quinta-feira, 19 de junho de 2014

EUA abraçam Copa, batem recordes de TV e perdem apenas para o Brasil


A NBA é um gigantesco produto de exportação. A NFL termina a sua temporada com o Super Bowl, a decisão que vira um evento acompanhado por milhões de telespectadores. A MLB e a NHL têm fãs tão fanáticos como os mais apaixonados torcedores dos principais clubes do Brasil. Nos Estados Unidos, o basquete, o futebol americano, o beisebol e o hóquei no gelo são o ópio do povo, mas para um país que até poucos anos atrás não ligava muito para o futebol – para eles, o "soccer" –, o que a torcida americana tem feito nesta Copa do Mundo é marcante para os próprios padrões. Com o lema “Uma nação, um time”, a seleção nacional conseguiu abraçar torcedores em torno do Mundial e mostrou força nas telas e nas arquibancadas com a vitória por 2 a 1 sobre Gana, na última segunda-feira, em Natal.

FIFA Fan Fest fica tomada por torcedores dos Estados Unidos, 
que acompanharam a vitória sobre Gana (Foto: AP)

Alguns números comprovam o crescimento do esporte nos Estados Unidos. No Brasil, o país só perde em quantidade de torcedores para os donos da casa. De acordo com dados da Fifa, os EUA compraram 198.208 ingressos para a Copa – a Argentina, terceiro país mais assíduo, comprou 61.477 entradas até o fim da primeira rodada da fase inicial. Claro, nem todos os ingressos desses quase 200 mil são para os americanos – estrangeiros que moram no país também entram na conta. Por isso, um número ainda mais preciso é o do Consulado Geral dos EUA em São Paulo. De acordo com a entidade, 90 mil desembarcaram no Brasil nas últimas semanas, motivados pela Copa.

No primeiro jogo, os americanos sentiram de perto o calor da torcida. Com os gritos de "I believe that we will win" ("Eu acredito que nós vamos vencer"), a Arena das Dunas, virou casa dos EUA. O gol de John Brooks, que deu a vitória sobre Gana, fez o estádio ferver como se fosse um jogo decisivo da NBA ou da NFL.

– Foi incrível a torcida que tivemos em Natal. Não só dos americanos, mas também de brasileiros que gostaram do nosso jeito de jogar, da nossa entrega em campo. Tenho certeza de que seremos maioria em todos os jogos, apenas não contra o Brasil – brincou o meia Graham Zusi.

Torcedores americanos na Arena das Dunas, em Natal, para a estreia 
na Copa do Mundo (Foto: Getty Images)

Quem não pôde vir ao Brasil engrossou a torcida como pôde. Empresa especializada em medição de audiência na TV, a Nielsen divulgou os números de segunda-feira, dia do jogo, com ampla vantagem para EUA x Gana: foram 7 pontos na transmissão a cabo, em inglês. Um número que representa cerca de 11 milhões de telespectadores. A soma com os canais que transmitem em espanhol faz esse número saltar para 15,9 milhões de pessoas.

Na transmissão em inglês, EUA x Gana foi o jogo de futebol mais visto da história do país, batendo inclusive as oitavas de final da Copa anterior, na África do Sul – coincidentemente, também contra a equipe africana. No geral, contando os canais em espanhol, a partida na Arena das Dunas só perde para EUA x Inglaterra, pela primeira fase de 2010, que teve audiência de 17,1 milhões de pessoas

– A mídia em torno do futebol cresceu muito no país. Hoje, os canais transmitem em inglês e espanhol, e o futebol tem cada vez mais fãs. Seguramente, já passou o hóquei em popularidade. Também leva mais público que basquete e beisebol em algumas partidas. Mostra que estamos na direção certa – elogiou o técnico da seleção americana, o alemão Jurgen Klinsmann.

No Brasil, os EUA ainda contam com a ajuda da "American Outlaws", uma torcida organizada que se faz presente em todos os amistosos e torneios oficiais disputados pela seleção. É deles a autoria do grito "I believe that we will win". O grupo foi fundado em 2007 e desde então viaja para onde o time jogar. Na Copa, além de Natal, eles vão acompanhar o duelo contra Portugal, em Manaus, dia 22, e Alemanha, no Recife, dia 26.

FONTE: Diego Ribeiro

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