quarta-feira, 25 de junho de 2014

Depois do fracasso, hora de renovar: conheça a Espanha do futuro

Gerard Deulofeu coletiva Espanha (Foto: Getty Images)

Nada é definitivo nesta vida. O sucesso, depois de seis anos liderando o ranking da Fifa, um título de Copa do Mundo e dois em Euros, acaba. Algumas vezes de forma trágica, como foi a participação da Espanha nesta Copa do Mundo, frustrando a esperança de um segundo título consecutivo com duas derrotas em suas primeiras partidas e um triste terceiro lugar no Grupo B. Mas isso também passa.

A Roja já voltou para casa, ainda lidando com um resquício da fase ruim, porque teve seu avião atingido por um raio antes de desembarcar em Madri, para aumentar o drama. Mas agora é hora de deixar tudo para trás, desfazer as malas, refletir a respeito do que deu errado e pensar no futuro da seleção espanhola. O primeiro questionamento é sempre em relação ao comando. Isso ainda não está definido, Del Bosque tem o apoio da federação, contrato até 2016 e anunciará a decisão conjunta em breve.

Koke, aos 22 anos, é uma das esperanças da Espanha para manter o alto nível do meio-campo em 2018 (Foto: AP)

Depois, o treinador precisará definir o estilo de jogo. O antes incontestável tiki-taka perdeu força nesta temporada pelo fracasso de seus maiores representantes: a seleção e o Barcelona, que teve um ano decepecionante, sem títulos importantes. O clube catalão, aliás, já começou sua reformulação: mudou de treinador, de Tata Martino para Luis Henrique, contrata novos reforços e admite negociar jogadores que antes eram tidos como pilares do elenco. A Roja deverá seguir o mesmo caminho.

Ao longo dos próximos quatro anos, novas promessas surgirão, e jogadores antes escondidos se destacarão em seus clubes, mas já é possível ter uma ideia de como será a Espanha do futuro e quem devem ser os principais jogadores da equipe na próxima Copa do Mundo, em 2018, na Rússia. A própria lista de 30 jogadores antes divulgada por Del Bosque é um bom rascunho do que vem por aí.

Goleiro De Gea deve assumir a vaga do veterano e consagrado Casilllas (Foto: Getty Images)

Seis desses 30 atletas têm 23 anos ou menos e são vistos como as maiores promessas. A ala jovem é liderada pelo goleiro De Gea, que deve assumir a posição, visto que Casillas, com 33, e Reina, com 31, podem ter feito a última Copa no Brasil. Aos 22 anos de idade, o meia Koke, um dos protagonistas da fantástica temporada do Atlético de Madrid neste ano, é tido como a maior aposta para manter o alto nível do meio de campo espanhol, que deverá dar adeus a jogadores como Xavi, 34, e Xabi Alonso, 32.

A lista dos sub-23 de Del Bosque ainda tem Carvajal, 22, lateral-direito titular do Real Madrid, campeão da Champions e da Copa do Rei nesta temporada, e Alberto Moreno, 21, destaque do Sevilla, que joga pelo outro lado do campo, e assim começa-se a se formar um time. O mais novo dos jogadores, surpresa da última convocação, é o atacante Deulofeu, 20 anos, promessa do Barcelona para jogar ao lado de Messi e Neymar. Depois de uma temporada emprestado para o Everton, da Inglaterra, o jogador está mais maduro e pronto para começar sua caminhada no futebol espanhol.

Dos que não foram para a Copa, Thiago Alcântara, 23, foi cortado por lesão e faz parte dos planos futuros da Roja. Assim como as jovens revelações Isco, 22, e Illarramendi, 24, ambos atualmente no elenco do Real Madrid, após terem sido destaque por equipes menores no Campeonato Espanhol.

Diego Costa, com 25, vai precisar provar que
pode ficar na Roja até 2018 (Foto: Getty Images)

Um segundo grupo, com jogadores ainda jovens, porém um pouco mais experientes, deve dar a sustentação para o elenco. São eles Azpilicuelta, aos 24, Jordi Alba, Javi Martinez, Busquets, Iturraspe - este com apenas uma convocação, mas com alto prestígio pelo que tem apresentado em campo pelo Athletic Bilbao - e Diego Costa, todos com 25. O atacante brasileiro talvez seja o que precise se provar neste período, pela grande expectativa criada em cima dele e pouco futebol apresentado na Copa, com dois jogos, nenhum gol e duas substituições.

- Temos que pedir perdão por tudo o que aconteceu e seguir trabalhando. Tenho o sonho de conseguir as mesmas vitórias que a Espanha conseguiu - declarou o atacante após seu primeiro mundial, demonstrando que vontade de representar a seleção espanhola não será problema.

De Diego Costa para cima, só dúvidas. Pedro e Mata chegariam à Copa da Rússia com 30. O que para jogadores que têm como principal característica a velocidade pode ser um problema. David Silva, com 32, vai precisar estar jogando o seu melhor para ter chances. A dupla de zaga formada por Sergio Ramos e Piqué pode até ser mantida, já que os dois possuem 28 e 27 anos. Nesta faixa de idade, a maior dúvida é Fàbregas. Aos 27, o meia pode buscar mais uma Copa, mas terminou este mundial com a imagem manchada.

Um último grupo, de jogadores que passaram da casa dos 30, deve ter disputado a última Copa no Brasil. Xavi encabeça a lista dos mais velhos, aos 34. Depois vêm Casillas, 33, Villa e Xabi Alonso, 32, Reina, 31, e Fernando Torres, 30. Esses dificilmente chegarão ao próximo Mundial, mas ainda podem sonhar com a Euro 2016, na França.

Levando tudo isso em consideração e começando um desenho de como essa equipe poderia funcionar em campo, é possível serem detectadas algumas carências. A Espanha precisará encontrar ainda neste período entre Copas um goleiro reserva para De Gea, mais um zagueiro, e, principalmente, um centroavante para disputar posição com Diego Costa. Atacantes que chegaram a ser cogitados para este Mundial, caso o brasileiro não fosse, como Negrego, Llorente ou Soldado, estão todos com 29. Um fato importante para os espanhóis é que, desta base já sendo preparada, a maioria atua no país. No campo abaixo, são 13 em clubes da Espanha contra quatro de fora.

O time: De Gea, Alberto Moreno (Jordi Alba), Javi Martinez (Piqué), Sergio Ramos e Carvajal (Azpilicueta); Iturraspe (Busquets), Koke (Illarramendi), Isco, Thiago (Pedro), Deulofeu e Diego Costa.

FONTE: GLOBO ESPORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...