sexta-feira, 15 de agosto de 2014

De 'novo Messi' a encostado: Bojan, a promessa que virou problema no Barcelona

De 'novo Messi' a encostado: Bojan, a promessa que virou problema no Barcelona
Bojan surgiu como futuro astro do Barcelona: virou um problema para o time

16 de setembro de 2007. Aos 17 anos e 19 dias, o atacante Bojan Krkic Perez entrava em campo para um duelo entre Barcelona e Osasuna, pela Liga Espanhola. Entrava, também, para a história do clube como o mais jovem jogador a disputar uma partida de Liga pelo clube, superando o recorde de Lionel Messi.

Bojan, nascido em 28 de agosto de 1990, em Linyola, na Catalunha, era uma das grandes esperanças do clube. Os dados dele nas categorias de base beiravam a lenda; o mais impressionante deles dava conta de que ele havia marcado 500 gols em sete anos nos times menores de La Masia, a fábrica de craques do clube catalão.

Os recordes de precocidade se empilhavam. Cinco meses antes daquele dia de setembro em que bateu um recorde de Messi, Bojan havia estreado com a camisa do time A em um amistoso - aos 16 anos e 8 meses, fez um gol contra o Al Ahly, do Egito.

Três dias depois do primeiro jogo na Liga, foi a vez de estrear na Champions, aos 17 anos e 22 dias. O mais jovem jogador do Barcelona a disputar uma partida no maior campeonato interclubes europeu. Em 20 de outubro, o primeiro gol na Liga, contra o Villarreal, aos 17 anos e 53 dias. De novo, o mais jovem na história do clube.

A história continuava a ser escrita. Em 1o de abril de 2008, Bojan marcou diante do Schalke 04, também pela Champions League. Foi o primeiro jogador nascido na década de 1990 a balançar as redes na competição. O segundo mais jovem de todos os tempos, aos 17 anos e 217 dias.

Se Messi era a realidade, o futuro que se tornara presente naqueles mesmos anos, Bojan apontava como a garantia de ainda mais alegrias num médio prazo. O Barcelona estaria em boas mãos.

Mas a história foi outra.

Na temporada 2008-09, já sem o fator surpresa de ser um estreante, Bojan não teve os mesmos números e o mesmo impacto. Ainda assim, era querido pela torcida. "Era como o irmão mais novo de cada sócio, todos gostavam muito dele", explica o jornalista catalão Toni Padilla, que há uma década cobre o dia a dia do Barcelona.

A chegada de Pep Guardiola tornou as coisas ainda mais complicadas. O novo treinador apostou todas as fichas em Messi como principal elemento do ataque. Bojan perdeu minutos. E o pai, Bojan Krkic Sr., perdeu a cabeça.

Nos bastidores, Krkic Sr., um ex-jogador do Estrela Vermelha, passaram a criticar as opções de Guardiola. "O pai foi uma figura chave. Para ele para Bojan, só havia a opção de triunfar no Barcelona. Há jogadores que pensam assim, por conhecer o clube e o estilo de jogo", explica Padilla.

Depois de duas temporadas muito abaixo do esperado, Bojan já não era mais a aposta do Barcelona. O crescimento de outros jogadores da base - notadamente Pedro - e a contratação de David Villa fizeram dele uma opção pouco utilizada no banco de reservas.

Bojan foi vendido para a Roma por 12 milhões de euros (cerca de R$ 37 milhões). Mas ele não se adaptou ao novo clube. Foram 33 jogos, 7 gols e muitas críticas. Ainda assim, depois de uma temporada, o atacante foi para o Milan, emprestado - apenas 19 jogos, 3 gols, e a carreira ficou na berlinda.

Mas, no fim do túnel, havia o Barcelona. O clube catalão utilizou a cláusula de recompra e pagou 13 milhões de euros (cerca de R$ 40 milhões) para ter o jogador de volta. E, a pedido de Bojan, fez um novo empréstimo, desta vez ao Ajax.

Mais uma temporada fraca - com 5 gols em 32 jogos - e, no fim de maio, o jovem de 23 anos estava de volta a Barcelona.

Desde então, o clube catalão tenta encontrar um lugar para colocar sua agora ex-promessa. Bojan tornou-se um problema. O Málaga tentou contratá-lo; o jogador não quis. O Deportivo la Coruña fez o mesmo; ainda não teve resposta. O Stoke City, da Inglaterra, espera uma decisão desde o início da semana... E, no Barcelona, a paciência vai se esgotando.

Enquanto isso, Bojan participa dos treinos do clube normalmente. Fez os exames médicos, foi a todas as sessões da semana. Mas sabe que não está nos planos.

"Não quero dar palpites na convocação do treinador, mas estamos buscando algo que seja melhor para Bojan e para o clube", disse na quarta-feira o diretor de futebol Andoni Zubizarreta, sobre a condição do atacante no elenco.

Nesta sexta-feira, o Barcelona divulgou a relação de 23 atletas que viajarão a Huelva, para enfrentar o Recreativo, no primeiro amistoso da pré-temporda. Eram 7 do time principal e mais 16 do time B.

Bojan, o garoto que um dia foi comparado a Messi, não está na lista.

fonte: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...