domingo, 11 de agosto de 2013

Livro - A Grande História do Surf Brasileiro


Um livro de peso sobre a História do Surf Brasileiro, seus personagens, as praias de nosso litoral, os campeonatos que se realizaram em território brasileiro, a presença de nossos surfistas no cenário internacional, os acontecimentos que foram moldando a evolução do esporte e o estilo de vida dos surfistas brasileiros...

Esta é uma ideia que vem amadurecendo em minha mente há um bom tempo. Chegou o momento de concretizar este sonho.

Um projeto pessoal que vem borbulhando em minha mente desde o início dos anos 2000.

Meu parceiro na criação, que assume toda a Direção de Arte e a coordenação do Projeto Gráfico é o premiado Fernando Mesquita. Ele foi um dos fundadores da revista Fluir em 1983, que tem trabalhado há diversos anos com publicidade e também como artista plástico.

Os fotógrafos especializados em surf do Brasil também terão uma participação marcante. Ao longo de quase vinte anos trabalhando como editor das principais revistas do país, me relacionei com a maioria deles. Ao montar o orçamento do livro quero valorizar esta categoria para a qual o esporte deve seus mais impactantes registros.

A Grande História do Surf Brasileiro. Foto: divulgação.

Estou dividindo esta empreitada em duas fases:

1) Todo o projeto de pesquisa, já foi iniciado paralelamente a construção do livro. Isso vai até o final deste ano de 2013 (período em que pretendo apresentar na web 7 dos 78 capítulos programados para o livro), adentrando o próximo ano, com o objetivo de lançar o livro impresso após a Copa do Brasil e as Eleições de 2014.

Nesta primeira fase ancorei meu projeto em três frentes:

a) O site do livro: www.hsurfbr.com.br

b) O blog que montei para tratar do andamento de todo este processo e trazer outras curiosidades sobre o mundo do surf:
Blog do Dragão – Histórias do Surf: http://surfdragonblog.blogspot.com.br/

c) O Facebook, que vem se mostrado uma fonte incrível para prospectar informações e imagens, trocar conhecimento.

Nesta fase inicial da pesquisa e desenvolvimento estou contando com o apoio do mercado do surf para que eu possa me concentrar, em tempo integral, a esta empreitada. O mais dispendioso será a concretização do livro impresso (Fase 2), para isso acredito na parceira com uma empresa de grande porte.

2) A segunda fase prevê o enquadramento de todo o projeto dentro das Leis de Incentivo à Cultura, para viabilizar a impressão de uma quantidade significativa de livros, um mínimo de 3.000, podendo chegar a 5, ou talvez até 7 mil exemplares.

A Grande História do Surf Brasileiro. Foto: divulgação.

Livros de capa dura, ricamente ilustrados, com as melhores imagens dos fotógrafos que também fazem parte desta história registrando o seu desenrolar. Meu projeto ainda prevê a inclusão do trabalho de artistas brasileiros, trazendo mapas especiais, vinhetas e ilustrações.

A ideia do livro se cristalizou depois que fui convidado por Alexandre Zeni para dar uma palestra sobre História do Surf no curso da USP – Administração, Marketing e Gestão de Negócios, organizado pelo Ibrasurf para a Universidade de São Paulo.

Nas aulas a turma me perguntava por bibliografia sobre o surf em português... Eu mencionava o livro, na verdade uma revista, de autoria de Alex Gutenberg, a História do Surf no Brasil, produzido pela Fluir na época em que era publicada pela Editora Azul (Abril), eu trabalhava lá naquela época e ajudei na pauta, prospecção de imagens, revisão...

Porém, além de estar esgotado há anos, por ser uma revista, não valia para alguns trabalhos acadêmicos. O mais surpreendente é que esta obra já foi realizada há 25 anos.

Muita coisa aconteceu no surf brasileiro de lá para cá. Isso nos traz ao ano de 2012, quando decidi dar asas a esta empreitada. Espero desvendar surpresas interessantes através desta fase inicial da pesquisa, ela será o mais abrangente que estiver ao meu alcance.

Conto com a participação e apoio de toda comunidade do surf brasileiro para realizar um trabalho que ficará para nossas gerações futuras.

FONTE: Reinaldo Andraus “Dragão”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...