domingo, 11 de agosto de 2013

Rogério erra pênalti, São Paulo perde da Lusa e cai para penúltimo lugar



Ampliou-se neste domingo a crise do São Paulo no Campeonato Brasileiro. Diante de um concorrente direto na parte debaixo da tabela, a Portuguesa, o time do Morumbi perdeu por 2 a 1, no Canindé, chegou a dez partidas sem vencer na competição e manteve-se na zona de rebaixamento. 

Rogério Ceni perdeu o pênalti que poderia ter mudado a história do confronto. Lauro, herói durante a semana ao marcar gol de cabeça que empatou o duelo com o Flamengo em 1 a 1, defendeu.

A Lusa saiu na frente do placar com Diogo, no primeiro tempo. O Tricolor empatou logo com 25 segundo de segunda etapa em golaço de Lucas Evangelista e teve a chance de virar aos nove minutos, mas Rogério Ceni desperdiçou pênalti sofrido por Aloísio. O goleiro já havia errado uma cobrança na terça-feira retrasada, em jogo contra o Bayern de Munique, pela Copa Audi.

Aos 33, Diogo fez o gol da vitória da Portuguesa. Aloísio ainda fez aquele que seria o gol do empate perto dos acréscimos, mas o lance foi anulado. Aloísio usou a mão para marcar.

O Tricolor é o penúltimo colocado do Brasileirão, com nove pontos e 12 partidas, uma a menos que a maioria dos concorrentes. O time se ausentou da Série A por uma semana para fazer uma excursão pela Europa e peloJapão na semana passada. A Portuguesa ultrapassou o rival e subiu para a 17ª colocação, com 12 pontos.

O São Paulo terá nova chance de acabar com a série sem vitória na próxima quinta-feira, no Morumbi, contra o Atlético-PR, que faz boa campanha na competição e está em quinto lugar, com 20 pontos.

O jogo

Neste domingo, a escalação de Paulo Autuori surpreendeu. Sem os lesionados Paulo Miranda e Edson Silva, o treinador improvisou o volante Rodrigo Caio como zagueiro, ao lado de Rafael Toloi, deu chance a Lucas Evangelista no meio-campo e deixou Osvaldo - que voltou antes da excursão para se preparar para esta partida - no banco de reservas. A dupla de ataque inicial foi Aloísio e Luis Fabiano.

Aloísio não aproveitou a oportunidade, pelo menos não no primeiro tempo. O esforço de sempre não bastou ao atacante, que foi combatido com facilidade pela marcação, atrapalhou-se algumas vezes com a bola e arriscou apenas um chute a gol. Luis Fabiano, da mesma forma, não ameaçou a meta de Lauro. Sua única finalização clara, que iria para fora, foi desviada pela defesa.

Bem ajustada, a Portuguesa soube aproveitar os espaços da falha marcação são-paulina desde o início. Logo aos 30 segundos de jogo, Luis Ricardo passou por dois marcadores na lateral direita e atrasou para Diogo, dentro da área, chutar em cima de Rogério Ceni. Aos sete minutos, o goleiro fez defesa importante no canto direito, após arremate de Moisés, da intermediária, ter desviado no meio do caminho em Fabrício.

O time da casa, que tinha até menos torcida, continuou insistindo. Diogo não aproveitou levantamento da esquerda apenas por ter perdido o equilíbrio ao cabecear. Depois, o atacante chutou com força, de fora da área, e viu Ceni rebater como pôde. Pouco depois disso, aos 29 minutos, o técnico Guto Ferreira foi forçado a mexer, pois Souza, um dos destaques da equipe até então, machucou-se e deu lugar a Jean Mota.

A alteração, porém, não fez a Portuguesa perder qualidade. Melhor na partida, ela finalmente chegou ao gol aos 37 minutos. Após escanteio cobrado pelo lado direito, o zagueiro Bruno Rodrigo cabeceou à meia altura, e Douglas salvou em cima da linha. Só que a bola voltou a Diogo, que havia sido esquecido por Wellington. Livre de marcação, o atacante notou Ceni caído junto à trave e tocou com o pé direito para a rede.

No intervalo, a única mudança no São Paulo foi a chuteira de Aloísio, mais amarela do que laranja no segundo tempo. Autuori apostou na manutenção do time que havia iniciado, e deu certo. O empate veio em menos de um minuto, em bela jogada do garoto Lucas Evangelista, que recebeu lateral, aplicou um chapéu no primeiro marcador, fintou o segundo e bateu rasteiro para igualar o marcador.

O golaço animou o time, que partiu em busca da virada. Ela poderia ter saído quando o árbitro deu pênalti de Moisés em Aloísio, mas Ceni chutou no meio do gol e viu Lauro fazer a defesa com o pé. Foi o segundo pênalti seguido desperdiçado pelo camisa 1 do São Paulo, que errou cobrança também na derrota para o Bayern de Munique, em 31 de julho, durante a viagem pelo exterior.

Mesmo com o erro de seu capitão, o São Paulo fazia um segundo tempo razoável. Até os 33 minutos, quando Diogo pegou rebote na entrada da área, fintou o marcador e bateu forte, no meio do gol. Talvez traído pela visão encoberta, Ceni não conseguiu a defesa e permitiu que a Portuguesa ficasse novamente em vantagem. A torcida tricolor ainda comemorou o empate aos 43 minutos, mas o gol de Aloísio foi anulado pela arbitragem.

FICHA TÉCNICA
PORTUGUESA 2 X 1 SÃO PAULO

Local: Estádio do Canindé, em São Paulo (SP)
Data: 11 de agosto de 2013, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Assistentes: Rodrigo Correa (RJ) e Wagner Santos (RJ)
Cartões amarelos: Rogério (Portuguesa); Douglas e Aloísio (São Paulo)

Gols:
PORTUGUESA: Diogo, aos 36 minutos do primeiro tempo e aos 34 minutos do segundo tempo
SÃO PAULO: Lucas Evangelista, aos 25 segundos do segundo tempo

PORTUGUESA: Lauro; Luís Ricardo, Moisés Moura, Valdomiro e Rogério; Willian Arão (Correa), Bruno Henrique, Moisés e Souza (Jean Mota); Diogo e Gilberto (Bruno Moraes)
Técnico: Guto Ferreira

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Douglas, Rafael Toloi, Rodrigo Caio e Reinaldo; Wellington, Fabrício (Osvaldo), Lucas Evangelista e Jadson (Paulo Henrique Ganso); Aloísio e Luis Fabiano
Técnico: Paulo Autuori

FONTE: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...