quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Sem maior estrela, Flamengo entra 2013 em busca de reestruturação



Depois de um triênio marcado por dificuldades dentro e fora de campo, polêmicas e apenas um título estadual, o Flamengo entra em 2013 de cara nova. Na Gávea e no Ninho do Urubu, uma palavra é o tema central de todas as conversas: profissionalismo. Encabeçado pelo presidente Eduardo Bandeira de Mello, o clube elegeu em dezembro uma chapa de executivos dispostos a tirar o Rubro-Negro da situação difícil na qual que se encontra. Carro-chefe, o departamento de futebol foi o primeiro a sofrer com as mudanças implementadas pela nova gestão. Antigo diretor de futebol, Zinho deixou o clube após não concordar com um salário mais enxuto e um rebaixamento hierárquico. Para comandar o setor, Paulo Pelaipe, ex-Grêmio, foi contratado como novo diretor-executivo de futebol.
As decisões de Pelaipe, entretanto, têm sempre de contar com o aval do departamento financeiro. Imerso em dívidas, o clube ainda busca saber o quanto pode investir em 2013. A expectativa é de um ano de reestruturação para, em 2014, alçar voos mais altos. No planejamento da diretoria, reforços serão pontuais para o início de temporada. Até agora, três foram apresentados: o volante Elias, o meia-atacante Gabriel e o lateral-esquerdo João Paulo. Para o Campeonato Brasileiro, já com o contrato com a nova fornecedora de material esportivo, Adidas, em vigor, a promessa é de um grande nome para dar esperanças à torcida rubro-negra e alcançar, ao menos, uma vaga na Copa Libertadores de 2014.

O PONTO-CHAVE: EQUILIBRAR REESTRUTURAÇÃO E LADO FINANCEIRO

Eduardo Bandeira de Mello, em sua posse como presidente do Flamengo

A balança da austeridade financeira já foi posta em prática no Flamengo antes mesmo do início da temporada. O corte na carne foi tão profundo a ponto de Vagner Love, maior estrela da equipe, ser liberado para o CSKA, da Rússia, em troca de um perdão de dívida de seis milhões de euros e, claro, o alívio do salario do artilheiro na folha salarial. A relação custo-benefício de alguns atletas, como o dispensado Bottinelli, também foi analisada e pode atingir nomes renomados do elenco, casos de Liedson e Ibson. O grande desafio da diretoria é cortar os gastos, considerados superlativos na última gestão do clube, e ao mesmo tempo manter um time competitivo, que não decepcione a torcida ou corra o risco de emplacar vexames. Sem dinheiro em caixa, o departamento de futebol recorreu aos investidores do mercado, como o empresário Carlos Leite e o fundo de investimento MFD Sports. Com estas costuras, o clube conseguiu três boas contratações para a temporada: o volante Elias, ex-Sporting, o meia-atacante Gabriel, ex-Bahia, e o lateral-esquerdo João Paulo, que disputou o último Brasileiro pela Ponte Preta. Carlos Eduardo, meia-atacante do Rubin Kazan, da Rússia, é o alvo do momento.

Para ter noção exata do caos financeiro, a diretoria contratou a auditoria independente Ernst & Young. O resultado só será visto em aproximadamente dois meses, mas internamente o grupo que comanda o clube tem ciência da necessidade de um corte mais profundo na folha de cerca de 700 funcionários, considerada inchada. A política de pés no chão atingiu também uma estrela fora do futebol: Cesar Cielo, contratação de luxo da ex-presidente Patricia Amorim, não teve seu contrato, que rendia cerca de R$ 100 mil mensais, renovado, assim como o restante da equipe de natação. Engessado por penhoras, o Flamengo se movimentou para conseguir inverter algumas decisões judiciais e ter parte de verbas congeladas liberada. Desta maneira, conseguiu pagar os salários de novembro, o 13º e as férias do elenco de futebol, além de dois meses atrasados da equipe de basquete. O fôlego para maiores investimentos, porém, deve ficar mesmo para o segundo semestre ou, em uma visão mais pessimista, para 2014. O momento é considerado ideal para arrumar a casa.

O TIME

Dorival Júnior já se mostrou inclinado a repetir o esquema 4-3-3 em 2013, o mesmo utilizado em sua chegada ao clube, durante o último Campeonato Brasileiro. No entanto, sofreu um baque de cara logo no início da temporada, com a saída de Vagner Love, melhor jogador da equipe e referência no ataque. Para a posição, o time conta com Hernane, e os jovens Rafinha e Nixon. Uma contratação será necessária. No gol, Dorival manterá Felipe, com Paulo Victor na sombra.

Melhor jogador da equipe, Vagner Love deixou o clube

A defesa teve o reforço de Alex Silva, antes emprestado ao Cruzeiro, mas deverá iniciar a temporada com Renato Santos e González, a dupla de 2012. Nas laterais, Léo Moura reina absoluto na direita, enquanto Ramon leva pequena vantagem sobre o recém-chegado João Paulo. Entre os volantes reside a grande esperança da torcida para a temporada: Elias. Elogiado por Dorival, o volante já sabe até onde irá jogar. Ao seu lado, Amaral, Cáceres e Airton disputam a contenção, enquanto Renato, Luiz Antônio, Muralha e Ibson surgem como alternativas de companhia. Na criação das jogadas, outra grande preocupação. Cléber Santana é o mais experiente para o setor, que conta ainda com Mattheus, jovem revelado na base. Adryan e o reforço Gabriel são considerados meia-atacantes por Dorival e a tendência é façam as funções de pontas no esquema com três atacantes.

Provável esquema tático montado por Dorival Júnior

O TÉCNICO
Dorival Júnior passou as suas férias sem saber se de fato continuaria como treinador do Flamengo. Mas após conversa com a nova diretoria, o técnico recebeu um voto de confiança e continua a cumprir seu contrato até o fim de 2013. O treinador participou das decisões para esta temporada. Em 2012, sua função era livrar um elenco que não montara do rebaixamento. Conseguiu. Agora, tem a chance de realizar o trabalho à sua maneira. Por isso, já decidiu: irá poupar alguns veteranos do início da temporada e ampliar o período de treinamentos. A ideia é que a base construída agora evite lesões e o maior desgaste físico com o andamento das competições. 

Elias mal chegou e já carrega o status de grande nome do Flamengo em 2013


O CARA

Elias chegou ao Flamengo com o prestígio dos tempos de Corinthians. Sem passagens marcantes por Atlético de Madrid e Sporting, o volante espera apresentar no Rio o futebol que o levou à seleção brasileira. Rápido, com boa saída de bola e eficiente no combate, o jogador acabou por se tornar o protagonista de um elenco que ficou órfão com a saída de Vagner Love. Sem uma estrela, o jogador tornou-se o foco de maior esperanças da torcida rubro-negra neste início de temporada.

O ELENCO

Goleiros: Felipe, Paulo Victor, Caio e Luan
Laterais: Léo Moura, Ramon, João Paulo e João Felipe
Zagueiros: Renato Santos, González, Alex Silva, Frauches e Fernando
Volantes: Amaral, Muralha, Airton, Cáceres, Elias, Luiz Antonio, Ibson, Renato e Rodolfo
Meias: Cléber Santana, Gabriel, Camacho, Thomás, Adryan e Mattheus
Atacantes: Hernane, Nixon, Rafinha e Liedson

O CALENDÁRIO

Carioca: estreia em 19 de janeiro, contra o Quissamã, no Engenhão; em 2012, acabou em terceiro lugar geral, mas não se classificou para a final de nenhum dos turnos.
Copa do Brasil: a partir de abril, calendário ainda não foi definido; foi campeão duas vezes, em 1990 e 2006.
Campeonato Brasileiro: a partir de maio, calendário ainda não foi definido; em 2012, terminou na 11ª colocação; foi campeão seis vezes, em 1980, 1981, 1983, 1987, 1992 e 2009.
Copa Sul-Americana: aguarda definição do calendário.

FONTE: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...