quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Manchester United afasta crise, vence Shakhtar e avança em primeiro na Champions


O Shakhtar Donetsk precisava de um gol. Um golzinho. Assim, talvez assegurasse os três pontos e confirmasse a sua passagem para as oitavas de final da Uefa Champions League.

O técnico Mircea Lucescu fez o que pôde para conseguir objetivo. Deixou o brasileiro Fernando e Tomáš Hübschman no banco para escalar Fred e Taras Stepanenko, por exemplo. Dessa forma, teria supostamente um meio-de-campo com melhor toque de bola e mais chegada ao ataque. Poderia ter sido suficiente para surpreender fora de casa um Manchester United que vinha de duas derrotas diante de seus torcedores. Não foi.

Mesmo com uma formação ofensiva, o Shakhtar não conseguiu levar grande perigo ao gol defendido por De Gea no estádio Old Trafford e ainda teve a sua defesa vazada, perdendo por 1 a 0 e dando adeus à Champions nesta terça-feira. Como segundo lugar do grupo A, avança o Bayer Leverkusen, que visitou a Real Sociedad em San Sebastián, ganhou por 1 a 0 e roubou a vice-liderança da chave.

Desclassificados, os ucranianos agora seguem a sua campanha pelo continente na fase 16 avos de final da Uefa Europa League.

O sorteio dos confrontos das oitavas de final das Champions League acontece na próxima segunda-feira, às 9h da manhã (de Brasília), com transmissão dos canais ESPN. O Manchester não poderá enfrentar o Leverkusen mais uma vez e tampouco equipes de seu próprio país.
Jogadores do Manchester United comemoram gol de Phil Jones

O jogo

A partida em Old Trafford marcou a estreia da revelação do United, Adnan Januzaj, nos gramados europeus. A entrada do jovem jogador foi uma das seis mudanças realizadas pelo técnico David Moyes para o compromisso. Pressionado, ele contou ainda com a volta de Wayne Rooney entre os titulares. Desde a temporada 2001/02, o clube não perdia dois jogos consecutivos dentro de seus domínios - o Everton foi o responsável pela outra derrota.

Apostando na fase ruim do Manchester e ainda no descanso de seus atletas - a Liga Ucraniana se encontra em sua parada de inverno e só retorna em 1º de março -, o Shakhtar tentou partir com tudo para cima dos anfitriões, porém, não conseguia finalizar a gol. Em contrapartida, a sua defesa comprometia e permitiu que o meia-atacante Ashley Young chegasse por duas vezes com perigo no primeiro tempo.

Na volta do intervalo, a dinâmica da partida seguiu a mesma, com os comandados de Moyes aliviando um pouco mais a crise aos 22 minutos da etapa complementar, em cobrança de escanteio do holandês Van Persie, que saiu do banco de reservas, sobra de bola na área e bonito toque do zagueiro Phil Jones para abrir o placar. O nervosismo, então, tomou conta do Shakhtar, que não conseguiu criar mais nada em campo.

Com o resultado, o Manchester United encerra a fase de grupos na primeira colocação, com 14 pontos, seguido pelo Bayer Leverkusen, 10, e o Shakhtar, 8. A lanterna da chave ficou com a Real Sociedad, que somou apenas um ponto.

FICHA TÉCNICA:
MANCHESTER UNITED 1 X 0 SHAKHTAR DONETSK

Manchester United: De Gea; Rafael, Evans, Ferdinand e Büttner (Valencia), Jones e Giggs (Cleverley); Young (Van Persie), Kagawa e Januzaj; Rooney. Técnico: David Moyes.

Shakhtar Donetsk: Pyatov; Srna, Kucher, Rakitskiy e Shevchuk; Stepanenko e Fred (Fernando); Douglas Costa, Alex Teixeira e Taison (Bernard); Luiz Adriano (Ferreyra).Técnico: Mircea Lucescu.

Árbitro: Milorad Mazic (Sérvia), auxiliado por seus compatriotas Milovan Ristic e Dalibor Djurdjevic.
Cartões amarelos: Cleverley (Manchester United); Srna e Kucher (Shakhtar Donetsk).
Gol: Jones (Manchester United).
Estádio: Old Trafford, em Manchester.

FONTE; ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...