sábado, 10 de agosto de 2013

Surfista Jerze Davi na luta pela vida


O ano era 1987 e, em conjunto com um amigo, eu organizei o primeiro campeonato de surf do Corrente, que na verdade foi realizado no secret.

Nessa época o pico era mesmo secreto.

Não existia quase nada em Stella Mares, nem ônibus ia até lá. A praia só tinha uma barraca e ninguém se preocupava com assaltos ou violência.

As ondas quebravam em torno de 4 a 6 pés, liso e extenso. Muito bom mesmo.
A final era composta de quatro competidores, Ricardo Camundongo, Duda Nescau, Bruce Kamomk e Jerze Davi.

Jerze e Bruce se revezavam na liderança, mas faltando cinco minutos para o final da bateria Jerze acha uma direita, disfere três pauladas de backside e fica com o troféu de primeiro colocado.

A maioria das pessoas do meio do surf não chegou a conhecer Jerze Davi, o Jegão! Seu surf era baseado na força e seu estilo muito parecido com Wayne Rabitt Bartholomeu.

Jerze era um desses adolescentes hiper ativos que estava sempre zoando todo mundo, se dando bem com as meninas nas festinhas e surfando o tempo todo.
Em um dia voltando de carro de uma fazenda com seu amigo Cacau, sofreu um grave acidente de carro onde Cacau, um grande cara, veio a falecer, e Jerze ficou em coma por um período, e para desespero da família, por não terem encontrado seus documentos, só foi identificado alguns dias depois.

Entre a vida e a morte Jerze não desistiu de lutar, resistiu e sobreviveu. Mas a vida jamais seria a mesma para ele. O acidente havia deixado várias sequelas e por um bom tempo Jerze viveu em cima de uma cama sem poder movimentar seus membros ou ao menos falar. Nessa hora nascia o guerreiro Davi que queria viver, e com o apoio da sua família enfrentava a sua mais difícil batalha. O gigante Golias que agora estava a sua frente, como na história bíblica, era a vida, que testaria a sua vontade de vencer, sua força e fé em si mesmo.

Entre fisioterapias difíceis, fonoaudiólogas, dores e tristezas que só ele e sua família sabem, Jerze Davi aos poucos foi recuperando alguns movimentos, saiu da cama para a cadeira de rodas e mesmo com enormes dificuldades até hoje voltou a se comunicar através da fala. Claro que faz isso com grande esforço, mas com muita alegria.

Nessa sua dura batalha que já dura em torno de duas décadas, o momento mais fantástico que tive notícia depois do acidente, foi ver sua foto no facebook andando na esteira. Não acreditei naquilo, e quando abri vi milhares de comentários de apoio e incentivo. Ao ver aquilo não tive como conter algumas lágrimas que teimavam em escorrer. De novo Davi enfrentava Golias e vencia!

Jerze se casou, teve uma filha linda chamada Beatriz e vive com seus pais que estão sempre ao seu lado. Hoje ainda acompanha o surf, as performances de Slater e dos Brasileiros no WCT pela internet e volta e meia, pelo facebook, comentamos sobre esses campeonatos ou filosofamos sobre a vida.

Mesmo morando a 1700km de distância, como disse a ele outro dia, Jerze Davi é um grande exemplo para mim de que viver vale a pena e que temos que lutar sempre para sermos felizes!

FONTE: Fabricio Meneses

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...