quinta-feira, 24 de maio de 2012

Aprendendo a surfar!



Se você já sabe andar de bicicleta, talvez entenda um pouquinho sobre o que é necessário para aprender a surfar. Para a maioria das pessoas, aprender a andar de bicicleta envolve uma combinação desajeitada de empurrar, tentar se equilibrar e pilotar violentamente antes de cair. Mas, no fim, você consegue, e para a maior parte das pessoas que aprende a andar de bicicleta após uma série de quedas, esse primeiro momento de equilíbrio sobre duas rodas é inacreditável.

O surfe é semelhante. Ele requer equilíbrio e coordenação, e começar sobre uma onda (em inglês) envolve um movimento importante conhecido como subida rápida. Como o movimento de empurrar ao andar de bicicleta, ficar em pé rapidamente é fundamental para o surfe. Aqui vai o que acontece:
  1. o surfista deixa a margem e rema deitado na prancha
  2. o surfista flutua na água próximo do local onde a onda começará a quebrar
  3. quando a onda se aproxima, o surfista rema com mais força para alcançá-la. Esse passo, conhecido como pegar a onda, pode ser complicado, por isso, requer uma força significativa dos membros superiores
  4. pouco antes de a onda começar a quebrar, o surfista empurra a prancha para baixo, como se estivesse fazendo uma flexão. Ao mesmo tempo, ele puxa as pernas para baixo do corpo, firma os pés e fica em pé  

novo-ssss

Primeiro passo: O primeiro passo é remar corretamente para chegar ao melhor ponto dentro do mar para acompanhar as ondas. Você se posiciona deitado sobre a prancha e rema, como uma braçada da natação.
Segundo passo: Sentar sobre a prancha exige equilíbrio e permite que você descanse após remar, para observar a entrada das ondas. Deve-se fazer um movimento circular com os pés, empurrando a ponta da prancha com as duas mãos para o sentido da onda.
Terceiro passo: Remar para a onda, sentindo a prancha ser puxada. No começo, é bom que alguém ajude no empurrão, já que a remada não está no ponto certo. Quando a prancha estiver sendo levada, o tronco deve se elevar e posicionar os pés na prancha, para descer a onda em pé.
Quarto passo: Por último, mante o equilíbrio e o posicionamento dos pés na prancha, quando se está em pé. Esse posicionamento deve ser treinado na areia, antes de entrar no mar.






A partir daí, surfistas experientes podem fazer todo tipo de manobra interessante. Geralmente, eles ficam de frente para a arrebentação, permitindo que ela o leve em direção à praia. Em ondas grandes que quebram na forma de um tubo, os surfistas podem mergulhar no próprio túnel, desaparecendo no tubo de água. Eles podem subir e descer a parede da onda, cortar em direção à arrebentação ou deixar que sua força os leve para fora da onda. Desde que a prancha seja leve, os surfistas podem parar na onda e continuar surfando. Surfistas experientes podem ficar de frente para a prancha, colocando seus dedos dos pés ao redor do bico da prancha. Essa é a origem do termo hang ten.

Ficar em pé e fazer manobras sobre o ponto principal da onda não são as únicas partes do surfe que requerem equilíbrio e habilidade. Remar até a linha, ou até a área de arrebentação da onda onde os surfistas se esforçam para pegar uma onda, requer equilíbrio e resistência. É necessário também que o surfista entenda como as ondas quebram, para que possa escolher o melhor caminho a seguir até a linha. Seria difícil remar através da arrebentação, correndo o risco de bater em outros surfistas. Por essa razão, os surfistas remam em direção à linha, em uma curva que se desvia da arrebentação em favor das ondas mais lisas.

Além disso, ao remar em ondas grandes, os surfistas devem sair do caminho das ondas para evitar de serem empurrados de volta à margem. Os surfistas fazem isso passando embaixo d'água. Um surfista em uma longboard geralmente passa suavemente embaixo da prancha e puxa seu bico para baixo da água. Isso é um movimento tartaruga. Surfistas em pranchinhas, por outro lado, mergulham empurrando o bico da prancha para baixo da água e inclinando-se na onda. De qualquer maneira, a parte maior da onda passa por cima do surfista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...