domingo, 17 de junho de 2012

Caricaturas tomam conta da capa da Fluir


Caricaturas tomam conta da capa da Fluir
A edição de fevereiro da revista Fluir ganhou uma novidade: caricaturas produzidas por Saturnino Rodrigues. O premiado cartunista brasileiro desenhou os top 34 para retratar o início do WT de 2012. Essa é a primeira vez que a caricatura é usada em uma capa da revista.

Em entrevista para a Fluir, Satto conta um pouco mais sobre o trabalho:

Quais foram seus trabalhos mais importantes?
Acho que todos os trabalhos são importantes. Já fiz ilustrações quase sem verba, outras de graça, mas que renderam boas parcerias mais tarde. E muitos desses trabalhos são feitos por prazer. Você vê a pauta, ou o briefing, e diz: quero fazer esse job. Tenho trabalhos premiados que poderia dizer que são os mais importantes, mas para pegar esses jobs bacanas que rendem prêmios, às vezes bem pagos, tive que mostrar a minha capacidade em outros trabalhos que muitos ilustradores não topariam, ou por serem complicados, sem importância, ou por terem pouca verba.

Descreva como funciona seu processo criativo.
Tem os trabalhos que o cliente já fala: quero isso, exatamente com o seu traço. Aí é fácil. No mais, recebo o briefing e não gosto de sugerir nada na primeira reunião. A partir da hora que saio da reunião, começo a criar, mesmo enquanto estou no trânsito, ou executando outras ilustrações.

Qual era seu envolvimento com o surf até começar a colaborar com a FLUIR?
Nenhum. Mas sempre curti o esporte. Quando era criança, adolescente, tinha muita vontade de surfar. Mas era utopia, pois nasci em Minas, bem longe do mar. Inclusive, comprava a revista FLUIR quando ainda morava em Teófilo Otoni, porque achava bacana o design e usava de referência para o meu trabalho (risos).

Como foi o processo para fazer as caricaturas dos surfistas profissionais?
Quando o Alê (Alessandro de Toni, diretor de arte da FLUIR) me pautou por telefone, era pra fazer a ilustra dos caras numa praia. Mas acho que era pra fazer tipo uma foto de uma galera, numa pegada realista. Sugeri que poderíamos fazer um traço caricato, mas com tratamento mais realista. Aí, chegamos nesse resultado.

Como tem sido a repercussão desse trabalho?
Muito boa. Recebi vários e-mails, comentários no Facebook (que não respondi por causa da correria. Perdão a todos) e na agência onde trabalho. Quando chegou a edição impressa todos me parabenizaram.

E além da capa, a revista vem com um poster duplo com as caricaturas e uma direita em Mavericks. Tá esperando o que para adquirir a sua?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...