segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Garotos ousados - Billabong Pipe Masters - Ao VIVO


Os brasileiros Gabriel Medina e Miguel Pupo arrebentaram no segundo dia do Billabong Pipeline Masters, última etapa do WCT 2013.

Em ondas de 2,5 metros e séries maiores, a dupla avançou à quarta fase com performances expressivas.

Medina deu um verdadeiro show para registrar o segundo maior somatório da competição - 18.50 pontos em 20 possíveis -, marca superada apenas pelo 11 vezes campeão mundial Kelly Slater, autor de 18.63.

O garoto de São Sebastião esbanjou sintonia com os canudos na estreia e arrancou notas 9.00 e 9.50 nas duas melhores ondas, dando-se ao luxo de descartar 8.43.

Seu adversário foi o norte-americano Kolohe Andino, que estava perdido na bateria e esboçou reação com um belo tubo avaliado em 9.13, mas não conseguiu impedir a vitória brasileira.

Já Miguel Pupo disputou duas baterias no domingo. Na primeira delas, despachou o australiano Adam Melling com notas 8.33 e 7.33, contra 8.70 e apenas 1.20 do adversário.



Na terceira fase, Pupo conseguiu a vitória nos minutos finais, graças a um canudo salvador para o Backdoor que rendeu 7.83 ao atleta e tirou da prova o francês Jeremy Flores, campeão do Pipe Masters em 2010.

A briga pelo título mundial permanece indefinida. O australiano Joel Parkinson e o norte-americano Kelly Slater seguem vivos na competição e adiaram a disputa pela taça.

Parko começou o dia batendo o havaiano Kalani Chapman e deu um show no último duelo do dia, somando 9.50 e 8.60 nos cilindros do Backdoor. Com a vitória sobre o compatriota Kieren Perrow e o norte-americano CJ Hobgood, ele avançou direto às quartas-de-final e colocou pressão em Slater.

O norte-americano ainda vai disputar um dos dois duelos pendentes da quarta fase e também precisa chegar às quartas para seguir na briga pelo caneco.
Se ele e Parko empatarem em quinto ou terceiro no Pipe Masters, Slater fica com a taça. Caso Parko vá à final, Slater precisa vencer a competição.


Apenas um candidato deu adeus à batalha. O aussie Mick Fanning não resistiu ao duelo com o havaiano Shane Dorian e não tem mais chance de conquistar seu terceiro título mundial.

Antes de eliminar Fanning, Dorian tirou da prova o brasileiro Alejo Muniz, que vinha muito bem na Tríplice Coroa Havaiana. Além de Alejo, o Brasil perdeu Adriano de Souza, Heitor Alves e Ricardo dos Santos.

Adriano viu o norte-americano Dane Reynolds comandar as ações no outside e arrancar o primeiro 10 do Pipe Masters.

Já Heitor despediu-se do WCT com derrota para o aussie Kieren Perrow, defensor do título da competição. Logo na sua primeira onda, o cearense dropou uma esquerda junto com o norte-americano Kolohe Andino, que enfrentava o compatriota Brett Simpson.

Como Kolohe e Simpson tinham a prioridade na escolha de ondas porque disputavam um duelo iniciado anteriormente, Heitor foi punido com interferência e ficou em situação complicada.
Quem também caiu fora na segunda fase foi Ricardo dos Santos. Convidado pela Billabong para disputar a etapa, Ricardinho teve uma ótima oportunidade de bater o australiano Bede Durbidge, mas caiu quando estava prestes a completar um canudo que certamente mudaria a história do duelo.


A tendência é a de que o swell perca força em Banzai Pipeline e volte a ganhar pressão na sexta-feira, mas existe possibilidade de a competição ter continuidade nesta segunda.
A próxima chamada para avaliação das condições do mar acontece às 15:30 horas (horário de Brasília).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...