quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Vídeo e Galeria Arpoador - Mureb fatura a Open da 2ª etapa do ASC 2014


A Associação dos Surfistas do Arpoador - Arpoador Surf Club realizou no último sábado, dia 2 de agosto, o 2º Surf-Treino ASC 2014 válido como a segunda etapa do Circuito OsklenSurfing Arpoador Surf Club 2014.

Ondas

Após uma longa espera (desde junho), onde os melhores dias de onda no Arpoador ocorreram durante a semana de trabalho (impossibilitando a realização de surf-treinos), no inicio da semana passada a organização passou a monitorar de perto o desenvolvimento de uma nova ondulação de leste-sudeste (ESE) com período longo (15 s) associada a um sistema de baixa pressão sobre o Atlântico Sul.

Com o ápice da ondulação previsto para o fim de semana, o alerta foi dado na quarta-feira, com a chamada sendo confirmada na manhã de quinta-feira, quando os atletas rapidamente completaram as inscrições (não com tanta voracidade quanto em outras etapas, já que esta previsão não parecia tão boa à primeira vista).

A nova ondulação de período muito longo só começou a aparecer timidamente na madrugada de sábado. Porém, pela manhã, quando a primeira bateria foi para a água, já havia séries bem definidas em torno de 1m com muita força e ótima formação. Perto do meio dia entrou um vento SW fraco a moderado que deixou o mar um pouco mexido. Mas, isso não durou muito tempo e as finais aconteceram com ondas lisas (acariciadas pelo E fraco) e perfeitas.

Contrapartida social

Como já faz há anos, o ASC disponibiliza 20 (vinte) inscrições de cortesia para os surfistas oriundos do complexo que engloba as favelas do Cantagalo e do Pavão-Pavãozinho que tiveram melhor desempenho no ranking do ano anterior, como uma forma de incentivar a prática de esporte e de formar novos talentos nestas comunidades.

Além disso, o ASC inclui pessoas destas comunidades na equipe de trabalho a fim de capacitá-las ao trabalho e de promover inclusão social.

Competição

Pela primeira vez a competição foi iniciada com as categorias de base e a nova geração local aproveitou a oportunidade para dominar o pico do Jacaré e pegar as melhores ondas das séries, o que dificilmente consegue fazer no meio do crowd.

Foi bonito ver garotos que iniciaram em competições no Circuito ASC de 2011 darem um show de surf agora em condições sérias. O maior destaque foi novamente o jovem atleta Anderson Carvalho ‘Picachú’, atual campeão ASC nas categorias Mirim e Iniciante.

Picachú usou todo o seu conhecimento do pico para pegar ondas abertas e atacá-las de backside, mostrando uma ótima leitura de onda apesar da pouca idade. Ele obteve as maiores notas das finas (7.50 na Iniciante e 9 na Mirim), vencendo as duas categorias pela segunda vez no ano.

Digno de nota também o surf apresentado pelo Bernardo Bordovsky (vice na Iniciante e 3º na Mirim), que vem se destacando por sua fluidez e estilo bonito, por Bruno Lucca (4º na Mirim), com uma força acima da média, e pelo visitante Pedro Witt (vice na Mirim), com um backside muito polido.



Anderson Carvalho ‘Picachú’ levou a melhor na Iniciante e na Mirim. Foto: Claudio Franco.



Open

Outro destaque dentre os atletas da nova geração local foi o Gabriel Mureb, que desbancou aquele que vinha sendo o melhor surfista do campeonato até então, Leonel Brizola, na categoria Open.

Na primeira fase, as melhores notas do Leonel foram 8.83 e 7.67, resultando em uma média de 8.25, bem acima da média do segundo colocado na classificação geral, o Carlos Matias (6.42), uma grata surpresa do campeonato, mostrando que as coberturas jornalísticas no Havaí fizeram bem ao seu surf.

A supremacia do Leonel continuou nas semifinais, onde ele obteve as duas maiores notas (9.17 e 8.33) dentre os oito atletas. Como no sistema de competição do ASC os atletas carregam consigo a média obtida nas fases anteriores, o Leonel começou a bateria final em vantagem, com uma média de 8.25 contra médias na casa dos cinco pontos dos demais.

Uma vantagem em torno de três pontos que deveria ser tirada em duas ondas na bateria de 20 minutos. Foi o que o Gabriel conseguiu fazer, com notas 8.33 e 5.33 contra 5.33 e 4.17 do Leonel. Completaram o pódio os goofies Magno Neves Nem (3º) e Rafael Cury (4º).




Mureb no lugar mais alto do pódio. Foto: Ana Paula Vasconcelos.

Grand Master

Na categoria Grand Master, a disputa ficou polarizada entre um dos grandes campeões do Arpoador, o goofie footer Hugo Pacheco, e um dos melhores free surfers brasileiros na Indonésia, o regular footer Betinho Deng.

Na primeira fase, Betinho ficou em primeiro na classificação geral com notas 8.50 e 6.67, enquanto que o Hugo ficou em segundo com 6.33 e 6.17. Já nas semifinais o Hugo foi melhor, com notas 8.33 e 7.17 (contra 6.17 e 4.5 do Betinho), levando para a final uma vantagem de pouco mais de 1 pouco sobre o adversário.

Porém, com uma linha muito bonita e surfando com muita harmonia (com o corpo colado na prancha), Betinho fez duas boas ondas na final e conseguiu ultrapassar o Hugo, que só conseguiu uma onda boa. Completaram o pódio Mario Marinho (3º), cujos treinos noturnos durante a semana de trabalho mostraram ótimo resultado, e Duda Tedesco (4º), que rasgou forte nas esquerdas do Arpex.



Betinho Deng foi o melhor na Grand Master. Foto: Claudio Franco.

Feminino

Na categoria Feminino, as locais Ariane Mateik, Gabriela Pulcherio, e Cris Góes foram confrontadas pelas atletas da nova geração do Recreio dos Bandeirantes, Rayssa Fernandes, Lahra Bortolotto, e Sohia Abreu.

As locais fizeram valer o maior conhecimento e dominaram o pico, pegando as melhores ondas, com destaque para a Ariane, que fez a maior nota da bateria (6.50). Mas, foi a talentosa Rayssa quem levou a melhor, com sua maior fluidez sendo bem pontuada pelos juízes na média das duas melhores ondas. Completaram o pódio a Gabi (3º) e a Lahra (4º).




Rayssa saiu do Recreio para levar a melhor no Arpoador. Foto: Claudio Franco.

Legends

Na Legends, uma disputa acirrada entre Roberto Coelho e Roni Veloso. Enquanto o Coelho manobrou melhor, o Roni pegou as melhores ondas, percorrendo maiores distâncias. Assim como na Feminino, os juízes valorizaram mais as manobras em detrimento das ondas, e o Coelho acabou vencendo a segunda consecutiva. Completaram o pódio Gagoo (3º) e Renato Capivara Moura (4º).


Próxima etapa

Duas etapas já estão com seus períodos de espera abertos. São elas o 3º Surf-Treino ASC 2014 e o OsklenSurfing Arpoador Clássico 014, a etapa prime do Circuito. Que venham as ondas!

Agradecimentos

O Circuito OsklenSurfing Arpoador Surf Club 2014 é uma realização da associação dos surfistas do Arpoador – Arpoador Surf Club – A.S.C. em parceria com a OsklenSurfing, e com o apoio de The Bar Surfshop, Art in Surf, Forever Living, Soul Traveler, A21 Energy Drink, E-Brigade e RicoSurf.

Agradecimentos: Casa2imagem, Prefeitura do Rio (Subprefeitura da Zona Sul), 3º SGMAR, 14ª Delegacia De Polícia Civil, 23º Batalhão De Polícia Militar, Favela Surf Clube, e FESERJ.

O Arpoador Surf Club também agradece aos atletas e à nossa equipe de trabalho nesta etapa (organizador: Guilherme Aguiar; coordenador local: Alexandre Pretão; juízes: Paulo Dollabela, Ismael Miranda, Marcelo Bispo, Denílson Tiola e Simão Romão; locutor: Henrique Prates; secretária: Renata Wirll; somador: Jefferson Silva; beach-marshall: Roberto Mé; secretário de produção: Magno Mexicano; chefe de segurança: Jean Carlos; segurança de água: Fabiano Pereira e Rodrigo Tico; apoio terra: Ewerton Marques; apoio som: Alexandre Rascunho; apoio montagem: Alex Santos; imagens: Daniel Quintanilha, Rafael Garcia e Claudio Franco), e a toda a galera local que apoiou e prestigiou. Muito obrigado!

Evento: 2º Surf-Treino do Circuito OsklenSurfing Arpoador Surf Club 2014
Data: dia 2 de agosto de 2014
Horário: 8h30 às 17h30
Local: Praia do Arpoador

Resultados

Open
1º Gabriel Mureb
2º Leonel Brizola
3º Magno Neves Nem
4º Rafael Cury

Grand Master
1º Betinho Deng
2º Hugo Pacheco
3º Mario Marinho
4º Duda Tedesco

Legends Longboard
1º Roberto Coelho
2º Roni Veloso
3º Gagoo
4º Renato 'Capivara' Moura

Mirim
1º Anderson Picachú
2º Pedro Witt
3º Bernardo Bordovsky
4º Bruno Lucca

Iniciante
1º Anderson Picachú
2º Bernardo Bordovsky
3º Douglas 'DDD'
4º Valentina Bertrando

Feminino
1º Rayssa Fernandes
2º Ariane Mateik
3º Gabriela Pulcherio
4º Lahra Bortolotto

FONTE: Guilherme Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...