domingo, 16 de junho de 2013

Espanha x Uruguai opõe quem corre com a bola e quem corre atrás dela


Um time que corre com a bola contra um que corre atrás dela.

Assim poderia ser resumir o duelo entre Espanha e Uruguai, às 19 horas deste domingo, pelo Grupo B da Copa das Confederações. A seleção europeia, campeã do mundo e da Europa, é conhecida pela posse de bola, pelos poucos erros de passes, pelo domínio do meio-campo. O Uruguai notabiliza-se pela raça, pela luta, pela combatividade.

Dois estilos que têm respaldo numérico. Na Copa de 2010, as duas equipes foram as que mais correram. Mas com uma diferença essencial: a Espanha correu com a bola, e o Uruguai correu atrás dela.

O time campeão do mundo percorreu, ao todo, 767,39 km durante a Copa da África do Sul, sendo 342,8 deles com a posse da bola e 258,4 sem ela. Os uruguaios, por sua vez, percorreram 763,18 km - 266,05 com a bola, e 336,72 tentando recuperá-la.

Oscar Tabarez, técnico da seleção do Uruguai

"Estamos tentando melhorar isso nas categorias de base, entre os jovens, mas não é fácil", disse o técnico uruguaio Oscar Tabarez, ciente de que os uruguaios precisam de mais posse de bola em seu jogo.

O tema também foi abordado por Diego Lugano, capitão da equipe celeste, que vê a diferença no conceito que os dois países têm do futebol. "Quando um garoto começar a jogar futebol na Espanha, o pai quer que ele dê dois toques na bola. No Uruguai, os pais pedem para você dar carrinho, ter amor próprio, jogar pelos companheiros... Isso, quando você fica maior, não dá para mudar", disse o zagueiro, em entrevista coletiva na sexta-feira.

Para o treinador espanhol Vicente del Bosque, transformar o jogo em um duelo de estilos é simplista. "Os jogadores do Uruguai também sabem jogar. Acho que há uma tendência de saber fazer as duas coisas. Quando é preciso, claro que tem que se jogar com rispidez, mas também se pode ter posse de bola. Não se pode dividir o futebol assim", disse.

xavi Hernández, motor do time espanhol, afirma que, durante a Copa das Confederações, o estilo que consagrou a Espanha será o mesmo. "O sistema não varia nada, a filosofia não muda. É um jogo baseado em ter a posse de bola e dominar o jogo. Imagino a gente fazendo isso em vários jogos."

fonte: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...