quarta-feira, 13 de junho de 2012

Gomez marca duas vezes, Alemanha vence Holanda e fica próxima da classificação

Jogadores da Alemanha comemoram gol na vitória sobre a Holanda 

Sem empolgar na estreia apesar da vitória sobre Portugal, a Alemanha conseguiu uma grande atuação nesta quarta-feira, em Kharkiv, e venceu a Holanda por 2 a 1, em um dos duelos mais esperados da fase de grupos da Eurocopa. Com o resultado válido pela segunda rodada do Grupo B, os tricampeões europeus e mundiais ficaram muito próximos da classificação às quartas de final.

Pela última rodada do Grupo B, a Alemanha enfrentará a Dinamarca, no domingo, às 15h45 (de Brasília), em Lviv, na Ucrânia. No mesmo dia e horário, a Holanda duelará com Portugal, em Kharkiv.

O triunfo deixa os alemães com seis pontos e na liderança da chave. Para garantir a primeira posição da chave basta um empate aos comandados de Joachim Löw. Se perder, os alemães irão torcer contra Portugal na próxima partida, caso contrário, poderá ser eliminada. Já a Holanda, para conseguir uma vaga na próxima fase, terá que vencer Portugal por dois gols de diferença e torcer para um revés da Dinamarca.

O grande destaque da vitória foi Mario Gomez. Criticado pelo técnico do Bayern de Munique B, o ex-jogador Mehmet Scholl, o centroavante viu o nome de Klose ser cogitado como tiular para a partida desta quarta. Porém, o técnico Joachim Löw manteve o jogador, que marcou os dois gols da seleção e assumiu a artilharia do torneio ao lado do russo Dzagoev, com três tentos anotados. Se antes foi criticado na Alemanha, nesta quarta, o atacante deixou o campo aplaudido.

Responsáveis pelos dois melhores ataques nas eliminatórias (Holanda marcou 37 gols e Alemanha 34), as duas seleções proporcionaram um duelo de muita ofensividade e movimentação. Porém, com uma zaga mais consistente, os alemães conseguiam segurar as investidas dos holandeses, que não conseguiram parar a dupla Schweinsteiger e Gomez. O atacante marcou duas vezes na primeira etapa após assistências do meia e encaminhou a vitória já na primeira etapa.

No segundo tempo, os holandeses se mandaram ao campo de ataque e diminuíram com Van Persie. Conforme o duelo se aproximava do fim, a pressão em busca do gol de empate aumentou. Porém, a Alemanha conseguiu administrar a vantagem com segurança e o placar de 2 a 1 seguiu até o apito final.
Alemanha está próxima das quartas de final da Eurocopa
Alemanha está próxima das quartas de final da Eurocopa
Crédito da imagem: Reuters
O jogo
Precisando da vitória, os holandeses iniciaram a partida se lançando ao ataque, mas os alemães, trabalhando a bola com calma, tentavam conter a animação dos comandados de Bert Van Marwijk. Porém, aos seis minutos, a Holanda criou boa chance, quando Van Bommel fez longo lançamento e Van Persie concluiu para a defesa de Neuer.Dois minutos depois, a Alemanha respondeu. Özil chutou na trave e, na sequência, Stekelenburg segurou.

Bastante movimentado, partida seguia com as duas equipes alternando investidas no campo de ataque. Porém, enquanto os alemães mostravam segurança no setor ofensivo, os holandeses ofereciam espaços ao adversário. Nesse cenário, o gol não demorou a sair. Aos 24 minutos, Schweinsteiger recebeu passe de Muller na intermediária, deu toque preciso para Gómez, que dominou com estilo e tocou na saída de Stekelenburg para abrir o marcador.

Após o gol, os tricampeões mundiais souberam neutralizar as investidas dos holandeses, que se tornavam cada vez mais raras. Trabalhando a bola com tranquilidade, a Alemanha quase marcou aos 37 minutos com Badstuber. Após cobrança de falta de Özil, o zagueiro cabeceou na pequena área e o goleiro adversário fez ótima defesa.

Porém, no minuto seguinte o arqueiro não conseguiu evitar o gol. Em nova assistência de Schweinsteiger, Gomez dominou, invadiu a grande área e finalizou no ângulo direito da meta adversária. No último lance do primeiro etapa, os comandos de Joachim Löw quase marcou o terceiro quando Schweinsteiger cobrou falta com desvio e obrigou Stekelenburg a fazer bela defesa de mão trocada.

Na volta do intervalo, com a Holanda em situação complicada tanto na partida quanto na competição, Van Marwijk fez alterações deixando a equipe bastante ofensiva. Entraram Van der Vaart e Huntelaar nos lugares de Van Bommel e Afellay.

Apesar da tentativa de pressão holandesa, a Alemanha seguia segura na defesa e oferecia poucos espaços ao adversário e, de quebra, mantinha a sua força ofensiva. Aos seis minutos, o zagueiro Hummels se mandou para o ataque, fez boa jogada individual, finalizou duas vezes e, em ambas, foi parado por Stekelenburg. A primeira oportunidade dos atuais vice-campeões mundiais viria aos 12, em uma conclusão de Van Persie que exigiu boa defesa de Neuer.

Com o tempo, os holandeses passaram a pressionar o adversário, que se recuou. Aos 16, Sneijder chutou de longe e a bola passou perto da trave esquerda. Nove minutos depois, Sneijder recebeu passe de Robben, arrematou para o gol e Boateng apareceu bem para bloquear. Aos 27, o gol holandês saiu. Van Persie foi acionado por Sneijder, avançou pela intermediária e finalizou no canto esquerdo de Neuer.

Na parte final do confronto, a Holanda tentou aumentar a pressão. Porém, os alemães conseguiram segurar o ímpeto adversário e assegurar o triunfo. Aos 44, a Alemanha ainda quase marcou o terceiro em uma trapalhada de Stekelenburg. O goleiro deixou a bola escapar do seu controle, dividiu com Klose e a bola foi na rede pelo lado de fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...