segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Cortes Bank e a vida por um fio

McNamara dropou junto com Greg Long que acabou tomando o maior caldo do ano.

No dia 20 de dezembro, enquanto a maioria dos ocidentais se preparava para o Natal, 25 dos melhores surfistas de ondas grandes enfrentaram a empreitada de ir até Cortes Bank. Missão, a busca das maiores ondas já surfadas na remada, a 160 km oceano a dentro, na direção de San Diego. 

Greg Long, um dos mais aptos big riders da atualidade já havia tentado a façanha de surfar aquelas ondas oceânicas na remada em 2009, numa barca em que até Kelly Slater se arriscou. Não funcionou. Dessa vez, melhor preparado, assim como o resto da turma, Greg Long ultrapassou novas fronteiras, mas no fim da tarde de sexta-feira quase morreu, não fosse a equipe de resgate montada por ele.

A VIDA POR UM FIU... DE URETANO
Depois de dropar a segunda onda de uma série de quatro Greg Long viu-se numa situação extrema, como aliás tudo o que acontece naquela bancada longínqua. Sem perceber sua presença McNamara dropou na sua frente, atrapalhando a trajetória já complicada de ser feita numa prancha de 10 pés. Os dois tomaram a bomba, mas foi Greg quem se deu mal. "Depois de sofrer um caldo extremamente violento, ficando muito tempo lá embaixo, eu quase não chego à superfície para pegar um pouco de ar. Ao chegar à tona recebi outra bomba na cabeça. O lipe da terceira e maior onda da série", disse Long em um depoimento aos amigos, família e mídia durante o fim de semana passado. “Todo o meu fôlego, meu ar, havia sido tirado de mim com o impacto. Quase perdi a consciência neste momento e fui novamente dragado para as profundezas, onde e fui submetido a uma surra furiosa. Tentei nadar para a superfície quando a energia da onda começou a me soltar, mas só dei algumas braçadas antes da próxima onda passar em cima, me empurrando de volta para baixo. Quando este espancamento começou a diminuir comecei a subir pela cordinha [leash, feito de uretano], na esperança de chegar à superfície antes de desmaiar. Consegui agarrarr a rabeta da minha prancha enquanto ele ainda estava submersa na água turbulenta e rarefeita, ponto em que eu apaguei por conta da saturação de CO2 e falta de oxigênio”.

DK Walsh, irmão de Ian, que havia abandonado o jetski para resgatar Long, inconsciente, teve que abrir as vias aéreas de Long e manter sua cabeça acima da água. Jon Walla - o surfista original de Cortes Bank e o fotógrafode Maverick, Frank Quiarte, também haviam saído no resgate de Long e quando viram DK abandonar seu jet para estabilizar Long correram para tirar os dois fora da água. Greg foi estabilizado já no barco, enquanto chamavam um helicóptero da Guarda Costeira para levá-lo ao Hospital da Universidade da Califórnia. Não vomitou muita água salgada, mas uma grande quantidade de sangue gerada pelo impacto e pela apneia extrema, que estourou alvéolos de seus pulmões. "Tendo treinado para apneia extrema, em nenhum momento me permiti entrar em pânico ou perder a confiança de que eu sobreviveria a este incidente", disse Long, em sua declaração. "Eu reconheço que ultrapassei meus limites de resistência, e que sempre haverá elementos de risco e de perigo que estão além do meu controle, enquanto surfando ondas de qualquer tamanho."

SINDICATO DAS ONDAS GRANDES
Greg Long, sempre empenhado em melhorar a segurança de todos que desafiam esse tipo de ondas colocou um holofote sobre os grandes avanços que comunidade tem alcançado nos últimos anos, após o afogamento de Sion Milosky, em Maverick, em 17 de março de 2011. Essa foi a primeira missão de Cortes onde três dos quatro times envolvidos trouxeram equipes de segurança profissionais. Como declarou Danilo Couto, presente nessa expedição: “Nós percebemos que somos como um sindicato”. Danilo Couto, que tem sido a grande estrela nas maiores sessões de 2012, remando em ondas como Jaws. "Nós treinamos juntos. Tomamos notas. Somos todos salva-vidas certificados. Se isso tivesse acontecido com Greg quando ele estava aqui há três anos, ele não estaria com a gente hoje. Greg está seguro em casa esta noite. Isso é uma prova do trabalho duro de todos nós, como uma família”. No final das contas a preparação detalhada de Long salvou sua vida. Long escolheu sua equipe para o assistir em Cortes cuidadosamente, selecionando veteranos como Shane Dorian, Ian Walsh e Grant "Twiggy" Baker, bem como dois médicos, um time de fotógrafos e filmakers, além de experientes operadores de resgate. A tripulação tinha alimentação estocada, água e seis jet skis de apoio.

TECNOLOGIA AJUDA, QUANDO NÃO ATRAPALHA
Li no site Waves o seguinte: “A tecnologia dos equipamentos tem sido de extrema importância para a evolução da performance dos atletas, desde novos modelos de pranchas, pesos e medidas e, principalmente, o colete inflável. Quando o surfista é jogado em grandes profundidades e aciona o mecanismo, cartuchos de gás carbônico são ativados e o colete o auxilia de volta à superfície”. Sim, sim, é tudo verdade. O problema é que o aparato não funcionou quando Greg mais precisava dele. Não fossem os profissionais envolvidos, talvez ele não estivesse se recuperando para a próxima session. Outro fato que me chamou a atenção foi a rabeada do Garrett McNamara. Sei que ele não fez por irresponsabilidade, mas um detalhe me parece claro. Enquanto todos remavam para entrar nas ondas McNamara surfava com um jetwave, aquela prancha com motor elétrico, o que ajuda muito na remada. Isso o colocou na onda mesmo não estando no pico. Ele até subiu primeiro, sem reparar que Greg já vinha remando lá de fora e entrou mais no crítico da onda. Eles quase bateram as bordas na base da onda e foi isso que degringolou a situação.

Ainda bem que o pior não aconteceu e imagino que, nas internas, ainda vão discutir um tanto sobre esse assunto.


FONTE: EDINHO LEITE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...