quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Secret Spot: Cacimba do Padre, paraíso do surf no Brasil

Secret Spot: Cacimba do Padre, paraíso do surf no Brasil

A coluna Secret Spot desta semana nos leva até o pico principal do surf no arquipélago de Fernando de Noronha.

A praia da Cacimba do Padre também pode ser chamada de “Hawaii brasileiro”. Famosa por seus tubos cristalinos e azuis é também dona do visual mais famoso da ilha, com a vista exuberante dos dois irmãos, cartão postal de Noronha.

O fotógrafo Bruno Veiga  largou as lentes para aproveitar o swell épico

As temporadas são bem definidas, as melhores ondas rolam de dezembro até abril, quando a Cacimba recebe as ondulações de norte, norte noroeste e norte nordeste que encaixam muito bem no fundo de areia sobre pedras, raso. A potência das ondas se comparam as ondas do Hawaii e podem chegar até os 15 pés (4 a 5 metros) como aconteceu em fevereiro de 2010.

Grandes nomes do surf já passaram pelas ondas da Cacimba, excelente lugar para treinar tubos já que esse é, quase sempre, o único caminho.

Vai uma dica para quem vai surfar na Cacimba: usar bastante protetor solar, óculos e chapéu, já que o calor e o sol são muito fortes, ficar atento às correntes marítimas, já que a variação da maré é muito grande.

Na temporada de ondas as ondulações vão varrendo a areia acumulada durante os meses de calmaria, formando as bancadas onde ondas muito cavadas pode quebrar com perfeição. Quando a temporada é boa é comum algumas pedras aparecerem no inside. Além do canto esquerdo e o pico do coqueirinho, a grande vedete da praia e a onda mais cobiçada é a da Laje da Cacimba. A onda começa mais cheia, sobre a laje no meio da praia, mais lá no fundo. Quando encaixa na maré certa ela marcha até a bancada mais rasa e transforma-se num tubo estilo Pipeline. Não é para iniciantes.

Nesta galeria de fotos você confere algumas imagens dessa que é uma das melhores ondas do Brasil.

Bruno Santos sempre pega os melhores tubos

Como bem disse o Aleko há picos definidos que funcionam conforme o tamanho e direção das ondas e dependem do regime de marés. Pelo tamanho da praia diria que parece até milagre termos aquelas ondas, já que por todo o resto da costa brasileira não há nada parecido. Bom, pensando bem, a ilha realmente não tem nada a ver com a costa brasileira. Nosso mais famoso arquipélago tem apenas sua ilha principal, com seus poucos 26km, habitada. As 21 ilhas e ilhotas que abrigam algumas das mais belas praias brasileiras ficam a 360 km de Natal. Antes de se tornar um paraíso turístico e ecológico, foi sede de uma colônia penal que funcionou entre 1737 e 1942. A inteligência dos governantes da época achou por bem cortar todas as árvores da ilha, para que ninguém construísse uma jangada. Por isso a vegetação nativa não é assim tão nativa.

Se tivessem dado uma prancha para cada um dos prisioneiros [boa parte prisioneiros políticos] garanto que nenhum deles pensaria em fugir. Mas, o que nos importa mesmo são as ondas. O famoso Hang Loose Pro Contest deixou a costa para acontecer em Noronha desde 2000. Chegou ao status de etapa Prime do WQS, mas, infelizmente, foi cancelado este ano. A etapa deixará muita gente, entre gringos e brasileiros, com saudade.

Esse era o palco onde o Brasil mostrava algo mais do que “beachbreaks normais” e, ao contrário do que muita gente gostaria e acredita, é improvável que um dia receba uma etapa do WCT. A última versão válida pela ASP, em 2012, foi vencida por Miguel Pupo.

Veja a galeria de campeões:

2012 - Miguel Pupo

2011 - Alejo Muniz

2010 – CJ Hobgood (EUA)

2009 – Bruno Santos

2008 – Raoni Monteiro

2007 – Aritz Aranburu (Esp)

2006 – Jean da Silva

2005 – Bobby Martinez (EUA)

2004 – Warwick Wright (Afr)

2003 – Neco Padaratz

2002 – Victor Ribas

2001 - Fábio Silva

2000 – Guilherme Herdy.

Sim, as ondas fecham muito em alguns momentos e até temporadas, o que lhe rendeu o apelido de “Fechando de Noronha”, mas isso não é diferente de Pipeline, Backdoor ou Off the Wall. Talvez você quebre muitas pranchas, passe alguns sufocos, mas quando pegar um daqueles tubos, garanto, vai querer voltar sempre. 

A foto clássica do aquario

Aldemir Calunga pegou esta direita gigante no swell de fev de 2010

Ondas gigantes encostam tambem na pequena ilha 

FONTE: ESPN SURF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...