terça-feira, 26 de março de 2013

Projeto de Recuperação da Vegetação de Restinga volta a rolar nas praias do Rio

Gustavo Fernandes, Abílio Fernandes, Rico de Souza e Fedoca. Foto: divulgação.

Surfistas, moradores e frequentadores da Praia do Pontal no Recreio dos Bandeirantes estiveram reunidos na manhã deste sábado para comemorar o retorno do Projeto de Recuperação da Vegetação de Restinga, iniciado em 2000, por iniciativa de um grupo de surfistas moradores do local.

Organizado pela Feserj, com o apoio de Centro de Referência em Educação Ambiental de Marapendi, o evento contou com a presença ilustre de grandes personalidades do surf carioca como os pioneiros Rico de Souza e o fotógrafo Fedoca, os shapers, Jean Noel, Henry Lelot e Ítalo Marcelo “Capacete” e o campeão brasileiro e atual campeão carioca profissional Gustavo Fernandes, além é claro, dos surfistas locais de um dos mais tradicionais picos de londboard do Brasil.

Em clima de muita descontração e a participação de muitas crianças, foi realizado um plantio com espécies nativas de restinga em um dos Canteiros de Proteção Permanente que estão sendo implantados na Praia do Pontal, também conhecida como Macumba.

O trabalho faz parte de um programa da Prefeitura do Rio, através da Coordenadoria de Recuperação Ambiental (CRA) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para recuperação da vegetação das restingas do litoral carioca, já em andamento, que se estende de Grumari até Ipanema e consiste na retirada de espécies exóticas, cercamento, plantio de mudas nativas e implantação de placas informativas.

Confira a GALERIA DE FOTOS!

Além do delicioso café da manhã, regado com muita fruta, oferecido pelo Quiosque Point 5W, os participantes puderam assistir a exposição de imagens sobre as transformações antrópicas que a orla da Praia do Pontal sofreu nos últimos 15 anos, entender a importância da manutenção das restingas, as causas e consequências de sua destruição e conhecer melhor algumas iniciativas para preservação desse importante ecossistema que protege nosso litoral das ressacas, além de abrigar espécies da fauna e da flora nativa.

Segundo o Presidente da Feserj (Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro) Abílio Fernandes, “esse tipo de iniciativa serve de referência para incentivar a parceria entre a sociedade civil e o poder público. São pequenas ações locais que somadas contribuem em muito na busca pela melhoria da qualidade de vida e um meio ambiente mais sadio e equilibrado para todo o planeta – Agir localmente e pensar globalmente – Agenda 21 – Brasil Eco 92”.

Histórico Projeto de Recuperação da Vegetação de Restinga das Praias do Rio de Janeiro

No ano de 2000, um grupo de surfistas, através do “Pontal Eco Classic”, primeiro campeonato de Longbord da Praia do Pontal, realizado pelo Recreio Surf Clube, Associação regional filiada a Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ), deu início a recuperação da vegetação da orla da Praia do Pontal, criando os Canteiros de Proteção Permanente, delimitando o acesso dos banhistas à praia, realizando o replantio da Vegetação Nativa e a implantação de placas indicativo-pedagógicas, em parceria e acompanhamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o apoio do Parque Natural Municipal de Marapendi.

Com atuação de caráter socioambiental, cultural e educativa, buscando preservar e ampliar a qualidade do meio ambiente por meio do plantio de canteiros de vegetação de restinga, integrado a ações de educação ambiental, nas areias da orla das praias da cidade do Rio de Janeiro, como a Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Grumari, Prainha, entre outras.

Acredita-se que a educação ambiental é um fator essencial para atribuir um verdadeiro e novo conceito ao meio ambiente. Para isto, seus esforços são direcionados para sensibilizar, mobilizar a sociedade e torná-la mais consciente da necessidade de interagir de um modo sustentável com a natureza e ao plantar vegetação nativa estamos plantando sementes desta nova postura.

Em 2001, visando unir o trabalho de recuperação das áreas degradadas da orla com uma proposta de educação ambiental, para alunos das escolas municipais da região, foi criado e apresentado em 18 de dezembro de 2001, no Seminário da Agenda 21: “Qualidade de Vida e Sustentabilidade na AP4”, realizado no auditório da Universidade Castelo Branco, na Barra da Tijuca, o Projeto “Alunos Guardiões da Orla”, de autoria do surfista e ambientalista Abílio Fernandes.

Em 2002, o Projeto foi selecionado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através do recém-criado, Centro de Referência em Educação Ambiental de Marapendi, que em parceria com a 7ª. CRE (Centro de Referência em Educação Ambiental) e Sub Prefeitura da Barra da Tijuca, viabilizou a sua realização. O Projeto “Alunos Guardiões da Orla” foi o primeiro projeto realizado no CEA Marapendi.

Até o final de 2005, quando o Projeto foi paralisado, já haviam sido plantados cerca de 20.000 mudas de vegetação de restinga, com a participação de 2.400 alunos da rede municipal, nas areias das praias do Recreio dos Bandeirantes.

Por Assessoria Feserj

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...