sexta-feira, 8 de junho de 2012

Em grupo sem favoritos, Rússia encanta na estreia, faz 4 e goleia a República Tcheca

No único grupo sem fortes candidatos ao título, a Rússia iniciou de maneira avassaladora a edição 2012 da Eurocopa. A equipe goleou a República Tcheca por 4 a 1, nesta sexta-feira, em Wroclaw, na Polônia, e termina a primeira rodada do Grupo A em uma situação bastante animadora. Com este resultado, a Rússia é a única equipe da chave com três pontos e ainda conseguiu somar um bom saldo de gols. Polônia e Grécia, que fizeram o jogo de abertura e empataram por 1 a 1, estão com um ponto. Zerada, a República Tcheca completa o grupo.

Na próxima rodada, a Grécia enfrentará a República Tcheca, em Wroclaw, às 13h (de Brasília). No mesmo dia, a anfitriã Polônia jogará com a Rússia, às 15h45, em Varsóvia.

O duelo foi marcado por duas seleções que surpreenderam nas edições mais recentes do torneio. Em 2004, a República Tcheca se tornou uma das grandes sensações da Eurocopa ao fazer nove pontos em um grupo que contava com Holanda, Alemanha e Letônia, vencer a Dinamarca nas quartas e cair para a futura campeã Grécia nas semis. Quatro anos mais tarde, a Rússia conseguiu o mesmo desempenho. O destaque ficou por conta da vitória nas quartas diante da Holanda, na prorrogação.

Para a partida, os russos, com boa parte da equipe que se destacou quatro anos atrás, apostaram na base do Zenit que foi campeão nacional. Afinal, sete jogadores que começaram como titulares são da equipe: o goleiro Malafeev, o lateral direito Anyukov, os meio-campistas Shirokov, Denisov e Zyryanov e os atacantes Arshavin (capitão) e Kerzhakov. Já a República Tcheca depositou as esperanças no trio formado pelo goleiro Cech, o meia Rosicky e o atacante Baros, que são as estrelas da equipe e participaram da Euro 2004.

Dominando todo o primeiro tempo, os russos encaminharam a vitória já no primeiro tempo. Apesar da grande influência do Zenit, quem abriu o placar foi o meia-atacante Dzagoev, do CSKA Moscou, ao aproveitar um rebote depois de uma bela jogada individual. Minutos mais tarde, Arshavin deu o passe para Shirokov balançar a rede em uma jogada construída por atletas do time campeão russo.

Na volta do intervalo, os tchecos ensaiaram uma reação e chegaram a diminuir a desvantagem com um gol de Pilar. Buscando empatar o duelo no fim, a equipe se abriu e acabou vendo Dzagoev e Pavlyuchenko marcarem e definiemr a goleada.

O resultado ainda manteve a grande fase da seleção russa, que completa 15 jogos sem perder (oito vitórias e sete empates). No último amistoso antes da Eurocopa, a equipe havia vencido a Itália com autoridade, por 3 a 0, fora de casa.

Rússia estreou de maneira positiva na Eurocopa
Crédito da imagem: Reuters

O jogo

Os tchecos tomaram a iniciativa da partida e esboçaram uma pressão logo nos primeiros minutos do jogo. Aos cinco minutos, Plasil cobrou falta na área e Hubnik cabeceou por cima do gol. A postura da equipe, porém, logo foi controlada pelos russos que passaram a encontrar espaços na defesa adversária e, contando com muita velocidade no setor ofensivo, começaram a levar perigo. Aos 13, Kherzakhov foi acionado por Zhirkov e concluiu à esquerda da meta.

Nesse cenário, os comandados de Dick Advocaat aproveitaram um ataque rápido para abrir o placar um minuto mais tarde. Dzagoev escapou de dois marcadores pelo meio, fez eles se trombaram e abriu na direita para Zyryanov. O meio-campista cruzou na área, Kherzakhov cabeceou no contrapé de Cech, a bola bateu na trave e no rebote Dzagoev fuzilou para o fundo da rede.

Após de abrir o marcador, a Rússia seguia levando perigo ao adversário, que mantinha a postura ofensiva e continuava oferecendo espaços no campo de defesa. Aos 19, Dzagoev recebeu passe de Kherzakhov e, na saída de Cech, conclui para fora. Os tchecos responderam aos 22, quando Rezek aproveitou escanteio cobrado por Plasil e cabeceou para a defesa de Malafeev. No entanto, a Rússia era melhor em campo e ampliou o marcador no minuto seguinte. Arshavin fez bom toque em profundidade e Shirokov tocou por cima do goleiro adversário.

Com a vantagem construída, a Rússia, bem organizada, diminuiu o ritmo e passou a administrar o jogo. Enquanto isso, os comandados de Michal Bilek tentavam assustar a meta defendida por Malafeev, principalmente com Jiracek, mas, sem eficiência, não conseguiu evitar que o confronto fosse para o intervalo com o placar marcando 2 a 0.

Na volta para a etapa final, Michal Bilek fez uma mudança na sua equipe ao colocar Hübschman na vaga de Rezek. A alteração surtiu efeito. Isso porque, logo aos seis minutos, Plasil fez grande passe na área, Pilar driblou Malafeev e tocou para o fundo das redes.

O gol deixou a partida mais agitada e com as duas equipes procurando chances. Porém, uma marcação forte de ambos os lados fez com que as ações ofensivas fossem neutralizadas. Os russos buscaram, como alternativa, alguns chutes de fora da área, mas não obtiveram sucesso.

Com o passar do tempo, os russos voltaram a ter o controle da partida e criaram chances de marcar o terceiro gol. Aos 19, Arshavin fez bom passe e Kherzhakov finalizou para fora. Cinco minutos depois, o atacante voltou a desperdiçar uma chance depois de escapar da marcação de Sivok.

Já com a partida se encaminhando para o fim, os tchecos passaram a jogar de maneira mais ofensiva em busca do empate. Aos 27, Selassie chutou de primeira e quase marcou. Dois minutos depois, Rosicky concluiu para defesa em dois tempos de Malafeev.

Porém, assim como no primeiro tempo, os russos aproveitaram o espaço cedido pelo adversário para ampliar. Aos 33, Dzagoev recebeu boa assistência de Pavlyuchenko e arrematou forte para marcar o seu segundo gol no jogo. Três minutos depois, Pavlyuchenko fez boa jogada individual e chutou para o fundo das redes, transformando a vitória em goleada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...