sexta-feira, 7 de junho de 2013

Neymar é início de renovação em time 'velho'; veja como deve ser o Barça do futuro



O Barcelona que se tornou o melhor do mundo sob o comando de Pep Guardiola e sobrou no Campeonato Espanhol com Tito Villanova envelheceu. E, nos próximos anos, ele deixará de existir para dar lugar a um time mais jovem, renovado com revelações das canteras e contratações milionárias. A primeira delas foi Neymar.

Na equipe da temporada 2012/13, a última antes da chegada do brasileiro, cinco titulares estavam na casa dos 30 anos. O brasileiro tem 21.

Com o tempo e a idade, o supertime do Barcelona começou a ter problemas. Houve quem perdesse rendimento, que se machucasse com frequência - caso de Puyol - e até quem sentisse o peso de jogar no time, como o goleiro Victor Valdés, que já anunciou que não renovará o contrato, que termina em julho de 2014.

O Barcelona em que Neymar jogará pelos próximos cinco anos, data de seu primeiro vínculo com o clube, será bem diferente. Na primeira temporada, o brasileiro já não deverá ter David Villa como companheiro. Depois, o goleiro será outro. E a renovação estará apenas começando.

No fim do primeiro contrato, em julho de 2018, Neymar já não teria mais a seu lado jogadores como Daniel Alves, Xavi e Puyol. Iniesta, que na época estará com 34 anos, talvez esteja a caminho do fim da carreira. Messi, em 2018, terá 30 anos. Neymar estará com 26, um a mais do que do argentino tem atualmente.

Caso o brasileiro renove seu vínculo por mais cinco anos, para completar uma década no clube, a renovação seria praticamente completa. Neymar passaria, então, a ser a referência de um time construído em torno de si com revelações da mítica La Masia, a fábrica de talentos do Barcelona.


Neymar, em meio às crianças: ele é o início da renovação do Barcelona

Baseado nas revelações das categorias de base do clube catalão, o ESPN.com.br fez uma projeção de como seria a evolução do time na "Era Neymar", caso o Barcelona mantenha a política de priorizar os atletas formados em La Masia. Todos os jogadores já estão no clube - seja no Barcelona B ou nas divisões de base, e já se destacam com títulos e boas atuações.

O time atual - 2012/13


O Barcelona de 2013: a base de Guardiola, porém envelhecida

O último Barcelona antes de Neymar manteve a base do time que encantou o mundo sob o comando de Pep Guardiola. Mas a equipe envelheceu. Puyol perdeu mais da metade da temporada, Daniel Alves deixou de ser tão regular, Valdés cansou-se da pressão e prometeu sair do time após o fim do contrato. 

O estilo, contudo, foi o mesmo: Xavi e Iniesta no comando do meio-campo, Messi centralizado e dois atacantes abertos - com Pedro, Villa e Alexis se revezando no time titular.


O primeiro Barcelona de Neymar - 2013/14


O primeiro Barcelona de Neymar: brasileiro aberto, e Villa fora

Para a primeira temporada do brasileiro, o time terá poucas mudanças com relação a 2012/13. Caso Valdés continue, a defesa não deve sofrer alterações. No setor ofensivo, Neymar deve jogar aberto pela esquerda, com Messi centralizado.

Na direita, Fabregas e Pedro disputarão um lugar, mas pelas atuações na última temporada, é possível que Cesc fique com a vaga na maior parte dos jogos. Villa deve sair, e Alexis Sanchez perderá espaço.

Um time renovado - 2017/18


O Barcelona 2017/18: renovado, com Messi na armação e um 9

Na temporada de 2017/18, data do fim do primeiro contrato de Neymar, o Barcelona deverá ser bem diferente. Com a tradição de goleiros da base, é possível que Miguel Bañuz - maior destaque da posição nas canteras - fique com a camisa 1 no decorrer dos anos.

Na defesa, a vaga de companheiro de Piqué será disputada por Bartra e Sergi Gómez, com vantagem para o segundo pelo porte físico. Montoya ganharia o lugar de Daniel Alves na lateral-direita, e Fabregas passaria a ser o segundo volante, ocupando o lugar de Xavi. Lionel Messi, já com 30 anos, jogaria mais na armação, ao lado de Sergi Roberto, outro canterano que tem conquistado espaço.

Neymar seria um segundo atacante, e o time finalmente jogaria com uma referência ofensiva, um camisa 9 - um dos cotados para ocupar a posição seria Gerard Deulofeu, outra cria de La Masia.

Uma década de Neymar - 2022/23



2022/23: Neymar criando, meio-campo jovem e japonês no ataque
Caso renove seu contrato e fique dez anos no Barcelona, Neymar deixará o clube em 2023 cercado por companheiros muito diferentes do que encontrou em sua chegada. Miguel Bañuz poderia ser o goleiro da próxima década, com as laterais formadas por Montoya e Alex Grimaldo, jovem que é apontado como o melhor lateral-esquerdo já formado nas canteras catalãs.

Na defesa, um Sergio Busquets experiente poderia ser o capitão do time. A seu lado, um jovem, como o promissor Arnau Comas, que é considerado o melhor jogador nascido em 2000 dentre todos os que jogam nas categorias de base da Espanha.

O meio campo poderia ter um novo Xavi, de sobrenome Quintanilla, que também tem se destacado em La Masia. O camaronês Wilfrid Kaptoum, que chegou ao Barça pelas mãos de Samuel Eto'o, e Sergi Samper, chamado de "o Pirlo da cantera", seriam os outros integrantes de um meio-campo jovem e renovado.

Neymar, com 31 anos, seria o responsável por armar as jogadas depois da saída de Messi, que, aos 35, estaria realizando o sonho de jogar uma Libertadores pelo Newell's Old Boys.

O brasileiro teria como principal função municiar a dupla de ataque, que poderia ser formada por Jean Marie Doungou - camaronês formado no clube e considerado o novo Eto'o - e pelo japonês Takefusa Kubo, conhecido mundialmente como Take, que chegou ao clube aos 11 anos, rotulado como novo Messi, e deve se tornar o primeiro nipônico a vestir a camisa azul e grená.

Os companheiros

As projeções do ESPN.com.br levam em conta apenas jogadores que estão no Barcelona atualmente - alguns deles já participam do time principal, outros estão na equipe B e os demais, nas canteras do time catalão.

Todos os atletas citados nas possíveis escalações futuras são destaques em suas equipes atualmente e têm sido tratados como futuros craques com a camisa azul e grená. Conheça, abaixo, cinco das maiores promessas para o futuro do clube catalão.

1 - Gerard Deulofeu, 19 anos (13/03/1994)

Atacante do Barcelona B, Deulofeu é apontado como possível atacante do clube já nos próximos anos. Ele inclusive já disputou dois jogos no time principal. No dia 15 de maio, renovou o contrato até 2017, com multa rescisória de 35 milhões de euros.




2 - Takefusa Kubo, 12 anos (04/06/2001)

Recrutado pelo Barcelona aos 11 anos após um campeonato na Bélgica, Takefusa Kubo - ou simplesmente Take - é tratado como uma pedra preciosa pelo clube. Ele é a maior aposta entre os jogadores mais jovens e tem números e habilidades que impressionam e lhe renderam o apelido de Messi japonês.




3 - Alex Grimaldo, 17 anos (20/09/1995)

Grimaldo é apontado como o próximo lateral-esquerdo do Barcelona, e também o melhor jogador da posição já formado em La Masia. Aos 15 anos, ele tornou-se o mais jovem atleta a disputar uma partida da Segunda Divisão, pelo Barcelona B. Nos próximos anos, deve ganhar chances na equipe principal.


4 - Sergi Samper, 18 anos (20/01/1995)

O apelido de "Pirlo da cantera" não foi dado à toa: Sergi Samper é considerado o próximo grande volante do Barcelona, o que não é pouca coisa´. Em maio, ele renovou contrato até 2017, depois de negar uma proposta do Arsenal. O empresário de Samper é Pere Guardiola, irmão de Pep.




5 - Jean-Marie Dongou, 18 anos (22/04/1995)

Levado ao Barcelona por Samuel Eto'o, em 2008, Dongou é uma das apostas do Barcelona para o ataque na próxima década. Atacante que consegue aliar força física a rapidez, ele já ganhou espaço no Barcelona B e deve começar a ser aproveitado na equipe principal nas próximas temporadas.




FONTE: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...