terça-feira, 29 de maio de 2012

Importância da categoria de base para os clubes de futebol



O investimento nas categorias de base dos times de futebol geralmente é baixíssimo. Poucos times brasileiros dão condições descentes para os jovens treinarem e se aprimorarem.


A maioria dos garotos que desejam jogar futebol passa por dificuldades ao longo de sua jornada nos clubes brasileiros. Seria por isso a pressa de se transferirem o quanto antes para Europa, por exemplo? Talvez sim, muitos meninos que certamente seriam excelentes profissionais desistem no meio do caminho. Para entrar no mercado da bola atualmente é fundamental ter um empresário.

O famoso QI ( quem indica) é freqüente em todas as profissões, porém no futebol há um exagero, as pessoas mais influentes do mercado futebolístico são as que mais encaminham jovens para grandes clubes, mesmo que eles não sejam tão bons quanto um menino que não tenha condições de bancar um empresário. Quem tem condições financeiras de se manter no mercado sai ganhando. Não se engane com casos como de Ronaldinho, Adriano, e alguns outros, porque na maioria dos casos não funciona assim.
O CT (Centro de Treinamento) do São Paulo é referência para todos os clubes brasileiros. Lá realmente são dadas condições para os jovens que tem campos de qualidade, academias modernas, ônibus para o futebol de base e tudo mais.


Se no Rio de Janeiro fossem dadas maiores condições de crescimento já na base, os cariocas poderiam estar sonhando com títulos de maior expressão. A partir do momento que os dirigentes decidirem dar um apoio maior a base, os torcedores vão ficar mais satisfeitos, pois a base traz alegria, e principalmente dinheiro aos cofres dos clubes.

É comum nos dias de hoje os jovens se transferirem para Europa antes mesmo de se consagrarem no Brasil. Essas transferências muitas das vezes são realizadas por valores altos, então por que não dar oportunidades de crescimento aos jovens, para os próprios clubes serem beneficiados no futuro? Ninguém consegue entender, mas os manda-chuvas sabem o que fazem, são sábios do futebol, nós que enxergamos o esporte de uma maneira equivocada!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...