segunda-feira, 23 de junho de 2014

Provocações, golaço e despedida: Espanha vence e evita sua pior campanha na história

Holanda 2 x 0 Chile (© AP)

Na despedida da Copa, os atuais campeões bateram a Austrália por 3 a 0

Só David Villa salva. Se na campanha do título mundial em 2010 ele foi protagonista, nesta segunda-feira, em sua despedida da seleção espanhola, o atacante voltou a brilhar.

Em um jogo na Arena da Baixada que não valia qualquer coisa para Espanha e Austrália (já eliminadas da Copa do Mundo), as provocações seriam o único destaque. Mas David Villa e sua camisa 7 estiveram presentes: ele anotou de letra o golaço que abriu a única vitória dos espanhóis no Brasil, 3 a 0. Fernando Torres e Juan Mata fizeram os outros na etapa final.



Este foi o nono gol em 11 jogos do atacante de 32 anos em Copas do Mundo. Maior artilheiro da história da Roja, Villa deu um fim digno para sua passagem com a camisa vermelha, assim como para seu país, nesta que foi a pior campanha da seleção ibérica no principal evento do futebol desde 1966. Ou seja, em 48 anos. Na Inglaterra, a Espanha também venceu um jogo e perdeu os outros dois, caindo na fase de grupos.

A torcida no estádio de Curitiba não perdoou os espanhóis e fez muita provocação. "Eliminados", "Pentacampeão" e muitos "olés" eram gritados pelos presentes, em sua grande maioria com camisas amarelas pelo Brasil e pela Austrália. Até o "tá chegando a hora" foi entoado pelos torcedores.

A cada investida no ataque dos Aussies, o grito ia aumentando. Mas a deficiência técnica era nítida dos comandados de Ange Postecoglou. Pelo lado espanhol, sem motivação, os atacantes demoraram a aparecer, e as vaias só aumentavam.

A partir da metade do primeiro tempo, no entanto, elas diminuíram, e o jogo 'tiki-taka' da Espanha apareceu. Com Iniesta no comando das ações, o gol saiu aos 36 minutos. E que golaço! Iniesta lançou em profundidade para Juanfran disparar pela direita, invadir a área e cruzar rasteiro para David Villa.

De letra. De taquito. De calcanhar. Como você preferir chamar.

O camisa 7 balançou as redes e premiou sua passagem pela seleção lindamente. São 59 gols pela Espanha, ninguém fez mais do que ele. Logo aos 10 minutos da etapa final, David Villa foi substituído por Juan Mata. Não gostou. Queria ter aproveitado mais sua última partida pela equipe que ajudou a transformar em referência.

Ao sentar no banco de reservas, chorou. Sabe que é um ícone.

Fernando Torres também deixou sua marca aos 24 da etapa final, aproveitando enfiada de bola de Iniesta, ao melhor estilo do meia do Barcelona. Já aos 36, Fábregas descolou lindo lançamento para Mata, livre dentro da área, que tocou por baixo de Ryan.

As despedidas, porém, podem ter sido maiores. O técnico Vicente del Bosque não sabe se fica, Iker Casillas, Xabi Alonso e Xavi estariam próximos do adeus.

A nova Espanha começa a ser desenhada com a última partida na sua pior Copa do Mundo em 48 anos. O reinado, agora, será de outro país.

FICHA TÉCNICA

AUSTRÁLIA 0X3 ESPANHA

Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)

Data: segunda-feira, 23 de junho

Horário: 13h (de Brasília)

Público: 39.375 pessoas

Árbitro: Nawaf Shukralla (BAR)

Assistentes: Yaser Tulefat e Ebrahim Saleh (ambos BAR)

Cartões amarelos: Spiranovic (Austrália); Sergio Ramos (Espanha)

Gol: Espanha - David Villa, aos 36 do primeiro tempo, Fernando Torres, aos 24, e Juan Mata, aos 36 minutos do segundo tempo

AUSTRÁLIA: Ryan; McGowan, Wilkinson, Spiranovic e Davidson; McKay, Jedinak e Bozanic (Bresciano); Oar (Troisi), Leckie e Taggart (Halloran). Técnico: Ange Postecoglou.

ESPANHA: Pepe Reina; Juanfran, Albiol, Sergio Ramos e Jordi Alba; Xabi Alonso (David Silva), Koke, Iniesta e Cazorla (Fábregas); David Villa (Juan Mata) e Fernando Torres.Técnico: Vicente del Bosque.




FONTE: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...