sexta-feira, 15 de junho de 2012

Jornal americano projeta mais medalhas para o Brasil do que o próprio COB

César Cielo. O nadador é o favorito para defender o título nos 50 metros livres e somar os 100 metros, prova em que é recordista, ao seu currículo. O principal adversário deve ser o australiano James Magnussen, que está a apenas 19 centésimos da marca do brasileiro nos 100 metros.Foto: AP

O Brasil pode ter em Londres-2012 um resultado bem mais positivo do que em Pequim há quatro anos, apesar de o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) prever um resultado bastante semelhante. É essa avaliação do jornal americano USA Today, que fez um levantamento geral para projetar 17 pódios para brazucas na terra da rainha, mais do que os 15 estimados pelos dirigentes olímpicos nacionais.

Para o jornal, o Brasil terá cinco medalhas de bronze, outras cinco de prata e sete ouros – foram só três títulos na China. Os vencedores, de acordo com as previsões, viriam do futebol masculino (quanto otimismo...); do vôlei masculino; da dupla de vôlei de praia Juliana e Larissa; do nadador César Cielo, nos 50 metros livre; da saltadora Fabiana Murer; dos iatistas Robert Scheidt e Bruno Prada, da classe Star; e do pugilista meio-médio Everton Lopes.

Segundo a mesma lista, divulgada nesta semana, o Brasil ficaria na 15ª posição no quadro de medalhas, uma abaixo da obtida há quatro anos. A China voltaria a ficar na primeira colocação, com os Estados Unidos em segundo e a Rússia em terceiro. Os britânicos, donos da casa, ficariam em quarto lugar. As projeções foram baseadas em rankings de cada uma das modalidades em disputa.

A mesma classificação teria um resultado melhor para os brasileiros caso fossem consideradas apenas as medalhas de ouro, como já se tornou tradição. Nesse caso, o Brasil subiria para a 12ª colocação, à frente de potências olímpicas como Canadá, Ucrânia e Holanda. Nessa mesma contagem, os EUA passariam a China como líderes do quadro geral, com 41 ouros contra 34.

O COB espera classificar 250 atletas para os Jogos e que eles disputem mais finais que em 2008, quando brasileiros chegaram a 41 decisões. Para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, a expectativa é de que a delegação fique entre as dez mais vencedoras, o que exigiria a conquista de pelo menos 30 medalhas no total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...