sábado, 26 de maio de 2012

As maiores ondas do mundo: Nazaré Big Wave Session



Imagens do North Canyon Show By Garrett McNamara 2010

Na frente Atlântica da Europa existem ondas gigantes e em 2012 a Nazaré, Portugal, acolhe uma prova do circuito internacional de "Ondas Grandes".

A parceria entre Garrett McNamara e a Câmara da Nazaré, com o apoio da ZON, iniciou-se em 2010 e prolonga-se até 2012, ano em que se realizará uma competição mundial de ondas grandes.

O objectivo é divulgar as potencialidades deste ponto da costa portuguesa, que, graças à acção do canhão da Nazaré (um desfiladeiro submarino com cerca de 170km que chega aos 5000 metros de profundidade), vê chegar vagas gigantes à Praia do Norte.

Uma onda apanhada por McNamara é candidata ao prémio anual de maior onda surfada em todo o mundo:

O colosso de 1 de Novembro de 2011 (a mítica "Onda de 100 pés") vai agora ser avaliado pelos peritos da Billabong para determinar a sua altura exacta. Pegando nas imagens, o processo é simples: assume-se a altura do surfista como referência e extrapola-se para conseguir a distância entre o topo e a parte mais baixa da face da onda.

Seja qual for a medição, em metros ou pés, uma coisa fica, desde já, bem evidente: a Nazaré ofereceu ao mundo do surf uma das maiores ondas de sempre. Ainda não foi a de 100 pés. Mas Garrett McNamara continua à procura: "Vamos esperar, para ver se ela aparece."



EM NOVEMBRO DE 2011:
Garrett McNamara conseguiu atingir o seu objectivo e voltou a fazer história ao surfar a maior onda de sempre, na Praia do Norte, na Nazaré, estimada em cerca de 90 pés (cerca de 30 metros).

"Acho que surfei entre os 50 e os 80 km/h, não posso ter a certeza, mas andou entre esses valores", recorda o havaiano. Rebocado pelo inglês Andrew Cotton (em ondas deste tamanho, só a ajuda de uma moto de água permite ganhar a velocidade suficiente para não ser esmagado pela montanha de água), McNamara apanhou a vaga gigante com a naturalidade de quem se preparou toda uma vida para este momento.

O irlandês Al Mennie, que acompanhava as operações noutra moto de água para garantir a segurança, assistiu a tudo numa posição privilegiada. Eis o seu relato, divulgado pelos serviços de imprensa da campanha ZON North Canyon Show: "Foi incrível. A maioria das pessoas iria parecer assustada, mas o Garrett estava a controlar quando descia a parte crítica da onda. Foi uma surfada inspiradora por um surfista inspirador. Depois, o mar acalmou. Ficámos lá a só a absorver o que tinha acontecido e tudo o que estava à volta. Que dia!"

Na verdade, ninguém antecipava um colosso destas dimensões. Nem sequer McNamara. "Não esperava uma onda tão grande. Na véspera sim, mas ela não apareceu. Desta vez, foi a ondulação perfeita vinda do canhão da Nazaré. Aconteceu tudo no momento certo, o 'swell' de três direcções diferentes confluiu e a água subiu a uma altura incrível!"

Contactado por telefone à hora do seu (sacramental) almoço de peixe fresco na Nazaré, Garrett McNamara ainda não pode ter a certeza do seu recorde mundial. E nem sequer sente a tentação de assumir o mérito por ter apanhado a onda certa.

De acordo com o Instituto Hidrográfico da Marinha Portuguesa, "a proximidade do 'Canhão da Nazaré' à Praia do Norte promove uma situação de empolamento com intensidade significativa. As condições de direcção de ondulação e vento verificadas neste dia potenciam este fenómeno de empolamento". "Por esta hora (9:00 AM), uma das bóias de monitorização do 'Canhão da Nazaré' registou uma onda com cerca de 8 m ao largo da Nazaré. Com uma direcção de ondulação WNW com vento favorável, é razoável concluir que esta onda sofreu um significativo efeito de empolamento característico deste local."

"Sinto-me abençoado por ter sido convidado a explorar este fenómeno e este sítio especial. As ondas aqui são muito misteriosas", afirmou Garrett McNamara.


2 comentários:

  1. Olas intimidantes, geniales! Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha de postagem a sua, bem explicativa, não vivo em um lugar com as maiores ondas no mundo, mas por ser uma cidade praiana, por longo tempo participei de atividades ligadas ao surf, isso a muitos anos, e relembrar aqui foi muito bom.
    Bom domingo
    beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...