domingo, 23 de junho de 2013

Depois de apanhar de Recife, Uruguai jogar para golear Taiti e ir à semi



Se o jogo fosse Uruguai x Recife, a derrota da Celeste seria por goleada. Treinos adiados, cancelados, chuva, grama ruim, trânsito, estrada de barro e até um elevador quebrado foram os obstáculos dos bicampeões mundiais na capital pernambucana durante a Copa das Confederações.

Mas, depois de apanhar da cidade, sede da estreia contra a Espanha, há uma semana, o Uruguai terá a chance de descontar a "surra" que levou em solo pernambucano. Azar do Taiti, adversário deste domingo, às 16 horas, na Arena Pernambuco, pelo grupo B do torneio.


Goleiro Roche deve ser poupado 

Amadores, os taitianos levaram 6 a 1 da Nigéria e 10 a 0 dos espanhóis. Diante do Uruguai, a expectativa é de nova goleada. Para os uruguaios, quanto maior a lavada, maiores as chances de classificação sem a dependência do resultado de Espanha x Nigéria, que duelam em Fortaleza.

O Uruguai soma três pontos no grupo B da Copa das Confederações, mesmo número da Nigéria. Se vencer o Taiti, a Celeste só fica fora da semifinal se a Nigéria ganhar da Espanha, e ainda assim, apenas se ambas ficarem à sua frente no saldo de gols.

Os nigerianos têm saldo quatro, e os espanhóis, 11. O Uruguai não tem saldo, e por isso precisa construí-lo contra o Taiti. Mas o discurso dos sul-americanos é de respeito ao adversário.

"A lógica é que a Espanha vença a Nigéria e nós vençamos o Taiti, mas temos de respeitá-los. Não vamos pensar em goleada e esquecer do resto. O primeiro objetivo é vencer o jogo. Se as coisas não saírem como esperamos, toda a responsabilidade é minha", afirmou o técnico Oscar Tabárez.

O comandante taitiano Eddy Etaeta tem um objetivo bem diferente. "É claro que viemos para cá sabendo que iríamos perder os jogos, mas aprendemos muito. Espero que a gente se porte melhor na defesa, levando poucos gols e marcando pelo menos um", afirmou o técnico.

Odisseia - Os problemas do Uruguai em Recife começaram já no primeiro dia da estada da Celeste na cidade, a quinta-feira da semana passada. Devido às chuvas, o gramado do Arruda, que seria o centro de treinamentos da equipe, ficou sem condições, o que obrigou a transferência do treinamento para o CT do Sport.

Só que as dificuldades de acesso ao local, aliadas ao trânsito da cidade naquele dia, fizeram os uruguaios desistirem a atividade em campo; eles apenas fizeram musculação em uma academia de Boa Viagem.

No dia seguinte, o Uruguai finalmente treinou no CT do Sport, levando quase três horas entre ida e volta, incluindo uma estrada enlameada para alcançar o local. Diego Lugano, zagueiro e capitão da equipe, disse que o time não estava pedindo muito. "A gente só quer um campinho para treinar."

Óscar Tabárez, técnico do Uruguai, evitou falar em goleada

Na véspera do jogo contra a Espanha, cansados, os jogadores optaram por descansar em vez de fazer o treino de reconhecimento da Arena Pernambuco. A partida contra a campeã do mundo, há uma semana, não ajudou a melhorar a relação do time com a cidade: derrota por 2 a 1, com amplo domínio espanhol.
O Uruguai foi para Salvador enfrentar a Nigéria, e os problemas de Recife na Copa das Confederações pareciam ter sido amenizados. Mas foi só a equipe voltar à cidade que a história de má sorte também retornou. No sábado, três jogadores ficaram presos no elevador do hotel por meia hora. O episódio, aliado ao trânsito intenso das festas de São João, atrasou o treinamento do time na Arena Pernambuco.

Histórico - Com 16 gols sofridos e apenas um marcado, o Taiti já tem a pior campanha da história da Copa das Confederações e uma das piores da história de torneios organizados pela Fifa, o que inclui também a Copa do Mundo. Apenas a Coreia do Sul, no Mundial da Suíça, em 1954, fez pior: levou 16 gols em dois jogos, sem marcar nenhum, com média de 8 sofridos.

Curiosamente, a outra seleção que teve média de oito gols sofridos em um torneio da Fifa foi a Bolívia, na Copa do Mundo de 1950, pelas mãos do Uruguai. Em seu único jogo na competição, no estádio Independência, em Belo Horizonte, os bolivianos perderam por 8 a 0. Uma goleada nas mesmas proporções garante os uruguaios na semifinal da Copa das Confederações.

O treinador Eddy Etaeta não parece preocupado com a possibilidade de levar mais uma goleada. Tanto que deve levar a campo um time misto, para, segundo ele, "dar a chance de que todos os jogadores possam participar desta experiência única".

FICHA TÉCNICA
URUGUAI X TAITI


Local: Arena Pernambuco, no Recife (PE)

Data: 23 de junho de 2013, domingo

Horário: 16 horas (de Brasília)

Árbitro: Pedro Proença (Portugal)

Assistentes: Bertino Miranda e José Trigo (ambos de Portugal)


URUGUAI: Muslera; Aguirregaray, Coates, Godín e Cáceres; Eguren, Pérez, Lodeiro e Ramírez; Forlán e Hernández

Técnico: Óscar Tabárez


TAITI: Merial; Ludivion, Vallar e Jonathan Tehau; Lemaire, Bourebare, Caroine e Aitamai; Vahirua, Chong-Hue e Alvin Tehau

Técnico: Eddy Etaeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...