sábado, 30 de junho de 2012

Federer sofre, mas evita zebra, vence no 5º set e está nas oitavas em Wimbledon


Depois de ver Rafael Nadal eliminado logo na segunda rodada, o mundo do tênis quase testemunhou outra zebra no dia seguinte à eliminação do espanhol. No entanto, Roger Federer reagiu, evitou a surpresa e avançou às oitavas de final em Wimbledon.

O suíço número 3 do mundo precisou de 5 sets para superar o francês Julien Benneteau, cabeça de chave número 29 em Wimbledon, por 3 a 2, parciais de 4-6, 6-7 (3), 6-2, 7-6 (6) e 6-1, na terceira rodada do Grand Slam britânico.

Ao evitar mais uma grande zebra, Roger Federer também impediu um feito histórico no tênis. Nunca antes um Grand Slam que contou com Federer e Nadal na chave principal não teve pelo menos um dos dois nas oitavas de final. Isso esteve muito perto de acontecer nesta sexta-feira.

Nas oitavas de final, Roger Federer irá enfrentar o belga Xavier Malisse. Na sua carreira, o suíço perdeu apenas um jogo em dez oportunidades contra este rival. A única vitória de Malisse aconteceu na Copa Davis, em 1999.

Apesar de Nadal, o vice-líder do ranking, ter caído, o terceiro colocado, Roger Federer pode retornar ao topo do ranking mundial. Para isso, o suíço precisa vencer Wimbledon e torcer para o sérvio não passar da semifinal.

Se ambos confirmarem seus favoritismos no torneio, Djokovic e Federer estão no mesmo caminho e podem se enfrentar na semifinal de Wimbledon em um duelo que não valerá só uma vaga na decisão como também o posto de número 1 do mundo.


Federer teve que virar depois de perder os dois primeiros sets contra Benneteau

O jogo

A partida começou de forma equilibrada e permaneceu assim até o nono game do set, quando Benneteau conseguiu quebrar o saque do suíço e confirmou na sequência para abrir 1 a 0 na partida.

No segundo set, Federer conseguiu quebrar o saque de seu adversário, mas devolveu a vantagem logo na sequência. O suíço chegou a ter três set points quando Benneteau sacava em 5-6. Mas o francês, com um ace, uma winner e um drop shot salvou cada um deles e forçou o tie break. No desempate, o número 3 do mundo cometeu erros importantes e viu seu adversário aplicar bolas vencedoras, perdendo a parcial novamente.

Precisando reverter o déficit, Federer tratou de elevar seu nível e quebrou o saque de Benneteau duas vezes consecutivas e abriu 4-0. O suíço fechou em 6-2 e levou a partida para o quarto set.

No quarto set, o jogo seguiu equilibrado e a decisão novamente foi para o tie break. Desta vez, Federer aproveitou o segundo set point que teve para fechar a parcial e forçar o quinto e decisivo set na partida da quadra central do All-England Club.

Depois de empatar a partida em 2 a 2, Federer quebrou o saque de Benneteau no quarto game do set e não deixou mais a liderança escapar. Conseguindo mais um break na parcial, o suíço fechou em 6-1 e espantou a zebra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...