quarta-feira, 30 de maio de 2012

Na volta aos EUA, Neymar brilha de novo, e seleção goleia para vencer a 8ª seguida


Na volta ao país onde Mano Menezes fez seus primeiros testes, a seleção foi aprovada, nesta quarta-feira, em Washington. Diante dos Estados Unidos, mesmo rival da estreia do treinador, a equipe teve Neymar novamente como protagonista. E, como naquela noite em agosto de 2010, jogou fácil, com passes rápidos e bons desempenhos individuais e coletivos. A vitória por 4 a 1 coroou uma das melhores partidas da equipe nos últimos anos.

Neymar, o grande nome da equipe, fez valer a fama. O jogador do Santos fez de tudo. Correu, driblou, sofreu uma falta dura, e participou de todas as principais jogadas ofensivas: marcou o primeiro gol e deu o passe para os dois seguintes.

Além do craque santista – maior artilheiro da Era Mano, com nove gols – Oscar também esteve bem. O jogador do Internacional foi importante na armação de jogadas, mas também na recuperação de bolas; assim começaram as jogadas dos dois primeiros gols. Para completar as coincidências do jogo desta quarta com a estreia de Mano, Alexandre Pato também marcou; ele e Neymar fizeram os dois no duelo de 2010.



undefined
Neymar comemora o gol com Damião, Sandro e MArcelo
Foto: Reuters

Com o resultado, a seleção brasileira chega a oito vitórias consecutivas, a melhor marca sob o comando de Mano Menezes. A última vez que a equipe entrou em campo e não venceu foi contra a Argentina, em Buenos Aires, no empate em 0 a 0 pelo Superclássico das Américas.

A seleção brasileira começou a partida com nove titulares que estiveram na vitória por 3 a 1 sobre a Dinamarca, no domingo. As novidades foram Neymar, que entrou no lugar de Lucas, e o goleiro Rafael, escalado na vaga de Jefferson.

Mas foi de Oscar – um dos destaques da partida em Hamburgo - quem começou a jogada do primeiro gol. Aos 10 minutos, o jogador do Internacional recuperou uma bola no meio-campo e puxou o ataque brasileiro. A bola foi para Leandro Damião, na esquerda, e o atacante arriscou um chute de longe. A bola bateu no braço e Onyewu, e o árbitro Silviu Petrescu marcou pênalti.



Norte-americanos reclamaram muito do pênalti
Norte-americanos reclamaram muito do pênalti de Onyewu
Crédito da imagem: Reuters

Na cobrança, Neymar não deu chances ao veterano goleiro Howard. O gol foi o nono do jogador santista com a camisa da seleção principal, o segundo contra a seleção norte-americana. Em 10 de agosto de 2010, o atacante abriu o placar da vitória de 2 a 0, também sobre os EUA, no primeiro jogo sob o comando de Mano Menezes.

A boa postura da seleção brasileira se manteve após o primeiro gol. E, em mais uma roubada de bola de Oscar pelo meio, teve início a jogada do segundo. Aos 25 minutos, o jogador do Inter encontrou Marcelo pela esquerda. O lateral do Real Madrid tentou o cruzamento, mas Howard afastou para escanteio. Na cobrança, Neymar achou Thiago Silva, e o zagueiro do Milan desviou para marcar pela segunda vez.

Apesar de jogarem juntos pela primeira vez, Oscar, Neymar e Hulk mostravam bom entrosamento. Na defesa, porém, ainda havia falhas. Em um erro de posicionamento de Danilo, aos 44 minutos, Bradley encontrou Johnson dentro da área. Após cruzamento rasteiro, a bola desviou em Thiago Silva, tirou Rafael da jogada e parou na cabeça de Gomez, que diminuiu.

O gol no fim da primeira etapa não abalou a seleção brasileira. A equipe de Mano Menezes voltou com a mesma formação para a segunda etapa, e manteve o bom padrão de jogo ofensivo. Aos 6 minutos, Marcelo e Hulk tabelaram pela esquerda; o atacante do Porto lançou Neymar em profundidade, e o santista, quase na linha de fundo, cruzou para trás. Marcelo, no centro da área, marcou o terceiro.

A seleção brasileira ainda levou um susto aos 18 minutos, quando Dempsey cruzou pela esquerda e Gomez concluiu. O volante Rômulo, do Vasco, afastou a bola quase sobre a linha, evitando o que seria o segundo gol dos donos da casa.

Logo na sequência, foi a vez de o Brasil criar mais uma boa chance de marcar. E, mais uma vez, Oscar e Neymar estavam envolvidos. O meio-campista do Inter lançou o atacante do Santos na esquerda; no cruzamento, Alexandre Pato esticou-se para concluir, mas a bola bateu na trave.


Pato e Casemiro, que entraram no fim do jogo, comemoram o quarto gol
Pato e Casemiro, que entraram no fim do jogo, comemoram o quarto gol
Crédito da imagem: Reuters

Em desvantagem, os Estados Unidos lançaram-se ao ataque em uma série de jogadas que levaram perigo ao gol de Rafael. O momento de pressão serviu para duas coisas: primeiro, mostrar que ainda há deficiências a serem corrigidas na bola aérea; o segundo, justificar a escolha pelo goleiro santista, que fez boas defesas em sua estreia como titular.

Aos 41 minutos, quando o segundo gol dos Estados Unidos parecia próximo, foi o Brasil que marcou pela quarta vez. Marcelo, mais uma vez bem no setor ofensivo, cruzou para Alexandre Pato. Na área, o atacante do Milan matou o peito e chutou cruzado, transformando a vitória em goleada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...