sábado, 7 de dezembro de 2013

Pipe Masters decide título mundial e últimas vagas no WCT 2014


Começa neste domingo o prazo do Pipe Masters para decidir o título mundial do ASP World Tour 2013 nos tubos de Banzai Pipeline, no Havaí.

Confira AO VIVO!

Kelly Slater precisa vencer para levar o 12.o troféu de melhor do mundo, mas o australiano Mick Fanning garante o terceiro dele se alcançar as semifinais na etapa que fecha a Triplice Coroa Havaiana até o dia 20 na ilha de Oahu.

Um total de oito brasileiros vai participar do último desafio do ano e um deles, Miguel Pupo, está na batalha contra outros seis surfistas pelas últimas vagas na elite dos top-34 para o WCT 2014.

Ele tem que repetir o seu desempenho nos tubos de Pipeline no ano passado, ou seja, passar da terceira fase para garantir 4.000 pontos nos dois rankings mundiais. Se conseguir, já ultrapassa os dois últimos colocados na lista dos dez indicados pelo ASP World Ranking, os australianos Dion Atkinson e Mitchel Coleborn.

Além disso, fica na frente também do norte-americano Brett Simpson, que está na rabeira dos top-22 que permanecem na elite pelo WCT e em 31.o lugar no ranking unificado, que está classificando até o 32.o colocado.

Pupo só entra na segunda fase do Billabong Pipe Masters, então teria que ganhar duas baterias para isso. Caso só vença uma e fique em 13.o lugar com 1.750 pontos, pode confirmar sua permanência entre os top-22 do WCT, desde que Brett Simpson e o australiano Bede Durbidge tenham perdido em suas estreias na segunda fase.

E os dois competem antes dele, aliás, os principais envolvidos nesta batalha vão disputar baterias seguidas. Matt Wilkinson entra na sexta, Bede Durbidge na sétima, Brett Simpson na oitava, o sul-africano Travis Logie na nona e Miguel Pupo na décima. Dos cinco, só Bede e Travis estão garantidos na elite de 2014.

As chances de classificação de Miguel Pupo são exatamente iguais para o havaiano Dusty Payne. Para outros dois concorrentes, os norte-americanos Patrick Gudauskas e Damien Hobgood, a situação também é parecida com a do brasileiro e do havaiano, mas se alcançarem a quarta fase como eles, superam os pontos dos quatro últimos do grupo dos 32 primeiros que estão formando o WCT no momento, o 32.o Mitchel Coleborn, o 31.o Brett Simpson, o trigésimo Dion Atkinson e ainda o 29.o Matt Wilkinson, que também está ameaçado.

A dificuldade para esses quatro é maior porque eles entram na primeira fase contra os convidados do Havaí já em duelos eliminatórios. Patrick Gudauskas foi escalado na primeira bateria com Ezekiel Lau, que venceu a World Cup of Surfing em Sunset Beach no domingo e lidera a Tríplice Coroa Havaiana. Damien Hobgood entra na segunda com Joel Centeio.

O australiano Yadin Nicol é o quinto candidato com chance de WCT, mas precisando ser finalista em Pipeline no mínimo, está na quinta com Kahea Hart. E Dusty Payne faz um confronto havaiano com Reef McIntosh. Só os top-34 e os dois alternates, Patrick Gudauskas e Yadin Nicol, pontuam no ranking do WCT.

Brasil no WCT 2014

Miguel Pupo é a última esperança de aumentar para sete o número de brasileiros na elite dos top-34 do ASP World Tour, um a mais do que neste ano. Seis já estão garantidos, os paulistas Adriano de Souza, Filipe Toledo e Gabriel Medina entre os 22 que ficam no WCT e pelo G-10 do ASP World Ranking o catarinense Alejo Muniz e o carioca Raoni Monteiro confirmaram suas permanências e o potiguar Jadson André garantiu seu retorno para a elite do ano que vem.

Raoni colocou o seu nome na lista com o terceiro lugar na final da World Cup of Surfing em Sunset Beach, tirando o catarinense Willian Cardoso que pelo terceiro ano consecutivo saiu da zona de classificação nas etapas finais no Havaí.

A novidade do Brasil no WCT 2014, Jadson André, vai participar do Pipe Masters e o catarinense Ricardo dos Santos também reforça o time verde-amarelo como um dos convidados da marca que patrocina a prova, para a primeira fase da competição.

Do sexteto brasileiro da elite atual, Alejo Muniz e Raoni Monteiro também entram na rodada inicial contra os havaianos, enquanto Filipe Toledo, Gabriel Medina e Miguel Pupo estreiam na segunda fase e Adriano de Souza só na terceira por estar entre os doze primeiros do ranking.

O catarinense Willian Cardoso viveu a expectativa de poder competir também, até para ainda brigar pelas últimas vagas para o WCT 2014. No entanto, mesmo com cinco surfistas da elite atual contundidos, não conseguiu porque pela regra a ASP só tem direito a indicar dois alternates para substituir os tops.

Com a presença dos dois primeiros, o americano Patrick Gudauskas e o australiano Yadin Nicol, Willian ficou de fora e no momento é o primeiro alternate para o ano que vem porque ocupa a 33.a posição no ASP World Ranking.

Título mundial

Já a disputa pelo título mundial da temporada poderia ter sido encerrada em Portugal, se o australiano Mick Fanning vencesse mais uma bateria em Peniche. Como perdeu, Kelly Slater continuou com chance de conquistar o seu 12.o caneco de campeão mundial no ASP World Tour.

A única condição para isso é vencer o Pipe Masters, mas ele já viveu essa situação e conseguiu o título mundial. Porém, o líder Mick Fanning confirma o seu terceiro título se chegar nas semifinais em Banzai Pipeline, independente da vitória ou não de Slater.

Os dois fazem parte dos doze cabeças de chave que entram direto na terceira rodada da competição, então o australiano precisa ganhar três baterias para festejar o tricampeonato. No ano passado ele não conseguiu vencer nenhuma, sendo barrado na estreia pelo veterano Shane Dorian.

Já Kelly Slater despachou o havaiano em um duelo memorável nas quartas de final, mas nas semifinais perdeu para Josh Kerr, depois derrotado pelo também australiano Joel Parkinson, que coroou a conquista do título mundial de 2012 com vitória no Billabong Pipe Masters.

Confira o trailer do evento:


FONTE: RICO SURF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...