sexta-feira, 8 de junho de 2012

Rinite Alérgica: O que é, Causas e tratamentos




Hoje em dia muitas pessoas sofrem com a rinite alérgica, um problema que atinge principalmente os moradores das grandes cidades que são conhecidas por ter uma poluição maior no ar do que nas cidades menores. Para começar um tratamento adequado é importante primeiramente saber o que é a rinite alérgica e quais as causas para esse problema.

O que é Rinite Alérgica?

O nariz é responsável pela limpeza do ar que está sendo inspirado, é por isso que o sistema de defesa do mesmo é muito complexo e eficaz, quando alguma substancia toxica entra em contato com as narinas imediatamente essa substancia começa a ser impedida de entrar nas vias respiratórias, dessa forma acontece a obstrução nasal que vai bloquear a passagem e em seguida começam os espirros e a coriza que vai remover essa substancia para fora do nariz, algo normal que acontece com todo mundo.

Uma pessoa alérgica tem um sistema de defesa um pouco diferente, ao contrário do que muitos pensam a alergia não significa que o organismo não tem uma defesa boa e sim que ele tem uma defesa exagerada, dessa forma qualquer substância, por mais comum que seja, quando entra no nariz recebe todo o ataque de defesa, ou seja, os espirros excessivos, a coriza e o nariz “trancado”. É por isso que algumas pessoas não podem nem entrar em contato com a poeira.


Quais as causas da Rinite Alérgica? 

São muitas as causas da rinite, entre as mais conhecidas estão o pólen das flores, alguns alimentos e é claro, a poeira. A poeira é a maior causadora dos sintomas da rinite, isso porque ela é constituída da descamação da pele humana e de animais, por pelo de cães e gatos, restos de insetos, bactérias, fungos e os ácaros.

Nos travesseiros, colchões, sofás e outros móveis estofados são onde fica o acumulo maior de ácaros, é por isso que nas casas onde moram pessoas com rinite é importantíssimo estar mantendo esses locais limpos.

Qual o tratamento?

A primeira coisa a se fazer no tratamento da rinite é a higiene do ambiente em que o alérgico vive, toda a casa deve estar sempre limpa, mas principalmente o quarto do indivíduo, evite o uso de espanadores e vassouras que espalham a poeira, o ideal é usar um aspirador.

Evite ursinhos de pelúcia que acumulem muita poeira, deixe o quarto sempre aberto e arejado, tome cuidado com os aromas dos produtos de limpeza e evite que animais de estimação fiquem dormindo na cama.

Os medicamentos também são essenciais para a rinite, existem os antialérgicos, descongestionantes, corticosteroides e outros, cada um atua de uma forma e por isso é importantíssimo consultar um médico antes de comprar determinado medicamento, apenas o médico vai saber qual a melhor opção para o seu problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...