sábado, 22 de junho de 2013

Fortalecendo cabelos e unhas


Sabe aquela sensação maravilhosa que sentimos ao sair de um salão de beleza? Nos sentimos poderosas, com a autoestima lá em cima, não é mesmo? Cabelos e unhas bem-cuidados podem fazer toda a diferença em qualquer produção. Agora, vamos combinar que, às vezes, exageramos na dose, certo? Abusar da escova, chapinha e progressiva pode ser um desastre para a saúde dos fios. Além disso, os cabelos e as unhas também refletem a nossa saúde, então algumas irregularidades podem deixá-los mais fracos. “São vários os fatores que podem enfraquecer os fios e as unhas. No caso dos cabelos temos os genéticos, hormonais, tratamentos químicos, doenças infecciosas, inflamatórias, metabólicas, alterações de tireoide, medicamentos. No caso das unhas, o principal fator está relacionado ao contato com produtos químicos. Além disso, o desequilíbrio nutricional também pode provocar o enfraquecimento delas”, explica Francisco Le Voci, médico dermatologista do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Cabelos fortes e unhas poderosas

Fique atenta à sua alimentação e fortaleça os fios e unhas também de dentro pra fora. “Adote basicamente uma alimentação equilibrada do ponto de vista nutricional, entre carboidratos, lipídeos e proteínas. Em especial as proteínas são muito importantes para a saúde dos cabelos e unhas”, diz o dermatologista.

“A biotina e demais vitaminas do complexo B, juntamente com aminoácidos, vitaminas C e E, auxiliam o corpo a produzir queratina e outras proteínas importantes para o desenvolvimento de unhas fortes”, complementa a nutricionista Paula Castilho, da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, em São Paulo.

“Para fortalecer os cabelos, faça também atitudes básicas, como higiene adequada, evite excesso de contato com produtos químicos, mantenha uma boa alimentação, utilize produtos de higiene adequados a cada tipo de cabelo e, no caso de perceber alterações importantes, procure o auxílio de um dermatologista”, orienta Francisco.

Para as unhas

Paula indica alimentos ricos em:

Vitamina C – laranja, pimentão amarelo, mamão, morango, goiaba, limão, tangerina; Vitamina E – vegetais de folhas verde-escuras, nozes, sementes e grãos integrais; Biotina – peixes de água salgada como salmão, arenque e sardinha; gema cozida, levedura e grãos integrais;

Vitaminas do Complexo B – ovo, carne, aves, laticínios, gérmen de trigo, grãos integrais;

Zinco – quinoa, amaranto, carnes;

Queratina – peixes, ovo, frango.

Para os cabelos os cabelos

Silício e enxofre – pepino;

Ácidos graxos essenciais – óleo de linhaça;

Zinco – nozes e castanhas;

Magnésio – frutos do mar;

Aminoácidos – feijão, leite, quinoa, carnes e ovos;

Ferro – carne vermelha, feijão, vegetais de folhas verde-escuras;

Potássio – frutas secas e sementes de girassol, e ela indica também o vinagre de maçã.

Para potencializar o tratamento, existe uma gama enorme de cosméticos disponíveis no mercado, inclusive os nutricosméticos. Converse com seu dermatologista. “Os nutricosméticos vêm se desenvolvendo muito. Podem ser utilizados como coadjuvantes no tratamento de fortalecimento dos cabelos e unhas, na medida em que auxiliam no aumento da concentração de substâncias que são importantes para a formação dos mesmos. Cabe ressaltar que devem ser orientados pelo dermatologista”, diz Francisco.


FONTE: GOOGLE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...