quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Com Adrianinha de volta, Brasil disputa torneios preparatórios para o Mundial


Após conquistar o título do Sul-Americano sem quatro de suas principais jogadoras, no Equador, a seleção brasileira de basquete feminino ganhou um reforço importante na preparação para o Mundial da Turquia, de 27 de setembro a 5 de outubro, nas cidades de Ancara e Istambul. Com quatro Jogos Olímpicos e três Mundiais na bagagem, Adrianinha está de volta ao grupo na disputa de dois torneios na Europa. A primeira parada é Istambul, onde a seleção estreia pela "Zafer Cup", nesta sexta-feira, diante da Turquia. O Brasil enfrenta a Austrália, no sábado, e o Canadá, no domingo. Na próxima segunda-feira, a delegação verde-amarela embarca para a França para a disputa do Torneio de Limoges, que reúne França e Angola.

Após desfalcar o Brasil no Sul-Americano, Adrianinha volta para disputar torneios na Europa (Foto: Marlon Tavoni/ EPTV)

- Estamos vindo de uma vitória importante pela fase que estamos e as jogadoras demonstraram um bom comportamento em quadra. Agora, vamos buscar o nosso segundo compromisso já objetivando a principal competição que é a Copa do Mundo. Elas vão passar por jogos contra equipes de altíssima referência como Turquia, Austrália, Canadá, França e Angola. O objetivo é amadurecer e dar ainda mais experiência internacional para as jogadoras. No Sul-Americano, fortalecemos esse trabalho e as atletas mostraram que tem muita capacidade. Esse foi o primeiro passo em busca do fortalecimento e amadurecimento que objetivamos para esse grupo - analisou Adrianinha, medalhista de bronze em Sydney 2000.

Vamos buscar o nosso segundo compromisso já objetivando a principal competição que é o Mundial. Elas vão passar por jogos contra equipes de altíssima referência como Turquia, Austrália, Canadá, França e Angola. O objetivo é amadurecer e dar ainda mais experiência para as jogadoras. No Sul-Americano, fortalecemos esse trabalho e as atletas mostraram que tem muita capacidade. Esse foi o primeiro passo em busca do fortalecimento e amadurecimento"
Adrianinha

Além da armadora de 35 anos, o time comandado por Luiz Augusto Zanon não contou com a presença de três atletas que atuam na WNBA no Sul-Americano: Érika e Nádia, que defendem o Atlanta Dream, e Damiris, do Minnesota Lynx. O grande destaque do Brasil na cidade equatoriana de Ambato foi Clarissa, que foi eleita a melhor jogadora do torneio. Em cinco jogos, a pivô marcou 79 pontos (média de 15.8 pontos por partida), além de ter pego 69 rebotes (média de 13.8). A armadora Carina Martins retornou ao Brasil após a competição.

- Queria parabenizar essa equipe que fez um ótimo trabalho durante esse Sul-Americano. Sei o quanto elas lutaram e trabalharam por esse título, são muito merecedoras. Continuamos ganhando o título desde 1886, e espero que o Brasil nunca perca a hegemonia dessa competição. Estou muito feliz de retornar a esse grupo e poder ajudar mais uma vez. Estarei sempre disposta a colaborar e ser mais uma peça a favor da Seleção - disse Adrianinha.

A seleção brasileira está no grupo “A” do Mundial da Turquia e terá como adversários na primeira fase a República Tcheca (27), Espanha (28) e Japão (30). Nas oitavas de final, o Brasil poderá enfrentar um dos quatro primeiros colocados na chave “B”: Canadá, França, Moçambique ou Turquia. O grupo “C” é formado por Austrália, Cuba, Bielorrússia e Coréia. E no “D” estão Angola, China, Sérvia e Estados Unidos, atual campeão olímpico e mundial.

AS CONVOCADAS

Nome – Posição – Idade – Altura – Clube – Naturalidade

4. Adriana Moisés Pinto - Armadora - 35 anos - 1,70m - América Basquete Recife (PE) - SP
5. Débora Fernandes da Costa – Armadora – 22 anos – 1,64m – São José Desportivo (SP) - SP
6. Joice dos Santos Coelho - Ala - 21 anos - 1,81m - São José Desportivo (SP) - RJ
7. Patrícia Teixeira Ribeiro - Ala - 23 anos - 1,75m - São José Desportivo (SP) - SP
8. Tainá Mayara da Paixão - Armadora - 22 anos - 1,71m - América Basquete Recife (PE) - SP
9. Jaqueline de Paula Silvestre - Ala - 28 anos - 1,78m - Basketball Santo André (SP) - SP
10. Tatiane Pacheco Nascimento - Ala - 23 anos - 1,80m - América Basquete Recife (PE) - SP
11. Clarissa Cristina dos Santos – Pivô - 26 anos – 1,86m – Unimed Americana (SP) – RJ
12. Isabela Ramona Lyra Macedo – Ala - 20 anos - 1,79m - São José Desportivo (SP) - BA
13. Fabiana Caetano de Souza – Pivô – 23 anos – 1,92m – São José Desportivo (SP) – SP
14. Karina da Silva Jacob - Pivô - 29 anos - 1,87m - São José Desportivo (SP) - RJ
15. Izabela Morais de Andrade - Ala/Pivô - 27 anos - 1,82m - América Basquete Recife (PE) - SP

Média de Idade: 24,3 anos
Média de Altura: 1,78m

FONTE: GLOBO ESPORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...