domingo, 17 de março de 2013

Meia grego é banido de seleção por gesto nazista em comemoração de gol

Meia comemora gol com gesto polêmico e acaba banido da seleção grega

Com apenas 20 anos de idade, o meio-campista Giorgos Katidis já pode dar adeus ao sonho de vestir a camisa da seleção de seu país nas principais competições de futebol do mundo. O atleta foi banido e nunca mais poderá representar a Grécia dentro de campo por conta de um gesto polêmico que fez para comemorar um gol de seu time, o AEK Atenas, em um jogo válido pela 26ª rodada do Campeonato Grego. A Federação entendeu que a atitude do jogador fez menção ao Nazimo e, por isso, era passível de uma punição definitiva.

O gesto aconteceu quando Katidis marcou o segundo gol do AEK Atenas na vitória por 2 a 1 sobre o Veria pelo torneio nacional no último sábado. O jogador foi comemorar com a torcida e levantou o braço imitando a saudação típica dos tempos em que Adolph Hitler comandava a Alemanha nazista na década de 1930.

A atitude do meio-campista gerou polêmica e pressionou a Federação Grega de futebol por uma punição ao jogador. E ela não demorou a agir. Neste domingo, um dia após o episódio, a entidade divulgou uma sanção definitiva para o Giorgos Katidis: o camisa 10 da seleção sub-19 do país nunca mais poderá representar seu país dentro de campo.
"A energia do jogador para saudar os espectadores como nazista é brutal e afeta profundamente todas as vítimas das atrocidades nazistas, ferindo o caráter pacífico e profundamente humano do futebol. A Federação condena de forma inequívoca e categoricamente a atitude", dizia a nota.

“A Federação condena de forma inequívoca e categoricamente a atitude. No âmbito dos seus poderes, decidiu pela exclusão de George Katidis da seleção”, comunicou a entidade.

Giorgos Katidis ainda tentou se explicar dizendo que a comemoração foi para homenagear um companheiro de time que está lesionado, Michalis Pavlis, e estava no estádio acompanhando a partida. O meia ainda garantiu que não fazia ideia do significado ‘nazista’ do gesto que fez.

“Não sou racista de jeito algum. Abomino o fascismo. Não faria o gesto se soubesse que significa alguma coisa. Eu sei das consequências e não farei mais isso”, assegurou.

A Federação Grega, porém, não quis dar uma segunda chance ao jogador e, no mesmo comunicado que soltou para lamentar o episódio, aproveitou para anunciar a punição do meia, que já passou pelas categorias de base da Grécia – sub-17, sun-19 e sub-21 -, mas nunca havia sido chamado para a principal.






FONTE: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...