sexta-feira, 28 de junho de 2013

Duelos entre Brasil e Espanha são raros e 'preciosos'



Entre os campeões mundiais, nenhum é tão estranho para a seleção brasileira como a Espanha, rival na decisão da Copa das Confederações neste domingo, no Maracanã.

Em compensação, quando os dois times estiveram frente à frente, quase sempre o jogo valeu muito. Brasileiros e espanhóis se enfrentaram apenas oito vezes na história, a última delas em 1999, um amistoso sem gols na casa dos europeus.

Desses oito confrontos, cinco foram em jogos de Copa do Mundo. A proporção de 62,5% fica muito acima da registrada na história dos duelos do Brasil com os outros campeões mundiais.

Os italiano também enfrentaram os brasileiros cinco vezes por Copas, mas as duas seleções jogaram outras 11 vezes. A Alemanha foi rival da seleção em Mundiais só uma vez, os uruguaios duas, ingleses, franceses e argentinos quatro.

Na história das Copas, Brasil e Espanha fizeram jogos decisivos e com lances polêmicos. Em 1934, no único confronto eliminatório, os europeus venceram por 3 a 1.

No mesmo Maracanã que vai abrigar a partida de domingo, o Brasil faz 6 a 1 no quadrangular decisivo do primeiro Mundial disputado no país, em 1950.

A primeira grande polêmica aconteceu em 1962, quando o jogo valia pela primeira fase, mas era crucial para a classificação. O juiz não marcou um pênalti a favor da Espanha e também anulou de forma equivocada um gol da "Fúria". E o Brasil acabou vencendo por 2 a 1.

Os espanhóis foram prejudicados novamente no Mundial de México, em 1986, quando o Brasil venceu por 1 a 0 na primeira fase. O árbitro não viu a bola entrar num chute do meia espanhol Michel.

Completa a lista dos confrontos um empate sem graça e sem gols na Copa da Argentina, em 1978, mas que teve um lance bizarro, quando o zagueiro brasileiro Amaral, sozinho em cima da linha do gol, salvou um tento espanhol.

Computando os amistosos, o placar geral do confronto tem quatro vitórias brasileiras, dois empates e duas vitórias espanholas.

FONTE: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...