sábado, 7 de dezembro de 2013

Cerimônia de abertura Quiksilver Eddie Aikau


No dia 17 de março de 1978, o chefe dos salva-vidas de Waimea Bay e adorado surfista big rider havaiano, Eddie Aikau, estava perdido no mar.

Eddie fazia parte da tripulação da tradicional viagem Polinésia a bordo do catamarã Hokule'a, em rota ao Taiti, quando Hokule'a ficou a deriva durante uma forte tempestade, um pouco depois da saída das ilhas havaianas.

Aikau usou sua prancha para remar por ajuda a sua tripulação e nunca mais foi visto. O Quiksilver em Memória de Eddie Aikau é celebrado em Waimea todos os anos em sua homenagem.

Ontem, os membros daquela tripulação navegaram ao encontro dos melhores big riders do mundo, e celebraram a honra de Eddie com a família Aikau e centenas de espectadores.

Círculo em homenagem a Eddie Aikau em Waimea Bay. Foto: Quiksilver.com/Bielmann

Nainoa Thompson, companheiro da tripulação Hokule'a e última pessoa a falar com Eddie, discursou aos surfistas reunidos.

Sua voz suave, ainda emocionada com os acontecimentos de 35 anos atrás, falou com profundo afeto, humildade e sincera gratidão a Aikau e suas ações naquele fatídico dia, que servem de exemplo a todos que seguem sua história através dos tempos, surfistas ou não.

Nainoa Thompson (esq), Myra Aikau e membros do Hokule'a. Foto: Quiksilver.com/Bielmann

Hoje, Hokule'a está a 6 meses de partir em uma viagem por vários anos, não apenas para compartilhar a cultura havaiana com o mundo, mas também a história de seu herói: Eddie Aikau.

"Toda viagem que fazemos, relembramos a grandeza de Eddie Aikau," disse Nainoa Thompson, navegador mestre do catamarã Hokule'a.

“E a mesma lembrança pode ser sentida por todos big riders, em cada onda surfada”.

Foi um momento bem forte, quando o círculo de convidados e suplentes se formou ao redor do Hokule'a, enquanto o sol descia em Ka'ena Point, a oeste da ilha de Oahu.

O período de espera do Quiksilver em Memória de Eddie Aikau já está valendo desde 1º de dezembro, e vai até o dia 28 de fevereiro de 2014. O evento requer ondas que ultrapassem os 20 pés de altura, tamanho esse, que Eddie amava.

O Quiksilver em Memória de Eddie Aikau aconteceu apenas oito (8) vezes na história, e a mais recente foi no dia 8 de dezembro de 2009. O californiano Greg Long venceu naquele ano.

Para ver a lista completa de Convidados e Suplentes, e informações do evento acesse:www.Quiksilver.com/Eddie

Sobre Eddie Aikau:

Em 1978, com apenas 31 anos de idade, Eddie se perdeu no mar durante uma viagem do Havaí no catamarã Hokule'a. Aikau era um jovem no auge de uma carreira dedicada ao surf de ondas grandes e em salvar vidas na histórica Baía de Waimea.

Tomado por uma paixão em surfar em ondas gigantes, cuidar de seus semelhantes, defender a sua cultura havaiana e os valores da família, Aikau tornou-se referência a qual todos os surfistas de ondas grandes são comparados.

Sobre a Quiksilver

A Quiksilver está empenhada em prover ferramentas para revelar, expressar e expandir seu estilo pessoal. Nosso objetivo é promover o sentido da expressão individual e da emoção – a alegria que é a essência de deslizar numa prancha.

Nós também estamos aqui para espalhar a palavra, porque a única coisa melhor do que encontrar esta alegria é compartilhá-la. Deslizar numa prancha é algo sobre tempo e estilo. É jovem, ativo, casual e de fluxo livre. Não há um jeito errado de deslizar sobre uma prancha. O objetivo é simplesmente aprender, progredir, melhorar e dar a sua própria interpretação.


FONTE: Karol Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...