sábado, 16 de agosto de 2014

Time reserva dá o recado, e Brasil supera dominicanas no Grand Prix

Seleção brasileira feminina x República Dominicana, Grand Prix Vôlei (Foto: Divulgação / FIVB)

Entrando em quadra já com a certeza da classificação para a fase final do Grand Prix (obtida com a vitória sobre os EUA, sexta-feira), a seleção brasileira feminina manteve os 100% de aproveitamento ao superar a República Dominicana, lanterna da competição, por 3 a 0 (25/19, 25/11 e 29/27), na manhã deste sábado em Bangcoc, na Tailândia. Com oito vitórias em oito jogos, o time dirigido por José Roberto Guimarães segue imbatível e lidera com folga a etapa intercontinental.

O próximo compromisso do Brasil será na manhã deste domingo, às 6h30 (horário de Brasília), contra as donas da casa, penúltimas colocadas e sem mais chances de classificação. O SporTV transmite a partida ao vivo. A equipe bicampeã olímpica, que busca o decacampeonato do Grand Prix, lidera a classificação geral, com 23 pontos, e já está garantida na fase final. A China aparece em segundo, com 16, a Turquia em terceiro, com 13, e a Alemanha em quarto, com 11.

- Foi um confronto importante para dar ritmo de jogo para todo o grupo. Vamos disputar uma fase final com cinco jogos consecutivos. Por isso, é importante termos todas as atletas nas suas melhores condições. Esse é o nosso objetivo. Ontem, tivemos um confronto muito difícil com os Estados Unidos, e o tempo de recuperação para o jogo de hoje foi pequeno. Por isso, a participação das jogadoras que entraram foi muito importante. Fiquei feliz com a maneira que jogamos - afirmou o técnico José Roberto Guimarães

Natália mostrou a agressividade costumeira e foi peça importante na vitória brasileira (Foto: Divulgação / FIVB)

A atacante Gabi aproveitou a oportunidade dada por Zé Roberto e foi a maior pontuadora do confronto, com 18 acertos (14 de ataque e quatro de bloqueio). A central Fabiana também pontuou bem, com 15 pontos.

- Fiquei feliz porque nossa equipe entrou muito bem em quadra. O Zé Roberto nos deu essa oportunidade e conseguimos aproveitar. Sabemos que precisamos de ritmo de jogo, e a partida de hoje foi importante para isso. Nossos jogos com a República Dominicana são sempre difíceis. Tivemos dificuldade no terceiro set, mas conseguimos fechar a partida em três sets - disse Gabi.

Brasil é pressionado no terceiro set, mas consegue a vitória por 3 a 0

Começando a partida com a equipe reserva, o time nacional viu as dominicanas abrirem 2 a 0, mas logo virou para 4 a 3. A recepção brasileira, que mostrou inconstância contra os EUA, estava atento, facilitando o trabalho da levantadora Fabíola. Após levar a vantagem de 8 a 5 para a primeira parada, o Brasil ficou no bloqueio, e a República Dominicana chegou a empatar em 12 pontos. Mas a seleção voltou a se impor, abriu vantagem e selou a parcial inicial em 25 a 19, após Gabi explorar o bloqueio dominicano.

As meninas começaram de forma avassaladora o segundo set e rapidamente foram para a parada técnica com 8 a 2 a favor. O passeio seguiu incontestável. Sem dar chances às desmotivadas oponentes, a equipe nacional chegou a fazer 15 a 2, sendo 11 pontos na passagem de Tandara no saque. Sem forçar mais o ritmo, o Brasil chegou rapidamente a 25 a 11, levando a parcial depois de uma cravada de Gabi.

Gabi foi a maior pontuadora da partida em Bangcoc
(Foto: Divulgação / FIVB)

Assim como no primeiro set, a República Dominicana fez 2 a 0 no terceiro set, porém, mesmo sem o ímpeto de antes, as reservas brasileiras passaram a frente em 5 a 4, mas viram as rivais fazerem 8 a 7. Diferentemente das anteriores, a parcial seguia equilibrada, com as dominicanas chegando a fazer 12 a 10. O time comandado por José Roberto Guimarães, no entanto, acordou e retomou as rédeas, indo para a segunda parada técnica com a vantagem de 16 a 13. Mas a facilidade encontrada antes já fazia parte do passado e, depois de salvar quatro set points, o Brasil finalmente conseguiu 29 a 27, liquidando a fatura em 3 a 0 após 1h23 de luta.

A fase decisiva do Grand Prix acontecerá no Japão, de 20 a 24 de agosto. Participam da etapa final as quatro equipes mais bem classificadas, além da seleção do país sede e do vencedor do playoff da segunda divisão (Holanda, Porto Rico, Polônia ou Bélgica). Invicto na competição, o Brasil chegou a 23 pontos e se classificara antecipadamente para a fase final. Até agora, a China (pega a Sérvia neste sábado) está em segundo lugar, com 16, e a Turquia (enfrenta a Rússia) em terceiro, com 13.

Aproveitando para descansar as titulares, Zé Roberto colocou em quadra Fabíola, Fabiana, Tandara, Natália, Carol, Gabi e a líbero Camila Brait. Entraram também Dani Lins, Andréia e líbero suplente Léia.

FONTE: GLOBO ESPORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...