domingo, 19 de agosto de 2012

Miguel Pupo dá show nos tubos de Teahupoo

Miguel Pupo dá show nos tubos de Teahupoo

Na melhor bateria do dia Miguel Pupo deu show nos tubos para vencer Yadin Nicol. Dos 5 brasileiros no 2º round perdemos apenas Willian Cardoso e Jadson André.
No Billabong Pro Tahiti a sexta-feira [17/08] começou com a 3ª bateria do segundo round. Na quinta-feira Mick Fanning, líder do ranking, havia passado por Alain Riou e Ricardinho dos Santos, brasileiro que venceu as triagens, mandou Jordy Smith para casa mais cedo.

GALERIA DE IMAGENS - As ondas e os tubos do segundo dia de competições em Teahupoo


Na 4ª bateria do 2º round faltaram ondas na disputa entre Willian Cardoso e Julian Wilson. Mas Wilson, vindo de uma boa vitória na etapa Prime da Califórnia, conseguiu lidar melhor com as poucas oportunidades. Restart na bateria seguinte, mais de 10 minutos sem sequer uma onda surfada. Dusty Payne estava chateado.
Ele adora o pico, mas não havia aquelas ondas. Talvez por isso ele tenha começado um campeonato de mergulhos ornamentais, voando do lipe nas duas primeiras tentativas de onda e partindo sua prancha. De repente, em alguns minutos, Jeremy encontrou a boa e passou bonito por dentro. Dusty respondeu num tubo mais deep, porém, mais curto. Jeremy já vinha na de trás [9.17]. Resolveram estender as disputas de 30 para 35 minutos.
Estava ansioso para ver Alejo Muniz e Jadson André, na 6ª bateria. Torcer para quem? Esse era meu problema. O deles era o vento que apertou e as ondas que estavam imprevisíveis, quando apareciam.
Jadson abriu a disputa, mas Alejo marcou 5.67 e 6.33 em suas duas primeiras ondas, sentou mais para dentro da bancada e esperou. Jadson, voltando de contusão e uma derrota inesperada no US Open,  foi em todas as ondas possíveis, com ou sem a prioridade.
Boa tática. Em alguns minutos ele conseguiu diminuir a diferença, mas não chegou aos 7.20 que precisava para virar. Gostei da sinceridade do Alejo ao dizer que não é tão bom em tubos de backside, mas acho que não precisava espalhar.


SHOW DE TEAHUPUPO
Um tubo aqui, uma manobra ali para animar. Kieren Perrow venceu Tiago Pires com dois tubos interessantes. Mas, talvez por efeito da maré, a situação mudou completamente. Para melhor.
Na 8ª bateria do dia Miguel Pupo enfrentou Yadin Nicol que fez 7.67 num tubo que emendou num segundo, no bowl de oeste. Pupo veio logo atrás, na da série, num dos tubos mais fundos do dia. Acelerou e acelerou até onde pode para sair ileso e com 9.50.
Miguel dominou a situação e conseguiu outra onda boa, com um belo e longo cutback [7.87], Yadin respondeu com tubo longo e clean [8.70]. Os dois não utilizaram muita tática. Haviam ondas e simplesmente pegaram todas que puderam, mas Miggy escolheu melhor. Dominou os tubos com ótima técnica e mostrando classe.
Foi uma boa briga entre um goofy, Miguel, contra um regular, Yadin que, mesmo com 8.70 e 8.27, notas altas para o dia, estava “na combi”, ou seja, precisando de duas ondas para alcançar a somatória de Miguel [9.50 e 9.47] fora o baile. Resultado: 18.97 X 16.97 e Miggy ainda descartou 9 pontos.
Deu um show de colocação nos canudos pesados de Teahupoo, andando na bola de espuma que fica dentro dos tubos como poucos goofys. Esse rookies fizeram a melhor bateria do dia! Nada mal para a primeira vez de Miguel no Tahiti. Surgiu até a brincadeira de chamá-lo de “TeahuPupo”. Mais uma bateria assim e o apelido pode pegar.
STAND BY
Damien Hoobgood é um expert, entuba muito e venceu Matt Wilkinson, irritado pela falta de ondas. A ideia era entrar logo no jogo. Pegar qualquer tubinho. Não era possível saber se haveriam ondas melhores. Na maioria das baterias não houve mesmo. Brett venceu Adam Melling assim. Daí o evento entrou em espera.
Algumas horas depois recomeçou. Fred Patacchia é perigoso nesse tipo de mar. Manter a linha, acelerando nas profundezas de uma onda maior, saindo por baixo do lipe antes dela fechar completamente. Fez um 9.00 contra Bede Durbidge que teve que esperar a série que nunca veio para dar a resposta. É a segunda vez consecutiva que isso acontece com ele no Tahiti. Kai Otton se expremeu nos tubinhos tão bem que conseguiu 9.43. Ele e Travis Logie, que já surfa agachadinho mesmo, fizeram uma bateria que definiu o resto do dia. O 9 e tralalá do Kai foi a única onda de verdade. Campeonato cancelado. Hoje, só amanhã.


Alejo Muniz foi um pouco além de onde devia e machucou a mão nos corais

BILLABONG PRO TEAHUPOO - RESULTADOS DO ROUND 2
  • Bateria 1: Mick Fanning 17.60 X 16.63 Alain Riou
  • Bateria 2: Ricardo dos Santos 15.37 X 9.67 Jordy smith
  • Bateria 3: Julian Wilson 11.50 X 11.50 Willian Cardoso
  • Bateria 4: Jeremy Flores 17.50 X 8.73 Dusty Payne
  • Bateria 5: Michel Bourez 12.33 X 3.40 Patrick Gudauskas
  • Bateria 6: Alejo Muniz 12.00 X 8.97 Jadson Andre
  • Bateria 7: Tiago Pires 10.00 X 16.60 Kieren Perrow
  • Bateria 8: Miguel Pupo 18.97 X 16.97 Yadin Nicol
  • Bateria 9: Damien Hobgood 14.60 X 10.34 Matt Wilkinson
  • Bateria 10: Brett Simpson 10.27 X 3.43 Adam Melling
  • Bateria 11: Bede Durbidge 9.67 X 15.50 Fredrick Patacchia
  • Bateria 12: Kai Otton 13.73 X 5.67 Travis Logie

Barcos alinhados em Teahupoo





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...