e acabei virando no finalzinho. A felicidade é imensa. O trabalho foi muito duro em busca do tri. No começo do ano falei com meu treinador que queria isso e nós conseguimos”, destacou a campeã.

Quem também se destacou foi Vitor Mendes. Apesar do segundo lugar na etapa, com 12,20 pontos, atrás de Nathan Kawani, que somou 16,34 dos 20 possíveis, o guarujaense festejou o título inédito nos braços da torcida. “Estava na fila em busca dessa conquista, busquei esse campeonato, que é muito importante para mim. Agradeço ao apoio da surfwear AntiQueda, que está sempre comigo”, comemorou o atleta, duas vezes vice-campeão da iniciante nos dois últimos anos.

Entre os atletas de até 14 anos, na categoria iniciante, a “briga” ficou entre dois grandes amigos fora do mar. Dono do troféu da primeira etapa, Eduardo Mota, do Objetivo Bertioga, ficou em segundo desta vez, atrás do Giovanni Pontes, que havia ficado em segundo na primeira etapa.

Por conta do empate, a colocação da primeira disputa foi descartada e o surfista do Guarujá garantiu o lugar mais alto no pódio pela primeira vez, com uma nota 7 e uma 3,97, somando 10,97, e dedicou a conquista a uma pessoa especial.

“Felicidade muito grande. Hoje é dia dos Pais e eu dedico esse troféu ao meu (Genesis Pontes). Só tenho a agradecer a todos que me apoiaram enquanto eu estava na água. Agora é só comemorar com todos”, ressaltou o atleta, que foi carregado nos ombros pelo pai.

No Desafio Universitário, criado para dar continuidade ao surf colegial, uma “luta” muito acirrada pelo título. Com ótimas manobras, entre rasgadas e batidas, Magno Pacheco garantiu 16,17 pontos dos 20 possíveis e despachou os adversários.

“Já venci como mirim nesse Circuito e, recentemente, faturei o Brasileiro Universitário, mas disputar em casa é sempre bom. Gostaria de agradecer à Tribuna e à AntiQueda pela oportunidade a nós e, principalmente, aos novos atletas que estão chegando no esporte. Estudar e fazer o que gosta é sempre importante”, ressaltou Magno.

Além dos campeões, o A Tribuna Surf Colegial premia as revelações do evento. Na feminina, Vitoria Borges (Objetivo Bertioga) foi a surpresa, enquanto na iniciante Kauan Gonçalves (Don Domênico) ficou com o posto.

Já na mirim e na júnior as revelações sequer chegaram às decisões: Radley Paz, do Daniel Junqueira, de Itanhaém, e Ramon Santos, do Walter Chepes, de Santos, respectivamente, ficaram com os troféus.

Todos os campeões do Circuito foram premiados com kits, além de celulares para os vitoriosos na etapa e tablets para os campeões gerais de cada categoria.

Homenageados

Desde 2002 uma tradição do Circuito, as homenagens a personalidades que ajudaram no crescimento do surf na região também aconteceram na final. Os representantes das associações de surf de Guarujá e Santos, Paulo Sérgio Gonçalves e Herbert Passos Neto, respectivamente, foram os felizardos no 18º ano consecutivo do Circuito.

“Emoção muito grande. Gostaria de agradecer à Tribuna pela lembrança, por reconhecer nosso trabalho, das pessoas que estão por trás desse esporte. Esse campeonato é muito importante para todos, pois junta o surf à escola. É preciso estudar e estar sempre preparado”, ressaltou Paulinho.

O representante santista também fez questão de agradecer a lembrança de seu nome. “É um reconhecimento muito grande. Estou muito honrado. É um dos eventos mais importantes do País, porque além de surfar, os atletas estão estudando”, finalizou Herbert.

Na areia

Enquanto os competidores surfavam em busca das melhores ondas, diversas atrações aconteceram na Praia do Tombo, como brincadeiras de carrinho de mão. Também houve o sorteio de uma prancha ao público presente.

Os resultados completos do 18º A Tribuna de Surf Colegial podem ser conferidos no linkwww.triesportes.com.br/surfcolegial.

Ranking Final 2013

Júnior
1 Marcos Corrêa – Pastor Joaquim Leão/ São Vicente – 2.000
2 Luan Rosa – Colégio Itá/ São Vicente – 1.710
3 Leandro Cruz – Jardim Bopeva/Praia Grande – 1.385
4 Matheus Dutra – Liceu São Paulo/ Santos – 1.246

Feminina
1 Júlia dos Santos – Primo Ferreira/Santos – 2.000
2 Iara Stella – Don Domênico/Guarujá – 1.800
3 Marina Leone – Adélia Camargo Corrêa/Guarujá – 1.539
4 Bruna Jettner – Don Domênico/Guarujá – 1.260

Mirim
1 Vitor Mendes – Adélia Camargo Corrêa/ Guarujá – 1.900
2 Guilherme Silva – Don Domênico/Guarujá – 1.620
3 Nathan Kawani – Benedicto Calixto/Itanhaém – 1.531
4 Kim Matheus – Verde Que Te Quero Verde/São Vicente – 1.385

Iniciante
1 Giovanni Pontes – Adélia Camargo Corrêa/Guarujá – 1.900*
2 Eduardo Mota – Objetivo/Bertioga – 1.900
3 Ihgor Santana - Adélia Camargo Corrêa/Guarujá – 1.620
4 Matheus Araújo – Renê Rodrigues de Moraes/Guarujá – 1.458
*Desempate pela vitória na etapa final

Desafio Universitário
1 Magno Pacheco – Don Domênico/Guarujá – 1.900
2 Wesley Moraes – Don Domênico/Guarujá – 1.656
3 Lucas Dantas – Unimes/Praia Grande – 1.490
4 Caio Amaro – Unip/Praia Grande – 1.400

Escolas
1 Adélia Camargo Corrêa/Guarujá
2 Don Domênico/Guarujá

Melhor escola Pública – Benedicto Calixto/Itanhaém

2ª Etapa

Júnior
1 Marcos Corrêa - Pastor Joaquim Leão/ São Vicente
2 Victor Bernardo/ Adélia Camargo Corrêa/Guarujá
3 Luan Rosa – Colégio Itá/São Vicente
4 Leonardo Menyon – Vila Tupy/ Praia Grande
5 Leandro Cruz/Jardim Bopeva/Guarujá
6 Matheus Dutra – Liceu São Paulo/Santos

Feminina
1 Júlia dos Santos – Primo Ferreira/Santos
2 Iara Stella – Don Domênico/Guarujá
3 Marina Leone – Adélia Camargo Corrêa/Guarujá
4 Bruna Jettner – Don Domênico/Guarujá
5 Vitória Borges – Objetivo/Bertioga
6 Gabriela Bueno – Adélia Camargo Corrêa/Guarujá

Mirim
1 Nathan Kawani – Benedicto Calixto/Itanhaém
2 Vitor Mendes – Adélia Camargo Corrêa/ Guarujá
3 Guilherme Silva – Don Domênico/Guarujá
4 Leonardo Guimarães – Don Domênico/Guarujá
5 Kim Matheus – Verde Que Te Quero Verde/São Vicente
6 Jefferson Veiga – Francisco Martins dos Santos/Praia Grande

Iniciante
1 Giovanni Pontes – Adélia Camargo Corrêa/Guarujá
2 Eduardo Mota – Objetivo/Bertioga
3 Ihgor Santana - Adélia Camargo Corrêa/Guarujá
4 Matheus Araújo – Renê Rodrigues de Moraes/Guarujá
5 Alex Assumpção – Don Domênico/Guarujá
6 Kauan Gonçalves – Don Domênico/Guarujá

Desafio Universitário
1 Magno Pacheco – Don Domênico/Guarujá
2 Lucas Dantas – Unimes/Praia Grande
3 Gustavo Sanches – Santa Cecília/Santos
4 Willian Marroco – Uniter/Peruíbe
5 Wesley Moraes – Don Domênico/Guarujá – 1.656
6 Caio Amaro – Unip/Praia Grande – 1.400

Escolas
1 Adélia Camargo Corrêa/Guarujá
2 Don Domênico/Guarujá

FONTE: Fabio Maradei

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...