quarta-feira, 20 de março de 2013

Meio Ambiente - Feserj reúne surfistas em mutirão ambiental

A praia do Pontal irá receber o mutirão da Feserj 
no próximo sábado. Foto: Abílio Fernandes.

A Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (Feserj) irá realizar um evento para comemorar a retomada do 'Projeto de Recuperação da Vegetação Nativa das Praias do Rio de Janeiro'.

O evento está marcado para o próximo sábado, dia 23, a partir das 10h, na praia do Pontal, em frente a Rua 5W, no Recreio dos Bandeirantes, zona Oeste carioca.

A iniciativa é do ano 2000 e se deu por um grupo de surfistas moradores do Recreio dos Bandeirantes.

No início de março daquele ano, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através da Coordenadoria de Recuperação Ambiental (CRA), assumiu a recuperação de uma área de vegetação de restinga de aproximadamente 10.000 m2.

O local cuidado em 2000 é este mesmo que irá receber o evento do próximo sábado e fica exatamente entre as ruas 6 e 4W, na praia do Pontal.

O trabalho faz parte de um programa da CRA para recuperação da vegetação de restinga que está em andamento.

Este trabalho se estende de Grumari até Ipanema e consiste na retirada de espécies exóticas, cercamento, plantio de mudas nativas e implantação de placas informativas.

A principal atividade do evento organizado pela Feserj, que conta com o apoio do Centro de Referência em Educação Ambiental de Marapendi, será um plantio destas mudas nativas contando com a participação voluntária de surfistas, moradores e frequentadores do local.

Grandes ícones do surf carioca, como Rico de Souza, Carlos Burle, Daniel Friedman, Gustavo Fernandes, Leandro Bastos, Phil Rajzmann, Marcelo Freitas, estão na lista de convidados.

Além disso, serão montadas tendas para a exposição de imagens e textos do arquivo pessoal do surfista e ambientalista Abílio Fernandes, que abordam as transformações ambientais que vêm ocorrendo nas praias do litoral carioca e em outras praias da costa brasileira nas últimas décadas.

Como estas transformações são fruto do desmatamento da vegetação costeira, a exposição tentará alertar sobre a importância do ecossistema de restingas para a proteção do nosso litoral.

Além das tendas temáticas e do plantio, será oferecido um café da manhã comunitário para confraternização dos participantes logo no início da manhã.


FONTE: Ricosurf 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...