sexta-feira, 25 de maio de 2012

Guardiola brinca com pergunta sobre comandar seleção brasileira: 'Vou pensar'



Pep Guardiola já avisou que pretende dar um tempo na carreira depois de não renovar o contrato com Barcelona. Mas as perguntas sobre o futuro do treinador surgem a cada dia. E uma delas, na entrevista coletiva após o título catalão na Copa do rei, arrancou sorrisos do técnico.

O jornalista Jorge Kajuru identificou-se como brasileiro e chamou Guardiola de professor antes de questioná-lo: aceitaria um convite para comandar a seleção brasileira?

Guardiola sorriu, pensou por alguns segundos e rebateu com outra pergunta: “Onde eu moraria?”

Ao ouvir que o treinador da seleção mora no Rio de Janeiro, o catalão sorriu novamente e disse “vou pensar”, arrancando risos dos jornalistas presentes na sala de imprensa do estádio Vicente Calderón, em Madri.

O treinador ainda voltou ao tema quando questionado sobre a possibilidade de assumir o Athletic Bilbao, justamente o rival derrotado na decisão desta sexta-feira. “Bilbao não é o Rio”, disse, bem humorado, antes de retomar a resposta. “É muito difícil se aventurar. Tenho uma grande estima pelo Athletic, San Mamés é especial e a história da gente e do país, também.”


À frente do Barcelona, Guardiola conquistou 14 títulos em 19 possíveis. O clube catalão foi o primeiro comandado pelo treinador, que foi um dos maiores jogadores da história da equipe nos anos 1990.

O sucesso de Guardiola à frente do clube não pode ser medido apenas com números. Além de conquistar títulos, o técnico aprimorou o estilo de jogo com toques rápidos e posse de bola impressionante.

“Ganhamos quatro títulos na última temporada, 14 no total. São mais de três títulos por ano, estamos muito satisfeitos pelo jeito que temos nos comportado. Saio com a sensação de ter deixado coisas boas ao clube. As pessoas terão boas lembranças do nosso time no futuro”, disse o treinador, que se recusou a classificar o seu Barça de melhor time da história.

"Grandes times fazem parte do passado e eu não vi todos eles. Mas estou muito satisfeito pela maneira como jogamos, pela maneira como chegamos às conquistas, nunca renunciando ao nosso estilo."

Ao final da entrevista, o reconhecimento ao trabalho do treinador foi feito por parte dos profissionais da imprensa. Ele deixou a sala aplaudido por todos os presentes. "Agora vou descansar e pensar em um novo desafio no futuro. Não sei quando, não sei onde."


3 comentários:

  1. Tá louco pra treinar a selção! Parabéns guardiola, você é um cara vitórioso e o melhor treinador da atualidade! Mais que você levou uma surra do meu SPFC em 92, levou! " O São Paulo era uma Ferrari"!

    Helio

    ResponderExcluir
  2. Esse cara foi a síntese de ideias futebolísticas de caras como van gaal, bielsa e la volpe. É um baita técnico. Essa resposta foi apenas uma forma de escapar da pergunta, afinal, ele não quer se comprometer nem se vincular agora que está de férias. Seria incrível vê-lo treinando o futebol brasileiro, ele revolucionaria nossos clubes, ou então falharia ao se confrontar com a corrupção da CBF e o individualismo dos jogadores brasileiros.

    Luiz

    ResponderExcluir
  3. Pep Guardiola elevou o futebol à quase perfeição. O inimaginável apresentou-se as portas do futebol e reformulou paradigmas empobrecidos pela retórica de resultados. Como já dizia o poeta, beleza é fundamental. A seleção da CBF, com tudo de putrefato que esse nome carrega, não teria condições mínimas de satisfazer as exigências de Guardiola. Quem sabe numa outra época, com indivíduos sábios à frente do futebol - Zicos, Sócrates e Tostãos - podemos vislumbrar novamente a perfeição da criação. Hoje, infelizmente, abjetos sociopatas como Ronaldos, Marins e Sanches comandam o futebol brasileiro. O bonde passou e perdemo-nos na periferia suja e vazia do futebol de resultados.

    Hugo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...