domingo, 22 de setembro de 2013

WS Bahia - Etapa 4 estrelas já tem atletas de dez países confirmados


Depois de sete anos sem receber uma competição internacional, a bela cidade de Itacaré, no litoral sul da Bahia, vai sediar o Surf Eco Festival na Praia da Tiririca, entre os dias 15 e 19 de outubro.

Um total de 86 surfistas de dez países já confirmou participação na última etapa nível 4 estrelas do Circuito Mundial com premiação de 95 mil dólares valendo 1.000 pontos esse ano e que fecha a temporada 2013 do ASP South America Surf Series.

O limite máximo é de até 144 competidores e as inscrições continuam abertas para as vagas na rodada inicial da sexta edição do Festival de Surfe.

O primeiro Surf Eco Festival aconteceu na paradisíaca e protegida Praia do Forte, no município de Mata de São João, no litoral norte baiano. Em 2009, o campeonato mudou para a capital, Salvador, ficando dois anos na Praia da Armação do Jardim de Alah e os outros dois na Praia de Jaguaribe, em frente ao SESC Piatã.

E foi nas ondas de Jaguaribe que Bino Lopes conquistou a única vitória baiana na história desta etapa do ASP World Star em 2011. O atleta é um dos 67 brasileiros que já fizeram suas inscrições antecipadamente na ASP.

Bino Lopes é o décimo cabeça de chave da competição e o número 1 é o paranaense Peterson Crisanto, mais um grande valor da nova geração brasileira que vem se destacando esse ano nas etapas que marcam pontos no ASP World Ranking, o ranking mundial unificado da ASP que classifica dez surfistas para a elite dos top-34 do WCT.

Ele venceu uma prova do ASP World 6-Star em El Salvador e foi semifinalista no ASP 5-Star da França, ocupando no momento a 41.a posição na classificação geral das 29 etapas já computadas no ranking unificado.

Outros destaques entre os brasileiros são o cabeça de chave número 2, Krystian Kymerson, capixaba que venceu a última edição do Surf Eco Festival em Salvador no ano passado, o baiano Marco Fernandez (número 3), o catarinense Jean da Silva (4) que é o atual campeão sul-americano da ASP South America, além do paulista Hizunomê Bettero (5) e os cearenses Messias Felix (6) e Heitor Alves (7), entre outros. Messias foi bicampeão brasileiro em 2012 e Heitor fez parte da elite do WCT até o ano passado.

Estrangeiros

Entre os dezenove estrangeiros confirmados no Surf Eco Festival, o maior pelotão é dos Estados Unidos com cinco participantes, Kanoa Igarashi, Taylor Clark, Scott Weinhardt, Alex Kamkoff e Ethan Carlston.

Depois vem a Argentina com quatro surfistas – o cabeça de chave número 9, Santiago Muniz, além de Leandro Usuña, Lucas Santamaria e Marcelo Rodriguez – e a África do Sul com três – Dylan Lightfoot, David Van Zyl e Michael February.

A Venezuela comparece com dois inscritos, Francisco Bellorin e Rafael Pereira, enquanto os outros cinco países terão apenas um surfista se apresentando nas ondas da Praia da Tiririca, em Itacaré.

Será uma boa oportunidade para ver de perto a grande promessa da Indonésia para o Circuito Mundial da ASP, Oney Anwar, cabeça de chave número 11 na Bahia, além do australiano Ryan Bignold, o japonês Hiroto Arai e Noe Mar McGonagle, da Costa Rica, com Marco Giorgi, que mora em Garopaba (SC), defendendo o Uruguai, seu país de nascimento.

FONTE: João Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...