terça-feira, 22 de maio de 2012

A GUERRA DOS ANJOS



O primeiro relato sobre rebelião de anjos está contido no livro apócrifo dos SEGREDOS de Enok. De acordo com a tradição cristã, houve uma grande batalha travada no começo dos tempos entre os anjos bons,que apoiavam Deus, e osanjos rebeldes, que apoiavam a tentativa de Satanás de tomar o lugar de Deus.
Acredita-se que esta grande luta aconteceu no segundo dia da Criação.


Deus criou todos os anjos com livre arbítrio para escolher entre o bem e o mal.
Além disso, acreditava-se que alguns foram fortalecidos com a Graça de seguir a Deus, enquanto a outra facção, igualmente forte, teve maior inclinação para ocupações menos nobres. Quando este grupo pecou, foi deflagrada uma guerra, com o Arcanjo miguel no comando dos bons anjos e Lúcifer como líder daslegiões das trevas.


Conta o texto bíblico, e também as lendas que se incorporaram a ele, que parte dos anjos criados por Deus se recusou a servir ao homem, a tosca criatura feita de barro. Lúcifer, chefe dos anjos rebeldes e o mais belo de todos eles, por orgulho, inveja e vaidade, não concebia servir a alguém tão longe da beleza e da luz divinas como o ser humano. D príncipe do mal queria apenas estar próximo da beleza deslumbrante de Deus. D Altíssimo, então, puniu sua desobediência com o maior dos castigos: afastá-lo de Sua presença amorosa - dor insuportável para Lúcifer. Por esse motivo, o soberano das trevas devotou ódio mortal ao homem, seu rival. O desejo de Lúcifer é tentar arrastá-lo para seus domínios para que também ele se afaste de Deus.


Deus então ateou fogo por todo o Universo e conseguiu, dessa maneira, derrotar os anjos rebelados. Ao ver que havia perdido a batalha, Lucifer jurou se vingar de todos à medida em que ia caindo no abismo junto com seus comparsas.


Assim, como havia sido criado no céu por Deus e não tendo mais para onde ir, Lúcifer e seus anjos foram condenados a serem eternamente queimados pelo fogo sagrado no coração do grande Sol central.


Quando Lúcifer caiu à terra descendo com todos os seus anjos rebeldes, atacou diretamente as chamas gêmeas, separando os amores e suas forças mortais ao seu ódio. Lançou a sensualidade e a cobiça para fazer com que o homem fosse atraído a pensar no desejo, e não, pensar e desejar, para que errasse e caísse em desgraça, sendo condenado à mesma sorte que ele.


O Arcanjo Miguel liderou as hostes de Deus na luta contra Lúcifer e suas legiões de anjos corrompidos; já os anjos leais a Deus o derrotaram e o expulsaram do céu, juntamente com seus seguidores. Desde então, o mundo vive esta guerra eterna entre Deus e o Diabo; de seu lado Lúcifer e suas legiões tentam corromper a mais magnífica das criaturas mortais feitas por Deus, o homem; do outro lado Deus, os anjos, arcanjos, querubins e Santos travam batalhas diárias contra as forças do Mal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...