domingo, 13 de janeiro de 2013

Imerso em problemas financeiros e políticos, Vasco aposta em novas peças para se reerguer em 2013


O Vasco começa 2013 em clima de apreensão. Vivendo uma grave crise financeira e política, o clube se desfez de alguns dos seus principais jogadores nesta janela de transferências, como os meias Juninho Pernambucano e Felipe e o goleiro Fernando Prass. Agora, a aposta é em novas peças para montar um time competitivo no ano que marcará o aniversário de 115 anos.

ENTRE 10 E 21 DE JANEIRO O ESPN.COM.BR TRAZ O PERFIL DE CADA UM DOS 12 PRINCIPAIS CLUBES DO PAÍS. AMANHÃ O DESTAQUE É PARA O GRÊMIO, QUE CONTRATOU VETERANOS COMO DIDA E CRIS PARA BUSCAR A CONQUISTA DA COPA LIBERTADORES EM 2013.

O momento contrasta com aquele vivido em tempos recentes. Após conquistar a Copa do Brasil em 2011, o Vasco começou 2012 com um papel importante na Copa Libertadores e uma bela campanha no primeiro turno do Brasileiro. Na segunda parte do campeonato, entretanto, as vendas de jogadores como Diego Souza e Fagner levaram a uma queda de produção brusca. Agora, a situação parece caminhar de mal a pior.

Eder Luis

O PONTO-CHAVE: O CAOS FINANCEIRO E POLÍTICO E O REFLEXO DENTRO DO CAMPO

Financeiramente, ninguém esconde que a situação do Vasco é delicada. O clube chegou ao fim de 2012 acumulando quase três meses de salários atrasados a jogadores e funcionários. Com isso, o goleiro Fernando Prass e os volantes Auremir e Nilton recorreram à Justiça e conseguiram rescindir seus contratos. O meia Felipe também mostrou a sua fúria com a situação e forçou uma saída do clube. Finalmente, jogadores como Juninho e William Matheus optaram por não renovar, e Alecsandro foi envolvido em uma troca com o Atlético-MG.

O panorama político também é complicado. Ídolo incontestável do Vasco nos tempos de jogador, o presidente Roberto Dinamite encontra-se isolado politicamente, e convive com protestos de torcedores pedindo a sua saída. Ele perdeu recentemente alguns aliados importantes, como o antigo vice-presidente de futebol José Hamilton Mandarino, que deixou São Januário em setembro de 2012. A soma de todos estes fatores negativos contribui para a criação de um ambiente conturbado, apontado como o principal "vilão" para os problemas vividos dentro de campo.

O TIME

Em meio a tantas perdas, o Vasco foi obrigado a adotar uma linha diferente dos seus rivais cariocas neste início de 2013. Enquanto Botafogo, Flamengo e Fluminense mantiveram a maior parte dos seus elencos de 2012 e contrataram pouco, o Cruzmaltino já acertou com nada menos que oito reforços para a temporada, envolvendo todos os setores.

Na defesa, as apostas são o goleiro Michel Alves, ex-Criciúma, o lateral direito Elsinho, ex-Figueirense, e o zagueiro André Ribeiro, ex-Novo Hamburgo. O primeiro chega para ser uma "segurança" caso o novo titular Alessandro não se firme. Já o segundo deverá assumir imediatamente a titularidade após as saídas de Auremir e Jonas. Por fim, André deverá ser apenas um coadjuvante no início, atrás de nomes como Dedé, Douglas e Renato Silva.
No meio de campo, Sandro Silva, Fillipe Soutto, Pedro Ken e Thiaguinho são as novas caras. Todos os quatro disputarão vagas em um setor que conta ainda com Fellipe Bastos, Wendel, Carlos Alberto e Bernardo, que retorna de empréstimo ao Santos e deve assumir um papel de protagonismo rapidamente. Há ainda os jovens Marlone, Jhon Cley e Abuda, que receberam oportunidades no fim de 2012 e mostraram potencial.

Finalmente, o ataque vascaíno também passa por modificações. Com a saída de Alecsandro, a tendência é que o equatoriano Carlos Tenorio assuma o papel de referência na área, com Éder Luís mantendo a sua função de homem de velocidade. Leonardo, recém-chegado do Atlético-MG, e o jovem Romário, da base, são as outras opções.

Prancheta Vasco OK - 11/01/2013

O TÉCNICO

Velho conhecido dos corredores de São Januário, Gaúcho receberá a sua primeira oportunidade de treinar o clube com "plenos poderes" em 2013, após breves passagens pelo comando em 1993, 2010, 2011 e 2012. Ele foi jogador do clube entre 1971 e 1979, quando atuou lado a lado com o atual presidente Roberto Dinamite, e treinou os juniores no início da década de 90. A atual passagem começou em 2009. De lá para cá, o veterano comandou a base e teve papéis de auxiliar e interino no time principal.

O técnico Gaúcho, do Vasco, durante treino em Pinheiral

O CARA: DEDÉ
Em um elenco esvaziado de grandes ídolos, o zagueiro Dedé surge como a peça mais importante neste início de ano. Apelidado de "Mito" pela torcida, o camisa 26 esteve cobiçado pelo Corinthians e por outros grandes clubes do Brasil e da Europa, mas, diferentemente de diversos dos seus companheiros, seguirá em São Januário, onde tem contrato até o final de 2015. Ele é inclusive cotado para ser o capitão vascaíno, após a saída dos antigos líderes Fernando Prass, Juninho e Felipe.

Dedé ganhou o apelido de

O ELENCOGoleiros: Alessandro, Michel Alves e Diogo Silva
Laterais: Elsinho, Thiago Feltri e Dieyson
Zagueiros: Dedé, Douglas, Renato Silva e André Ribeiro
Volantes: Sandro Silva, Wendel, Fillipe Soutto, Fellipe Bastos e Abuda
Meias: Bernardo, Carlos Alberto, Pedro Ken, Thiaguinho, Dakson, Marlone, Jhon Cley e Guilherme Costa
Atacantes: Éder Luís, Carlos Tenorio, Leonardo e Romário
O CALENDÁRIO
Carioca: estreia em 19 de janeiro, contra o Boavista, no Raulino de Oliveira; em 2012, foi derrotado pelo Fluminense na final da Taça Guanabara e pelo Botafogo na final da Taça Rio, terminando em quarto lugar; foi campeão vinte e duas vezes.
Copa do Brasil: a partir de abril, calendário ainda não foi definido; foi campeão uma vez, em 2011.
Campeonato Brasileiro: a partir de maio, calendário ainda não foi definido; em 2012, terminou na quinta colocação; foi campeão quatro vezes, em 1974, 1989, 1997 e 2000.
Copa Sul-Americana: estará automaticamente classificado caso seja eliminado da Copa do Brasil antes das oitavas de final; caso contrário, não disputará a Sul-Americana.

FONTE: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...