quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Internacional se recicla sob comando de Dunga



"Com a minha chegada o Inter teve uma mudança que já queria há algum tempo. Em termos de reciclar o grupo, mudar e rejuvenescer a equipe. Trazer jogadores novos. Não só em termos de idade, em termos de perfil e ambição.”

O símbolo da transformação do Internacional, Carlos Caetano Bledorn Verri, o Dunga, é quem explica o atual momento do time gaúcho. O novo técnico colorado foi contratado para comandar uma nova fase no Beira-Rio.

Estádio em renovação, elenco em renovação e técnico renovado. Este é o primeiro emprego de Dunga desde o trabalho com a seleção brasileira até a Copa do Mundo de 2010. Campanha que se encerrou nas quartas de final sob uma enxurrada de críticas. Ataques à parte, diversos clubes foram atrás dos serviços do polêmico treinador, que preferiu manter-se recluso.

Apagado em 2012, D'Alessandro é esperança em 2013

O capitão do tetra escolheu voltar ao banco de reservas pelo clube no qual se projetou como volante, em 1983. Remanescentes dos títulos da Copa Libertadores de 2006 e 2009 foram embora depois de muitos anos de clube, e o Inter tentará iniciar um novo ciclo de vitórias.

O PONTO CHAVE: RENOVAÇÃO

O Inter terá que lidar com uma realidade bem diferente daquela do ano passado. O Beira-Rio, velha casa, não será utilizado pelo menos até setembro por contas das obras da reforma para a Copa do Mundo de 2014. O Estádio Centenário, em Caxias do Sul, deve ser o palco mais usado.

No lugar de velhos medalhões, apostas. E o técnico não será mais uma figura carimbada dos últimos anos no Inter, o ex-atacante Fernandão e sim o ‘linha-dura’ Dunga, há tempos distante do clube.

"Para o torcedor entender: a gente tem o chinelo velho e já estamos acostumados, e vem o chinelo novo. Nós não gostamos porque temos que mudar a forma de caminhar. Então, com a nossa chegada, está mudando um pouco, mas sendo claro e objetivo, as coisas se encaminham bem", diz Dunga.

O TIME

O lateral direito Nei, o volante Guiñazu e o atacante Dagoberto deixaram o Inter, além do veterano zagueiro Bolívar, que não vinha sendo titular, mas participou dos dois títulos colorados na Libertadores e era um dos lideres do grupo - foi para o Botafogo.

Nenhuma contratação de peso foi feita para repor as perdas. Bruno Peres, de saída do Santos e Hélder, ex-Juventude e atualmente no Nancy, da França, devem chegar para disputar a vaga que era de Nei, agora no Santos. Por enquanto o zagueiro Jackson é testado na posição.

Guiñazu voltou para o Libertad do Paraguai cinco anos depois e pode ser substituído por Willians, ex-Flamengo e Udinese, principal reforço da temporada. No ataque, sem Dagoberto, que foi para o Cruzeiro depois de um ano sem sucesso no Colorado, a aposta é no quarteto D’Alessandro, Dátolo, Forlán e Leandro Damião.

O meia Fellipe Bastos, do Vasco, é outro atleta perto de acertar, e Vitor Júnior, ex-Botafogo, já está confirmado.



O CARA: LEANDRO DAMIÃO

Leandro Damião será o cara do Inter em 2013? A torcida colorada não tem certeza, mas espera que sim. A dúvida existe porque o atacante pode deixar o time até o final de janeiro e porque seu final de ano não inspirou tanta confiança. Apesar da queda de produção nos últimos meses de 2012, o Tottenham poderia oferecer R$ 50 milhões pelo centroavante da seleção brasileira e levá-lo para a Inglaterra.

O ELENCO:

Goleiros: Muriel; Agenor; Alisson Becker e Lauro
Zagueiros: Índio, Rodrigo Moledo, Juan, Dalton, Jackson e Ronaldo Alves
Laterais: Kléber e Fabrício
Volantes: Bolatti, Elton, Ygor, Josimar e Willians
Meias: D'Alessandro, João Paulo, Dátolo, Fred e Vitor Júnior
Atacantes: Forlán, Leandro Damião, Rafael Moura, Caio e Gilberto

Leandro Damião

O CALENDÁRIO:

Gauchão: a partir deste sábado, contra o Passo Fundo, em Canoas; atual bicampeão
Copa do Brasil: a partir de abril; foi campeão uma vez em 1992 e vice na última participação, em 2009
Brasileiro: a partir de maio; venceu pela última vez em 1979 e foi décimo em 2012
Copa Sul-Americana: a partir de agosto; campeão em 2008 e eliminado nas oitavas de final na última participação, em 2009

FONTE: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...