
Em sua primeira final como treinador de um clube, Dunga estará cercado de um ambiente que lhe é familiar. Muito familiar, na verdade. Foi em Ijuí, que Dunga nasceu, cresceu e deu os primeiros passos no futebol. É em Ijuí que ele comandará o Internacional contra o São Luiz, às 16 horas de domingo, pela final da Taça Piratini, o primeiro turno do Campeonato Gaúcho.
A cidade não poderia ser mais familiar para Dunga, mas a situação é inédita. Campeão do mundo em 1994 e finalista da Copa de 1998, como jogador, Dunga jamais disputou uma decisão como técnico de clubes – pela seleção brasileira ele jogou e venceu a Copa América e a Copa das Confederações.
Mesmo durante a fase de maior cobrança de sua curta carreira como treinador, quando estava na seleção, Dunga ia para Ijuí visitar a família e ficar com o pai, Edelceu, que sofreu por mais de 10 anos com o Mal de Alzheimer. Edelceu morreu em 23 de fevereiro de 2012, aos 72 anos. Ainda hoje, o treinador sempre mantém relações próximas com a cidade.
“Minha família ainda mora lá, não estou tão distante. Sem dúvida é um prazer retornar à minha terra e decidir um título contra o São Luiz. É sempre uma felicidade a mais poder voltar à nossa cidade natal para decidir um título”, disse o treinador.
À parte a questão emocional, Dunga terá pela frente um adversário que tem surpreendido no Campeonato Gaúcho. O São Luiz, de Ijuí, tem a vantagem de jogar em casa na decisão do turno por ter feito uma melhor campanha na primeira fase – marcou 17 pontos, contra 15 do Internacional, com direito a uma goleada por 4 a 0 sobre o Grêmio.
Para frear a surpresa, o treinador tem tomado um cuidado especial para as jogadas de bola parada, um dos pontos fortes do adversário. “Diariamente a gente tem a preocupação de posicionar a questão da bola parada. É um dos pontos fortes do São Luiz, e nós temos que estar preparados também, pois ela pode definir jogos”, afirmou.
FICHA TÉCNICA
SÃO LUIZ X INTERNACIONAL
Local: Estádio 19 de Outubro, em Ijuí (RS)
Data: 10 de março de 2013, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Leandro Vuaden (Fifa)
Assistentes: Altemir Hausmann (Fifa) e Rafael da Silva Alves
SÃO LUIZ: Oliveira; Júnior Barbosa, Thiago Costa, Marcel e Elton Macaé; Rogério, Baiano, Adãozinho e Marcos Paraná; Juba e Eraldo
Técnico: Paulo Porto
INTERNACIONAL: Muriel; Gabriel, Rodrigo Moledo, Juan e Fabrício; Ygor, Josimar, Fred e D’Alessandro; Forlán e Leandro Damião
Técnico: Dunga
FONTE; ESPN
Nenhum comentário:
Postar um comentário