quarta-feira, 15 de agosto de 2012

De técnico novo, Holanda repete fiasco da Euro e leva 'virada relâmpago' da Bélgica

Stekelenburg vê Lukaku comemorar gol da Bélgica em amistoso contra a Holanda

O fantasma da eliminação decepcionante na primeira fase da Eurocopa ainda assombra a Holanda e seus atletas. No primeiro amistoso oficial após o término da competição continental, nesta quarta-feira, a seleção holandesa sofreu uma dura derrota contra a rival Bélgica, por 4 a 2, em Bruxelas, e frustrou a estreia do técnico Louis Van Gaal.

Substituto de Bert van Marwijk no comando, Van Gaal promoveu mudanças importantes no time, mas viu a Holanda sair atrás no placar - o jovem Christian Benteke, de 21 anos, abriu o placar após assistência de Mirallas para a Bélgica. Sneijder, um dos maiores críticos do futebol mostrado pelos holandeses na Euro (três derrotas em três jogos), assumiu a faixa de capitão do time.

No segundo tempo, com quatro mudanças feitas no intervalo (entraram De Vrij, Martins Indi, Maher e Viergever; saíram Heitinga, Willems, Van der Vart e Mathijsen) a Holanda buscou a virada rapidamente. Aos nove minutos, Narsingh marcou o primeiro, seguido de Huntelaar após assistência de Robben, aos dez. Mas, quando tudo parecia resolvido...

O time belga, que também estreava novo treinador - Marc Wilmots, um dos principais jogadores da Bélgica na última década -, devolveu a “virada relâmpago” e levou a melhor após o apito final. Aos 30, Mertens devolveu a igualdade no placar. Aos 32, Lukaku colocou a Bélgica novamente na frente e, aos 35, Vertonghen decretou a vitória.

O JOGO - Empolgados pelo fato de jogar diante de sua torcida, os belgas foram melhores no primeiro tempo e dominaram a partida. Logo aos 20 minutos, o atacante Christian Benteke, do Racing Genk, recebeu cruzamento de Mirallas pela esquerda, antecipou-se ao zagueiro Mathijsen e, de pé esquerdo, abriu o placar para a equipe mandante.

Robben tenta jogada sobre Gillet, da Bélgica, em amistoso

Já na etapa complementar, o técnico Louis van Gaal promoveu a entrada do atacante Jeremain Lens no lugar de Rafael Van der Vaart. Esta alteração fez com que o ataque holandês ganhasse mais fôlego e movimentação, e, logo depois, os resultados pretendidos pelo ex-treinador do Bayern de Munique vieram em sequência.

O atacante Luciano Narsingh, do PSV, deixou tudo igual no placar, aos nove minutos. Já no lance seguinte, Klass-Jan Huntelaar, do Schalke 04, virou para a Holanda, justificando a opção de Louis van Gaal pelo atacante, que deixou o último artilheiro do Campeonato Inglês, Robin van Persie, no banco de reservas. O destaque ficou por conta das duas assistências de Robben.

Foi aí que o técnico Marc Wilmots também resolveu alterar a sua escalação, colocando os meias Romelu Lukaku, do West Bromwich, e Dries Mertens, do PSV, nos lugares de Benteke e Chadli, respectivamente. Aos 30 minutos, em um dos seus primeiros toques na bola, Mertens empatou o confronto de novo, e, três minutos depois, Lukaku virou para os belgas.

Já sem forças para reagir, a Laranja Mecânica viu a sua situação piorar de vez quando, faltando dez minutos para o término do tempo regular, quando Jan Vertonghem, zagueiro do Tottenham, ampliou para a Bélgica e, praticamente, selou a goleada em Bruxelas, em festa após a vitória no clássico neerlandês no King Baudouin.

As duas seleções agora voltam todas as suas atenções para as Eliminatórias-2014. No próximo dia 7 de de setembro, os belgas visitam o País de Gales, pela primeira rodada do Grupo A, que também tem Croácia, Sérvia, Escócia e Macedônia. Os Diabos Vermelhos estavam ausentes nas duas últimas edições do Mundial.

Enquanto isso, a Holanda recebe a Turquia, pelo Grupo D, que é completado por Hungria, Romênia, Estônia e Andorra. Nas eliminatórias europeias, o primeiro colocado de cada chave garante participação, automaticamente, ao Brasil, enquanto os oito melhores segundo colocados disputarão uma repescagem para decidir as quatro vagas restantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...