quarta-feira, 20 de agosto de 2014

ASP ENTREVISTA OS SALVA-VIDAS DO TAITI

go_surf_blog_asp_water_patrol

Durante as competições, há pessoas que são essenciais na praia e que, na maioria das vezes, são esquecidas. A ASP realizou uma entrevista com a equipe de salva-vidas do Taiti e o Go Surf trás a tradução na integra.

Confira o vídeo abaixo e em seguida a entrevista completa:





Quando se trata de segurança na água, a equipe taitiana de salva-vidas é a melhor. Na semana passada, a reação ao acidente de Kevin Bourez durante o Air Tahiti Nui Billabong Pro Trials ajudou a garantir seu retorno seguro à costa. De acordo com um comunicado de seu irmão Michel Bourez (5º colocado no ranking mundial) o estado de saúde de Kevin é estável.

É claro que o resgate de Kevin Bourez não foi o primeiro deles. Os membros da equipe estão sempre se colocando em zonas de risco nos picos mais pesados do mundo, arriscando suas vidas para manter os surfistas seguros. Com uma previsão assustadora para o Billabong Pro Tahiti 2014, o bombeiro Patrice Chanzy, um veterano com 15 anos de carreira, compartilhou a sua perspectiva única sobre o que significa ser um membro da equipe de elite.

O que torna a onda de Teahupoo tão perigosa?
É uma onda grande que quebra em águas rasas, sobre o recife afiado. Às vezes, a crista é duas vezes maior do que a profundidade. Isso faz com que a onda se torne realmente pesada. Se você cair, perde o controle e na primeira vez que você bate no recife já é forte. É afiado e você se corta. Tudo de ruim que pode acontecer em uma vaca, acontece em Teahupoo.

Como foi trabalhar durante o Swell de Code Red (Código Vermelho / Alerta)?
Code Red, uma loucura! As ondas eram realmente enormes e nós dissemos “Ok, a competição não está acontecendo, mas ainda temos nossos skis pessoais”, e decidimos que deveríamos ir lá porque merdas acontecem. Maya Gabeira (BRA) se esmagou e quase se afogou. Poto foi agarrá-la e ela estava quase inconsciente quando ele chegou a ela.

Ele conseguiu trazê-la para os flats e eu fui falar com ela e tirar o colete salva-vidas para que ela pudesse respirar. Ela estava em choque e quase inconsciente, era importante ser capaz de falar com ela, para mantê-la alerta. Como salva-vidas, nunca estamos de folga. É perigoso lá fora e alguma coisa sempre vai acontecer, portanto é bom estar lá para ajudar.

Qual foi o seu salvamento mais assustador?
Não tem um acontecimento que se destaque, tudo é assustador, mas estamos preparados para isso. Nós somos qualificados e certificados para realizar este trabalho, e nos especializamos nas bancadas de coral, particularmente em Teahupoo. Nós conhecemos o pico e sabemos como funciona porque surfamos sempre aqui.

Como você toma a decisão de ir ou não, quando há um surfista na zona de impacto e uma onda de 12 pés (3.65m) caindo em cima de você?
É um julgamento com base em anos de experiência. Você sabe imediatamente se você tem que salvar alguém, mas se tem uma onda vindo, você tem apenas alguns segundos para decidir se você vai ou não. Se você se atrasa, você não vai porque vai ser atingido por essa onda de 12 pés. Você tem que estar pronto para ir no momento certo. É realmente importante se comunicar com o seu parceiro, o motorista, porque dois salva-vidas no ski formam quatro olhos. Às vezes eles não vêem, mas você olha para trás e vê a onda chegando e você diz “Ei, há um grande problema atrás de nós, vamos esperar um pouco” Você não precisa se colocar em perigo, só precisa ter um bom timing para fazer o resgate perfeito. Temos que tomar a decisão certa sobre ir ou não.

Quantos segundos você tem para entrar, pegar o surfista e sair antes da próxima onda quebrar em cima de você?
Isto depende, se você pegar um cara você pode ir direto para a lagoa, por isso é rápido, leva apenas alguns segundos para ir buscar alguém e um minuto para voltar a entrar no lineup. Os jet skis que temos são realmente poderosos para que não percamos tempo. Às vezes, os surfistas optam por não subir no ski e usar os pés-de-pato, o que leva muito mais tempo. Às vezes é melhor e mais seguro subir no ski, porque você não está no recife seco e assim nos comunicamos bastante.

Quantas pessoas formam a equipe de salva-vidas?
São 13 homens na nossa equipe, oito na zona de impacto que fazem os resgates, e os outros formam a segurança no lineup. A maioria deles são bons surfistas. Eles conhecem a onda e são salva-vidas qualificados.

Qual é a importância de ter dois salva-vidas nos skis de resgate?
Os jets skis com os sleds são os skis de resgate, onde fica um motorista e o outro atrás sempre observando. Um sempre está ajudando o outro a dizer para qual lado virar. Quando você vai pegar um surfista, você precisa prestar atenção onde ele está para você se preparar para pular ou não ou saber quando puxar ele. Às vezes é tudo tão rápido que você precisa estar muito próximo a ele, e se você não está você precisa pegar o sled e ir até o cara e colocar ele em cima. Portanto, o trabalho não é apenas do motorista. Os dois bombeiros nos skis são importantes para executar um resgate seguro e bem sucedido.

Por que vocês colocam suas próprias vidas em risco para salvar outras?
Essa é a nossa vida, a nossa paixão. Somos salva-vidas, está no nosso sangue e nós estamos aqui para realizar resgates, se necessário. Tomamos medidas preventivas o máximo o possível, mas se algo der errado, nós estamos lá para fazer o resgate e para realizar os primeiros socorros. É para isto que estamos aqui, isto é a nossa vida. Nós não poderíamos simplesmente olhar, precisamos ir até lá, é automático. Quando a onda é grande é perigosa, mas você não pode ficar na praia e esperar, você se sente melhor ao cuidar de todos. Você sempre cuidar da prevenção em primeiro lugar para evitar um acidente. Esse é nosso trabalho, segurança em primeiro lugar,mas se os surfistas querem se arriscar, nós fazemos o resgate.

Como você se sente sobre a previsão do swell de 15 a 18 pés (4,57m a 5,48m) da semana que vem?
Animado! É para isto que estamos aqui. A competição está acontecendo então sabemos que teremos que fazer alguns resgates, nós estamos preparados e confiantes. Quando ao final do dia tudo corre bem, é um bom dia.

FONTE: JESSICA D. NETTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...