sexta-feira, 8 de junho de 2012

As seleções, os craques e a análise grupo a grupo; leia tudo sobre a Euro


Cinco anos depois serem anunciadas como sede, Polônia e Ucrânia recebem a partir de sexta-feira a primeira Eurocopa realizada no leste europeu desde o fim do bloco comunista. A competição, que reúne 16 equipes do continente.

Além das dúvidas quanto à preparação dos dois países, a expectativa para o torneio envolve desde o favoritismo de seleções como Holanda, Espanha e Alemanha, a situação em que chega Itália devido à crise fora de campo, a renovação da França e as candidatas à surpresa. As questões começarão a ser respondidas a partir desta sexta-feira.


Maior vencedora da competição com três títulos (1972, 1980 e 1996), a Alemanha conta com boa parte da seleção que surpreendeu na Copa do Mundo de 2010 para conseguir o quarto título e disparar ainda mais como grande campeão do continente.

Outra seleção que chega à competição como uma das mais cotadas a levantar o troféu é a Espanha. Atual campeã da Euro e do Mundial, a Fúria poderá - além de igualar o número de conquistas da Alemanha - se tornar a primeira equipe a vencer o torneio duas vezes consecutivas. Vindo de um vice-campeonato na Copa de 2010, os holandeses depositam a confiança no setor ofensivo para voltar ao topo da Europa depois de 24 anos.

Estádio de Varsóvia receberá a partida de abertura da Euro
Crédito da imagem: Reuters
Além das três grandes favoritas, a Itália vê um novo escândalo de manipulação de resultados atrapalhar a preparação da equipe nacional. Em 1982 e 2006, os problemas extra-campo não impediram que a Azzurra conquistasse o título mundial, agora, a equipe terá de se inspirar na história para repetir o feito. Já a França, que vive um processo de renovação depois do fiasco de 2010, tentará repetir, na Euro, as atuações que têm feito durante a preparação.

Apesar do favoritismo das grandes seleções, o torneio tem registrado surpresas nas últimas duas edições quando a Grécia foi campeã em 2004 e Rússia e Turquia avançaram até as semifinais em 2008. Das três seleções, apenas os turcos não disputaram esta edição. Além disso, as anfitriãs terão o incentivo da torcida para superarem as expectativas. Os irlandeses, há 14 jogos sem perder, também é uma candidata a zebra.

A expectativa para o torneio não fica apenas em relação ao que ocorrerá dentro de campo. Afinal, a preparação de Polônia e Ucrânia, confirmados como sedes em 2007, gerou muita desconfiança sobre a capacidade de os dois países realizarem com sucesso a competição. Com os estádios prontos, a questão a ser provada durante o próximo mês ficará por conta da infraestrutura das cidades.

O grupo A é o que abre a Eurocopa 2012 na sexta-feira, 8 de junho, com os dois jogos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...