sexta-feira, 29 de junho de 2012

Nadal sofre pior derrota da carreira em cinco anos e protagoniza queda 'rara' na Era Aberta

Rafael Nadal lamenta durante partida que saiu derrotado de Wimbledon

Sexta-feira, 15 de junho de 2007. Naquele dia, o espanhol Rafael Nadal, número dois do mundo, saiu derrotado da quadra principal do torneio de Queen’s, disputado em Londres e sobre a grama. Em quadra, o francês Nicolas Mahut, então 106º do mundo, o venceu por 2 sets a 0 pelas quartas de final do campeonato preparatório para Wimbledon.

Quinta-feira, 28 de junho de 2012. Em um jogo disputadíssimo e definido apenas na quinta parcial, Rafael Nadal, número dois do mundo, saiu derrotado da quadra Central de Wimbledon, o terceiro Grand Slam do ano, disputado em Londres e sobre a grama. O adversário responsável pelo feito foi o tcheco Lukas Rosol, tenista número 100 do mundo e que disputa pela primeira vez o Major inglês.

Cinco anos se passaram entre as duas piores derrotas recentes na carreira do tenista espanhol, que carregam como coincidências a cidade e a superfície na qual foram disputadas. A diferença entre as duas quedas está no efeito prático que o revés contra Rosol terá no ranking: daqui a duas semanas, Nadal deve aparecer como o terceiro melhor jogador na lista da ATP – posição que ocupou pela última vez em maio deste ano, logo após Roger Federer vencer o Masters de Madri.

Os jogos contra Mahut e Rosol, no entanto, não foram os piores tropeços do espanhol enquanto top 10 do ranking da ATP. O duelo em questão foi disputado em Estocolmo em 2006, quando o atleta ibérico perdeu para o veterano sueco Joachim Johansson, 690º do mundo.

O revés de Nadal em Wimbledon ainda quebrou alguns tabus que envolvem os favoritos do ranking em disputas de Grand Slams. A última vez que o cabeça-de chave número 2 havia caído na segunda rodada de um Slam fora em 2005, quando o norte-americano Andy Roddick perdeu para o argentino Jose Acasuso em Roland Garros.

No Major inglês, tal fato não acontecia desde 2002, quando o russo Marat Safin perdeu para o belga Olivier Rochus. Fora isso, foi apenas a nona vez na Era Aberta (desde 1968, ano do início do profissionalismo no tênis) que um cabeça 2 perdeu na segunda partida de qualquer Slam.

'Sinto muito pelo Nadal, joguei muito hoje', diz Rosol após vitória sobre o espanhol em Wimbledon

Ao deixar a quadra Central do All England Club, o tcheco Lukas Rosol não só conquistou a maior vitória da carreira como avançou para a terceira rodada de Wimbledon na primeira vez que participa do torneio. Logo após o jogo, o atual número 100 do mundo concedeu entrevista e ficou sem palavras diante do feito.

“Não sei o que dizer. Não estou só surpreso... É inacreditável. Muitas emoções, não sei realmente o que dizer. Antes do jogo, eu só queria jogar três bons sets. Significa muito para mim esta vitória. Espero poder jogar mais uma partida assim”, afirmou o tenista.

Lukas Rosol comemora a vitória sobre Rafael Nadal em Wimbledon

Foi a segunda vitória de Rosol, que tem como ranking mais alto da carreira o 65º posto, contra um top 10. Em 2011, ele eliminou o então número 8 da lista da ATP, Jurgen Melzer, na segunda rodada de Roland Garros. Além dos dois triunfos, ele soma quatro derrotas contra os dez mais bem posicionados na listagem dos tenistas profissionais.

O tcheco ainda pediu desculpas ao espanhol por tê-lo derrotado. “Eu sinto pena por ele, eu joguei muito hoje. Sei que Nadal é humano. Ele pode jogar bem algumas partidas e outras ele pode não estar tão bem. Estou muito feliz e parabéns para o Rafa. Ele jogou bem, mas acho que fui melhor. Definitivamente foi a melhor partida que eu já disputei”, concluiu ele, que irá enfrentar o alemão Philipp Kohlschreiber na terceira rodada do Grand Slam inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...