segunda-feira, 11 de junho de 2012

Com foco só no Brasileiro, Vasco e Atlético-MG chegam ao topo com início histórico



Ao menos nestas primeiras rodadas do Brasileiro, uma palavra não sai da boca dos treinadores: foco. Com a competição acontecendo em datas intercaladas às da Libertadores e Copa do Brasil, nove das 20 equipes tiveram que dividir as atenções ao menos em uma das rodadas do torneio. Mesmo com histórias diferentes, dois clubes acabaram se dando bem com tudo isso e roubam a cena até aqui: Vasco e Atlético-MG.

O time carioca até abriu o Brasileiro jogando duas competições. Na primeira rodada, poupou os principais jogadores. Mesmo assim, contou com a força de São Januário e se deu bem contra o Grêmio. Logo na sequência, porém, acabou sendo eliminado pelo Corinthians nas quartas de final da Libertadores.

O grande mérito da equipe foi conseguir absolver bem o golpe. Três dias após a eliminação, o Vasco voltou a campo e bateu a Portuguesa fora de casa, com direito a golaço de bicicleta de Alecsandro. A pausa do Brasileiro para a disputa dos amistosos da seleção só deu mais tempo para a equipe esquecer de vez a derrota na Libertadores e, na volta do torneio nacional, vieram mais duas vitórias convincentes: um 4 a 2 contra o Náutico em casa e um 2 a 1 tranquilo sobre o Bahia, em Salvador.

O início de campanha é histórico. Nunca na era dos pontos corridos o Vasco havia conseguido começar tão bem o Campeonato Brasileiro. Se vencer o Palmeiras na próxima rodada, o time cruzmaltino ainda iguala mais dois recordes: empata com o São Paulo do ano passado com o melhor início dos pontos corridos e iguala a campanha de 1988, quando teve o seu melhor começo na história do Brasileirão.

Nos pontos corridos, mais três times (além do São Paulo-2011) começaram com quatro vitórias seguidas. O curioso, porém, é que nenhum deles acabou como campeão. Em 2005, Botafogo e Fluminense tiveram um início perfeito na quarta rodada. No quinto jogo, porém, ambos acabaram derrotados. Quatro anos depois foi a vez do Internacional repetir a marca. Na ocasião, o time gaúcho ainda empatou mais duas partidas antes de perder a primeira, já na sétima rodada.

O exemplo a ser seguido, porém, é outro: o Corinthians de 2011. No ano passado, o alvinegro paulista começou a campanha com nove vitórias e um empate nos dez primeiros jogos. Os 28 pontos conquistados nestas partidas acabaram sendo fundamentais na briga com o próprio Vasco pelo título.

“A gente sabe o quão importante é começar bem o campeonato. O Corinthians no ano passado foi campeão, e o que desequilibrou foi o começo”, disse o goleiro Fernando Prass.

Vasco quer seguir exemplo do Corinthians e arrancar rumo ao título
Vasco quer seguir exemplo do Corinthians e arrancar rumo ao título
Crédito da imagem: Divulgação

Em Minas, a história é diferente. O Atlético-MG começou o Brasileiro já sem precisar se preocupar com outra competição. O time de Cuca caiu nas oitavas de final da Copa do Brasil, ainda durante a fase final dos estaduais. Credenciado pelo título mineiro, a equipe começou o torneio com duas vitórias magras, uma contra a Ponte Preta e outra contra o Corinthians.

A pausa no Brasileirão serviu para encher a torcida ainda mais de expectativa. O clube acertou com Ronaldinho Gaúcho e preparou a festa para a estreia do meia. Uma burocracia, porém, o tirou da partida contra o Bahia, e o Atlético não passou de um empate com o rival. O ânimo voltou neste final de semana. Com o novo astro em campo, vitória sobre o Palmeiras e a vice-liderança garantida.

O início do Atlético-MG também é histórico. Na era dos pontos corridos, o time alvinegro só havia conseguido arrancar tão bem em 2003, quando também fez dez pontos nas quatro primeiras rodadas. No primeiro ano após a mudança de regulamento, a equipe ainda venceu na quinta rodada e só foi perder na rodada seguinte. Aquela campanha, que terminou com um sétimo lugar, é até hoje uma das melhores do Atlético-MG nos pontos corridos – em 2009, foi igualada.

Ronaldinho Gaúcho chegou ao Atlético já mirando o título do Brasileiro
Ronaldinho Gaúcho chegou ao Atlético já mirando o título do Brasileiro
Crédito da imagem: Divulgação

Contraponto – Do outro lado da tabela, aparece o exemplo do que pode acontecer com um time que não está focado na disputa do Brasileiro. Depois da arrancada rumo ao título que teve no ano passado, o Corinthians prioriza a Libertadores e já entrou em campo com o time completamente reserva em duas das quatro partidas até aqui.

O resultado: apenas um ponto ganho e a lanterna da competição. “Todo dia eu penso, nossa como foi grande a campanha do ano passado. Mas agora temos que priorizar o que é mais importante no momento”, disse Tite neste domingo, após a derrota por 2 a 0 para o Grêmio.

Pertinho da zona de rebaixamento está o Santos, outro time que prioriza a disputa da Libertadores. Para piorar a vida da equipe da Vila Belmiro, o técnico Muricy Ramalho ainda perdeu os dois principais jogadores da equipe nas últimas rodadas. Ganso passou por uma cirurgia no joelho, e Neymar serviu à seleção.

O resultado: três empates e uma derrota em quatro jogos. “A gente sabe que era uma fase que íamos ter dificuldades. Você tem de abrir mão de alguma coisa. Estamos fazendo o correto. Fizemos isso no ano passado e deu certo”, disse Muricy Ramalho. Em 2011, o Santos foi campeão da Libertadores e demorou a engrenar no Brasileiro. No fim, a campanha no campeonato nacional foi segura, mas fora da briga pela taça.

Santos e Corinthians fazem justamente o duelo brasileiro na quartas de final da Libertadores. O primeiro jogo acontece nesta quarta-feira, na Vila Belmiro. A volta é no dia 20, no Pacaembu.

Corinthians e Santos saíram atrás neste começo do Brasileiro e agora se enfrentam na Libertadores
Corinthians e Santos saíram atrás neste começo do Brasileiro e agora se enfrentam na Libertadores
Crédito da imagem: Montagem ESPN

Exceção – Olhando para a tabela, uma grande exceção salta aos olhos. Mesmo nas semifinais da Copa do Brasil, o Grêmio conseguiu vencer três dos quatro primeiros jogos no Brasileiro e está na terceira colocação. Até aqui, o técnico Vanderlei Luxemburgo decidiu não poupar titulares em nenhum dos jogos. O comandante, porém, já avisa que não será assim nas próximas partidas.

“Se for necessário eu ter que tirar alguns jogadores para preservar, eu vou fazer. Não estou abdicando do Brasileiro. É preciso. O jogador não é máquina, não é robô. Agora não posso tirar o time de campo no segundo jogo depois de ficar parado. A gente corre riscos, mas quem ganha tem que correr riscos”, disse o comandante.

Os outros semifinalistas da Copa do Brasil não estão tão bem. O melhor deles é o São Paulo. Com duas vitórias e duas derrotas, o time do Morumbi aparece em sétimo, em uma posição intermediária da tabela. Mais para baixo, o Coritiba conseguiu apenas uma vitória e é o 14º. Já o Palmeiras faz ainda mais feio: um ponto e a vice-lanterna.

Grêmio conseguiu balancear bem o time em duas competições e arrancou no Brasileiro
Grêmio conseguiu balancear bem o time em duas competições e arrancou no Brasileiro
Crédito da imagem: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...