sábado, 11 de agosto de 2012

SUP trip, a procura da onda perfeita

Pista de corrida

Faz pouco tempo que o stand up padlle surf virou moda. Há 6 anos atrás quando subi em uma prancha, a primeira fabricada no Brasil pelo mestre Machucho de Florianópolis, quase ninguém praticava o esporte, somente Haroldo Ambrósio, o pioneiro brasileiro do esporte que foi atrás da lenda Laird Hamilton na praia de Hookipa em Maui Havaí, e Jorge Pacelli que trouxe a 1º prancha importada para nosso país.

A1º SUP trip na qual fomos para Portugal, depois desvendamos os mistérios do esporte no litoral peruano, um dos melhores do mundo. Na sequência foi a vez de explorar o Brasil, todo litoral cearense e potiguar, o sudeste e região sul. Também desbravamos a Micronésia e uma das mais perfeitas ondas do mundo, a desafiadora onda de P-Pass. Agora o Xtreme TV foi longe mais uma vez, atravessamos o mundo e chegamos em West Sumatra nas Ilhas Mentawaii na Indonésia.

Esse lugar pode ser considerado o paraíso dos surfistas que procuram a onda perfeita. Distante de tudo, demoramos cerca de 80 horas de viagens entre aviões, escalas e barco. Meu objetivo era testar o potencial das principais ondas para o esporte da prancha e remo. A primeira onda que cheguei surfando foi Green Bush uma das mais tubulares e perigosas, devido a uma cabeça de coral que tem no meio da onda e pelo risco que eu correria com a grande e larga prancha de ser arrastado e acabar a viagem que acabara de começar, decidi surfar de pranchinha mesmo.

Reparem na velocidade da prancha veja o rastro reto desenhado na onda. Full gaz

E não deu outra. Em um tubo eu fui arremessado contra a bancada de coral e só não estraguei a viagem logo de cara por eu ter tido mais juízo do que sorte. Eu estava usando uma roupa que desenvolvemos com a NOB Multi esportes, um traje anti cortes com reforços de neoprene anti abrasivo. No dia seguinte depois de singrar o mar na noite anterior eu acordei na paradisíaca onda de Lances Lefts. Quando o sol saiu eu logo vi uma onda de lado que me pareceu ser de sonho, fui o primeiro a cair na água e fui para trás do pico em uma onda chamada Cobra. Dropei logo de cara e não consegui passar a onda e fui arrastado para cima da bancada.

Na segunda onda a mesma coisa, porém perdi o remo e tive que dar a volta remando sobre a prancha e ir atrás do meu equipamento. Eu não o achei, peguei o reserva no barco e comecei a surfar altas ondas. Essa onda é espetacular para o SUP apesar do crownd, é importante não surfa-la até o final pois o coral é pontiagudo, cheio de arestas e sob água muito rasa. Depois que tomei mais uma “vaca” perdi o segundo remo, quando avistei um "local" em uma canoa tradicional pedindo um dinheiro para me devolver o remo que ele tinha achado. Aí foi ótimo, negociei com ele e por dez dólares ele foi atrás do segundo remo perdido enquanto eu explorava os limites dessa onda world class, como são chamadas as melhores ondas dessas ilhas.

Esperando a vez, respeito na água.

Para terminar o dia entrou um vento maral que tende a deixar as ondas imperfeitas, isso espantou os outros barcos e decidimos entrar depois do almoço somente em cinco amigos. Posso lhes dizer que foi um dos momento mais incríveis da minha carreira de SUP SURFER, pegamos mais de dez ondas cada um, uma atrás da outra, todos sorrindo, sem crownd e as ondas abriam lindas sobre a bancada. Sem dúvida uma SUP session inesquecível.

Agora era hora de voltar para o barco, o Moon Palikir e seguir para conhecer outras ondas e novos desafios desse esporte nas ondas das Ilhas Mentawaii. A procura pelas condições perfeitas continuam nos próximos posts.

Abcs a todos os fãs de esportes.

Aeronave mais pesada que o ar, a prancha voa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...