sábado, 14 de junho de 2014

Em má fase com seus times, Rooney e Balotelli iniciam Copa da provação


O duelo entre Inglaterra e Itália marca o início de uma Copa do Mundo que servirá de provação para dois craques. Wayne Rooney e Mario Balotelli já foram questionados diversas vezes por suas torcidas e ainda vêm em má fase com seus clubes, Manhester United e Milan. Dos fãs do English Team, o atacante inglês escuta e lê críticas por nunca ter marcado gol em Copas, sendo que disputou oito jogos nas duas edições das quais participou. 

O italiano, mesmo que seja mais novo (23 anos, contra 28 de Rooney) e esteja estreando em Mundiais, também precisa calar os críticos, uma vez que tem sido preterido por Ciro Immobile na opinião dos torcedores da Azzurra e também da imprensa do seu país. Os esquemas táticos de Inglaterra e Itália jogam em função dos dois, e eles terão no Brasil uma ótima oportunidade de brilhar. A partida deste sábado, que será realizada na Arena Amazônia, em Manaus, a partir das 19h (de Brasília), dará uma boa ideia do que se pode esperar tanto de um quanto do outro.


No caso de Rooney, a pressão não é somente de torcedores e da imprensa. O próprio jogador sabe que esta Copa do Mundo representa sua chance definitiva de mostrar-se como um jogador de peso internacional, capaz de ir além do Manchester United. Na Inglaterra, especula-se inclusive, que o atacante pode até perder a vaga de titular se não for bem contra a Itália. Os 19 gols marcados em 40 partidas pelo seu clube na última temporada e o desempenho considerado fraco nos amistosos de preparação para o Mundial ajudam a reforçar a exigência pela recuperação.

- Não ligo para o que é dito. O que importa é que estou pronto para a Copa do Mundo e que estou motivado para ganhar o troféu pelo meu país. Vou fazer o máximo que puder para alcançar esse objetivo - disse.

Rooney x Balotelli: craques buscam superar má fase (Foto: Montagem sobre foto da Guetty Images)

Um dos mais assediados pelos torcedores brasileiros, Rooney tem se mostrado pouco afeito ao contato com o público. Até mesmo acenos não foram dados pelo artilheiro, ao contrário dos veteranos Gerrard e Lampard, que se mostraram mais acessíveis.

Desde a chegada da delegação ao Brasil, no último domingo, as condições climáticas de Manaus e o estado do gramado da Arena Amazônia foram assuntos muitas vezes mais falados do que a própria preparação da Inglaterra para a estreia no Mundial. Mas o discurso tem sido o de minimizar qualquer dificuldade que não seja a Itália, embora as atuações nos últimos amistosos tenham criado uma desconfiança externa numa equipe jovem (média de idade de 26 anos).

O técnico Roy Hodgson, entretanto, não tem muitas dúvidas para mandar a campo a equipe que vai enfrentar a Itália. O atacante Welbeck chegou a preocupar durante a última semana por causa de dores na coxa direita, mas voltou a treinar com os companheiros. Caso não comece jogando, Raheem Sterling, de 19 anos, pode ter uma chance. No meio-campo, Lallana e Wilshere devem disputar uma vaga. A certeza é de que Alex Oxlade-Chamberlain está fora. O meia-atacante do Arsenal se recupera de uma lesão no joelho direito e só deverá estar apto para enfrentar o Uruguai, na segunda rodada.

Aos 23 anos, Balotelli disputa a primeira Copa do Mundo cercado de dúvidas. A estrela italiana não deslanchou como se esperava. Muito menos fez uma boa temporada, o que aumentou a cobrança para reagir na competição de seleções. Em 41 partidas, marcou 18 gols e pouco acrescentou para tirar o Milan da crise.

A enorme exposição nas redes sociais também colaborou para a pressão crescer nas últimas semanas. Ofuscado nos últimos dias pelos três gols de Immobile no amistoso contra o Fluminense, o Super Mario voltou às manchetes ao pedir a namorada Fanny Neguesha em casamento dentro da concentração, em Mangaratiba.

Cesare Prandelli parecia prever. Durante a Copa das Confederações do ano passado, o técnico italiano bateu incansavelmente na tecla de que precisaria de atletas e não apenas jogadores para superar o desgaste físico da temporada e suportar as altas temperaturas no Brasil. Pensou, repensou, escolheu a dedo e mesmo assim teve problemas.

Antes mesmo de chegar, a Azzurra sofreu uma grande perda: o meio-campista Montolivo, um dos mais experientes do grupo e titular absoluto, fraturou a tíbia da perna esquerda e precisou ser cortado.

Já na última quinta, o lateral De Sciglio lesionou a coxa esquerda e acabou vetado do duelo. E não acabou. No treino de reconhecimento do gramado, já na Arena Amazônia, o goleiro Buffon torceu um dos tornozelos e virou dúvida. Sirigu, recuperado de uma lesão nas costelas, é o reserva imediato.

Sem confiar no reserva Abate, o técnico vai improvisar o zagueiro Chiellini na lateral esquerda, abrindo espaço para o argentino naturalizado Paletta. O esquema tático será o 4-5-1, apenas com Balotelli na frente. Immobile, artilheiro do último Campeonato Italiano, começa a partida no banco.

Gramado da Arena Amazônia foi alvo de polêmicas no jogo
(Foto: Isabella Pina)
FONTE: GLOBO ESPORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...